Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
rogerwaters

O Home Studio ideal

Posts recomendados

Bem, pessoal, acredito que essa pergunta já tenha sido respondida... mas, nos dias de hoje, o que era novo fica velho rapidinho.

Informo a todos, também, que já li todos os tópicos sobre Home Studio desse site, inclusive os links... e isso mesmo foi o que mais me deixou com dúvidas.

Por isso, gostaria de saber de todos qual seria o Home Studio ideal, tanto em termos de "custo X benefício" quanto em termos de "qualidade total", em todas as vertentes possíveis, tanto em hardware:

CPU:

Placa de som:

Microfone:

Mesa:

Fone de ouvido:

Amplificador:

Monitor de áudio:

Equalizador:

Modulador de efeitos (pedaleira, etc.):

E etc...:

Como em software:

Multi-pista:

Mixer ou modulador de batida (bateria real e bateria tecno):

Modulador de teclado:

Gerador de partitura:

Tratamento e edição de som:

E etc...:

Trabalhei com o Cool Edit há alguns anos, passei para o Audition há pouco mais de 1 ano.

Em suma, meus trabalhos estão - na minha opinião - precisando urgentemente de melhoras, por isso decidi investir uma soma considerável na aquisição de um Home Studio decente.

Não pretendo comprar nem teclado, nem bateria: quero GERAR esses sons. E sei que dá.

Agradeço a atenção e aguardo as sugestões.

Um abraço!!! :-BEER

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo essa pergunta com tantos detalhes é extremamente difícil e basicamente é pessoal depende muito do seu orçamento e de fatores que dependem da sua preferência, vou dar a minha resposta visando um orçamento medio considerando que você queira utilizar de maneira profissional e usando aparelhos de qualidade e bom custo-beneficio. Com certeza vão haver muitas pessoas que discordam e algumas que concordam.

CPU: Mac G4 com pelo menos 1GHz.

Placa de som: Digi001. Roda perfeitamente versões mais antigas do pro tools e funciona apenas até o OSX

Panther 10.3.9 (uma geração antes do atual)

Microfone: No minimo um bom condenser(exemplos de custo beneficio: AKG, AudioTechnica, etc) e um dinamico(Shure SM57, Audix, etc). Para gravar uma bateria de verdade com tudo que tem direito você precisaria de pelo menos 2 condensers parecidos, 2 eletretos e uns 5 dinamicos incluindo um com boa resposta de graves para o bumbo. O que não quer dizer q não se possa gravar uma otima com 2 condensers. Menos que isso não da uma imagem stereo o que deixa a desejar na minha opiniao.

Mesa: Pela qualidade, analogica com certeza. Essas digitais tem som limpo e custo beneficio mas não acrescentam as caracteristicas que uma boa mesa analogica daria obrigando a dar uma comprimidinha e/ou uma saturada depois para compensar.

Fone de ouvido: Tem muitas marcas boas mas as minhas preferidas sao AKG e Audio Technica

Amplificador: Depende muito.

Monitor de áudio: O melhor custo beneficio hoje sem duvida alguma é a linha Alesis Active Mk2, já vem amplificada

Equalizador: Da pra ser feliz só com os plugins

Modulador de efeitos (pedaleira, etc.): Absolutamente pessoal, em geral é melhor um bom analogico com poucas funcoes do que um digital com 10000000

E etc...: não esqueca que o tratamento acustico da sala tambem é muito importante, e que o que importa não é o preço ou a marca do equipamento e sim a maneira como tu usa ele !

Como em software:

Multi-pista: Pro Tools

Mixer ou modulador de batida (bateria real e bateria tecno): Tem muitos, gosto do Reason

Modulador de teclado: Reason

Gerador de partitura: Sybelius. Sem duvida

Tratamento e edição de som: Pro Tools

E etc...: Para gravar o cd pronto gosto de gravar no Nero no PC. No Mac, Dragon Burn ou iTunes para casos mais simples

Ah vale lembrar que o ideal é você ter uma plataforma Hibrida (com um Mac e um PC) pois na maioria dos programas você vai obter muito mais processamento pelo dinheiro investido, usando um PC, como no Sybelius e no Reason por exemplo. E é um assunto complicado mas pessoalmente eu acho que tu nunca vai conseguir no PC uma estabilidade suficiente pra usar o Pro Tools com segurança.

E quanto a não comprar um teclado, acho que você vai se arrepender, ele é fundamental pra controlar os moduladores e as partituras, a não ser que tu tenha toda paciencia do mundo!

Compartilhar este post

Link para o post

Abrelito Coragem, obrigado pela resposta, valeu mesmo!

Trabalho meio na "cara e coragem", e essas dicas vão ajudar muito a melhorar meu som.

Um abraço! :-BEER

Obs.: Se alguém tiver alguma outra dica prá dar, por gentileza, não deixe de postar...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

minicurso46aulas-popup.jpg

CLIQUE AQUI E ACESSE AGORA MESMO!