Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuitos limitadores - desespero... :(


Skater17

Posts recomendados

Galera,

sei que foge um pouco do assunto aqui do CDH, mas... estou desesperado. O professor nos deixou na mão...

Tem um circuito limitador, com Ve (tensão de entrada), um resistor em série com Ve e um diodo em série com uma fonte de tensão (V1). É um limitador positivo por exemplo... como faço para calcular a Vs (tensão de saída)?

Já procurei no google, mas nenhum traz exemplos de cálculo... :(

Alguém manja?????

Thanks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Skater17, acredito que você não tenha de se preocupar com a Fonte e o Diodo. Eles devem estar simplesmente fornecendo a Tensão de Entrada Ve.

O Diodo é Retificador, para modificar a Corrente Alternada em Corrente Contínua.

O que você terá de calcular é o quanto esse Resistor em série com Ve está diminuindo (dissipando em calor) a Ve. Daí é só subtrair de Ve o resultado, em Volts, e você terá Vs !...

Edit: - Veja neste site se há algo que você possa aproveitar:

Feira de Ciências

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações

Fragoso, cara, acredito que ele deva ter que se preocupar com o diodo pois, nesses circuitos, usa-se um diodo para aproveitar a queda de tensão de 0,6V como grampo.

Não se esqueçam de esse tipo de circuito é usado só para "fins de didáticos". Eu acho extremamente revoltante o ensino de eletrônica nesse Brasil, ou será que no mundo inteiro é assim??? Há uma porrada de circuitos que nunca são usados na prática e sobre os quais nos debruçamos e gastamos o cérebro e o grafite em cálculos estúpidos.

Daí, ao fim dos cursos há os curiosos, que acabam aprendendo coisas realmente importantes e estarão preparados para desempenhar funções realmente técnicas, e os restantes, que apenas fizeram o que os professores pediram e sairão alí prontos para soldar e desencapar fios, trocar transistores queimados etc.

Skater, acho que seu professor não te deixou na mão, apenas lhe passou uma tarefa... desculpe. Mas, cara, siga em frente aí nos seus estudos, vá dando vazão à sua curiosidade e queimando a cabeça com experiências e compreendendo os circuitos que realmente servem para alguma coisa. Vá em frente, cara, boa sorte!

Tranzorb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!