Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arquitetura RAmbus e DDR


Visitante

Posts recomendados

  • Membro VIP

Como diria "Jack, o Estripador", vamos por partes...

DIMM (Dual Inline Memory Module) é o nome do padrão de fabricação de memória RAM que substitui o antigo padrão SIMM (Single Inline Memory Module). As diferenças entre as duas são as seguintes:

SIMM: módulos de 72 pinos, largura de banda de 32 bits

DIMM: módulos de 168 ou 184 pinos, largura de banda de 64 bits

Ainda, a memória DIMM pode ser tanto do antigo padrão SDR (Single Data Rate), que transmite apenas 1 dado por pulso de clock (e nem é mais fabricado, se não me engano, nem tenho certeza), como também pode ser do padrão DDR (Double Data Rate), que transmite dois dados por pulso de clock.

Tanto a SDR como a DDR são do tipo SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory), isto é, trabalham em sincronia com o processador.

Visualmente, dá pra diferenciar as memórias SDR e DDR principalmente pelos recortes no módulo, perto dos pinos: a SDR tem dois recortes, enquanto que a DDR tem apenas um, o que inclusive impossibilita colocar memórias SDR em slots DDR, e vice-versa.

Quanto à memória RAMBUS, foi um padrão de fabricação desenvolvido em 1997 pela empresa com esse mesmo nome (Rambus Inc.) sob encomenda da Intel e serve apenas para processadores Pentium 4, mas é um padrão que acabou não "colando"...

Os módulos RIMM (Rambus Inline Memory Module) podem ter 168 ou 184 pinos para os módulos "Single Channel", ou ainda 242 pinos para os módulos "Dual Channel".

Maiores esclarecimentos sobre módulos RAMBUS, veja o FAQ da própria empresa AQUI.

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá ao caro amigo que abriu o tópico e ao clemento, me adicionem ao messenger, seria interessante trocar idéias com ambos.

Bom. mas resumindo a dúvida, se Clemente me permitir

RDRAM ou RAMBUS(que é uma empresa) tem outro tipo de encapsulamento e de funcionamento, assim como o DDR Double Data Rate, tem também um funcionamento específico, as RDRAM são tem encapsulamento RIMM e as DDR tem enpsulamento DIMM, DIMM que pode ser 32 bits e 64 bits, com 168 a 184 pinos, e lembrando que em Dual Channel, com as memórias trabalhando teoricamente juntas, chegaria a uma largura de dados de 128bits, mas isso teoricamente.Portanto:

RIMM RDRAM, encapsulamento RIMM, 72 pinos, até 32 bits.

DIMM(SDRAM), encapsulamento DIMM, 168 ou 184 pinos, até 64 bits(em Dual Chanel 128 bits).

DIMM DDR(SDRAM II), encapsulamento DIMM, 184 pinos.

Perceba que há duas memórias SDRAM, só a segunda é Double Data Rate ou DDR, é essa a tecnologia mais usual atualmente, e perceba que a primeira é a RIMM RDRAM, veja como tudo se associa, as vezes é difícil de você entender no começo, mas vai se acostumando, fica tranquilo que é o tempo.

Abraços,

Cordialmente, U.a.G_OzzY :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por U.a.G_OzzY@06 de abril de 2005, 00:05

RIMM RDRAM, encapsulamento RIMM, 72 pinos, até 32 bits.

Tem certeza? Que eu saiba, não existe módulo RIMM de 72 pinos, isso era para os antigos SIMM:

FAQ da RAMBUS:

The number of pins on a RIMM module determines the number of RDRAM channels supported per module. Single channel modules come in 168 or 184 pin configurations and both types of modules are interchangeable in most systems. Dual channel modules use the 242 pin configurations, providing 2 independent channels per module. These are configured as RIMM 4200 (1066MHz operation), RIMM 4800 (1200MHz operation), or RIMM 6400 (1600MHz operation).

Módulo RAMBUS de 184 pinos, fabricado pela Kingston

rambus3alrg.jpg

Procurei também em diversas outras fntes, e não encontrei nada que mostrasse que foram fabricados módulos RIMM com menos de 168 pinos.

Se tiver algum link mostrando isso, por favor coloque neste tópico.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!