Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Oscilador de onda quadrada


Rodrigo_Lisboa

Posts recomendados

E ai pessoal, eu to montando um relógio binário, para a máteria de projeto de sistemas do curso técnico em eletrônica que eu estou fazendo, o relógio vai marcar as horas e os minutos atraves de leds, os contadores de horas e minutos já estão montados, agora falta montar um oscilador para os clocks dos contadores, um oscilador de onda quadrada de 1 hora e outro de 1 minuto, eu pensei construir esses osciladores com CI 555, mas não sei se ele é muito presciso, ue andei pesquisando aqui no foram é vi as pessoas usando os 60HZ da tomada como oscilador mas eu não quero que ele funcione com a rede eletrica e sim com pilhas, então queria a opinião de alguém será que com o 555 ele vai ficar bom? ou se alguém tiver uma outra ideia fique a vontade para falar.

Muito Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendí muito bem a pergunta.

porque você quer uma base de tempo de 1 hora e 1 minuto, sendo que o objetivo é para relógio ??

a base de tempo para relógios é o segundo !! então, o que você precisa é de um oscilador que te dê um pulso a cada um segundo. depois disso, é só injetar esse "clock" em contadores e obter os diversos tempos que você precisa: segundos, minutos, horas, dias, semanas, etc.

555 é bom, mas os componentes periféricos dele não são.

no seu caso, acho que o melhor seria você usar um cristal de 32KHz (32768Hz), dividir através de um contador de 15 bits (2^15 que é igual à 32768 :palmas: ) e então, obter seu pulso de um segundo. é assim que funcionam os chips dedicados a relógios de tempo real (RTC).

acho que os CIs da série 4020, 4040 e 4060 podem ser usados no seu caso. com cristal, já que você não vai usar a rede. :-BEER

[]'s

RETI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me ocorreu outra ideia aqui, muito mais prática.

compra esses relógios de camelô, esses de ponteiro, de 5 reais, e retira a base de tempo do cara !! pronto !!! taí seu 1Hz. :-BEER :palmas:

[]'s

RETI.

Cara valeu mesmo pela ajuda, mas eu vou ver se eu acho fácil pra comprar esse cristal de 32.768KHz ai eu vou usar dois cis 4040 pois cada conta só 14 bits vou ter que usar so 1 bit do outro contador pra coseguir os 1Hz, Só quero saber mais uma coisa será que o Clock do ci 4040 responde a frequência de 32.768KHz do cristal sem problemas?

Muito Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cristal é fácil de achar.

experimenta também o CI 4536. contador programável de 24 estágios.

CMOS dessa linha funciona. os caras trabalham próximo dos 6MHz.

http://www.st.com/stonline/products/litera...901/hcf4536.pdf

:-BEER

[]'s

RETI.

Cara mais uma pergunta, eu vou usar o ci 4040 mesmo pra fazer o divisor de frequência mas estou com uma duvida quando o contador atingir a contagem máxima ou seja todas as saidas em nivel 1, ele fica travado com todas as saidas em um precisando de um pulso em reset para voltar a contar ou ele reinicia a contagem sozinho sem precisar do pulso no reset?

Muito Obrigado mais uma vez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 4040 só tem 12 estágios. é esse mesmo que você vai usar, ou é o 4020, de 14.

de qualquer forma, um ou outro, basta você ligar o pino de mais alta ordem (Q12 no 4040 e Q14 no 4020), diretamente no pino de reset.

se você for usar qualquer outro tipo de reset, como por exemplo, um reset inicial, quando se liga o circuito, então, coloque um diodo do tipo 1N4148 em série com o bit de alta ordem.

anodo no pino de saída, catodo no reset, beleza ?? :-BEER

[]'s

RETI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o 4040 só tem 12 estágios. é esse mesmo que você vai usar, ou é o 4020, de 14.

de qualquer forma, um ou outro, basta você ligar o pino de mais alta ordem (Q12 no 4040 e Q14 no 4020), diretamente no pino de reset.

se você for usar qualquer outro tipo de reset, como por exemplo, um reset inicial, quando se liga o circuito, então, coloque um diodo do tipo 1N4148 em série com o bit de alta ordem.

anodo no pino de saída, catodo no reset, beleza ?? :-BEER

[]'s

RETI.

Olha só, eu fiz o divisor de frequência usando 2 CIs 4040, da uma olhada pra ver se da certo, como eu não entendi muito aquele negocio do reset inicial usando o diodo 1N4148, eu coloquei 2 push button para serem usados como reset, acho que funciona do mesmo jeito, bom se o divisor de frequência estiver certo e só eu juntar ele com os contadores de segundos, minutos e horas que já estão prontos aqui, fazer a placa e montar o projeto.

post-23723-13884924654388_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa a solução !! :palmas:

dá uma olhada nisso daqui:

reset4040zk5.th.png

C1, R1 e D1 formam um circuito de reset automático, quando o circuito é ligado.

pra dar reset depois que o circuito foi ligado, basta colocar uma chave em paralelo com C1.

se você não precisar desse reset, remova estes componentes e aterre o pino 11 de IC1.

neste caso, remova também D2 e ligue o pino 6 (IC2), direto no pino 11 de IC2.

não precisa nem de reset pra IC1, porque você vai usar os 12 bits do integrado, beleza ?? :-BEER

[]'s

RETI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa a solução !! :palmas:

dá uma olhada nisso daqui:

reset4040zk5.th.png

C1, R1 e D1 formam um circuito de reset automático, quando o circuito é ligado.

pra dar reset depois que o circuito foi ligado, basta colocar uma chave em paralelo com C1.

se você não precisar desse reset, remova estes componentes e aterre o pino 11 de IC1.

neste caso, remova também D2 e ligue o pino 6 (IC2), direto no pino 11 de IC2.

não precisa nem de reset pra IC1, porque você vai usar os 12 bits do integrado, beleza ?? :-BEER

[]'s

RETI.

Beleza o projeto já ta quase pronto, só to com duvida quando a ligação do cristal, eu nunca usei cristal, tampouco aprendi sobre ele no meu curso, dei uma pesquisada aqui no fórum e na internet mas não encontrei muita coisa, liguei ele no clock do 4040 mas acho que não ta certo se der pra você dar uma olhada.

E mais uma vez Muito Obrigado...

post-23723-13884924972803_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala Rodrigo, beleza ??

desculpe a demora em responder.

cara, o circuito está correto, mas, eu creio que não deva funcionar devido à amplificação do sinal.

eu acho que ele não vai ter nível suficiente para acionar o clock do 4040. só testando.

de qualquer forma, retirei esse circuito da coleção Circuitos & Informações do Newton C. Braga da ed. Saber. :bandeira::bandeira:

experimenta aí.

[]'s :-BEER

RETI.

post-67551-13884925098022_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala Rodrigo, beleza ??

desculpe a demora em responder.

cara, o circuito está correto, mas, eu creio que não deva funcionar devido à amplificação do sinal.

eu acho que ele não vai ter nível suficiente para acionar o clock do 4040. só testando.

de qualquer forma, retirei esse circuito da coleção Circuitos & Informações do Newton C. Braga da ed. Saber. :bandeira::bandeira:

experimenta aí.

[]'s :-BEER

RETI.

Cara muito obrigado mesmo pela ajuda, agora eu vou comprar os componentes e vou dar uma testada no protoboard pra depois fazer a placa. beleza

Muito Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, como falei para você eu comprei os componentes e comecei a montar o relógio no protoboard, mas como meu protoboard é pequeno eu so consegui montar o divisor de freqüência juntamente com os leds para contar os segundos, só tenho um problema o oscilador esta funcionando mas não esta oscilando na freqüência correta, eu percebi uma coisa que quanto mais eu aumento a tensão de alimentação do circuito mais alta é a freqüência de oscilação, eu estou alimentando o circuito com 4 pilhas de 1,5V, eu ate aumentei a divisão no contador U3 e conometrei os 60 segundos dos leds com um conometro e descobri que a freqüência estava a 1Hz, mas isso não durou muito, logo a freqüência começou a diminuir, eu acho que é porque a tensão das pilhas diminuiram. Então fica uma pergunta eu tenho que alimentar o cristal com uma tensão exata para ele oscilar aos 32768Hz? eu já li aqui que sé o cristal é de 32768Hz ele so oscila dessa freqüência, mas no meu circuito ele não esta oscilando se você puder me ajudar?

O circuito que eu montei no protoboard esta abaixo. OBS. não montei o reset com portas E para ele contar so ate 60 porque o ci não coube no protoboard.

post-23723-13884925933419_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!