Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jfroes

Informações sobre funcionamento

Posts recomendados

Prezados e prezadas,

Perdoem-me a ousadia em trazer uma questao técnica, de leigo, para especialistas como vocês :D !

Mas preciso entender como um objeto tecnico ( no caso um pendrive, que - penso eu - é um tipo de eprom ) arquiva informações, de modo que podem ser recuperadas, apagadas, modificadas, ou seja, manipuladas pelo usuário.

Explico : desenvolvo um estudo - uma tese de doutorado - sobre uso de objetos tecnicos e a possibilidade de produzir subjetividades ( que todos eles teem). Vejamos:

Todo objeto técnico resulta de um processo de criação , guardando portanto, algo do humano:

" Resultante de um ato de invenção, o objeto técnico traz consigo algo do ser que o produziu, expressando desse ser aquilo que é mais original, anterior à humanidade constituída no homem. “O homem inventa levando a efeito seu próprio suporte natural, esse apeíron que permanece associado a cada ser pré-individual. "

Na troca entre pessoas que usam um dado objeto tecnico ocorre então essa possibilidade : o que existe de pré-individual em cada um - e isso, " seu próprio suporte natural" - é algo referente a cada usuário - é passado, de uma forma que designamos um agenciamento .

A prova disso é que quem usa computadores, por exemplo, pensa diferente de quem não usa ( ou não quer usar, ou não gosta, ou tem medo de..., etc..)

Esse uso , digamos, em linguagem popular: " faz cabeças" diferentes, fato que todos vocês podem confirmar. Ou seja, a subjetividade de quem usa novos objetos tecnicos é diferente da subjetividade de quem usa outros.

O pensar da era da máquina a vapor é distinto do pensar de hoje!

Vejam o que disse um célebre antropólogo, há dez anos atrás, respondendo a uma pergunta sobre o que seria um cientista da área dele, no próximo milênio, tendo em vista as mudanças provocadas pelos computadores e pela Internet :

- "Ouça, serão outros seres humanos. Será uma outra "raça" de homens. É muito difícil para mim julgar como será. Eu não me aproximo de um computador e uso ainda uma máquina de escrever mecânica. Mas virão outros homens que saberão pensar com esses instrumentos, com um pensamento absolutamente distinto do nosso, atual. Seria talvez absurdo fazer-se uma previsão com uma certeza de cálculo, mas certamente isso tudo não apresentará nenhum relação com o que conhecemos no presente."

(Claude Lévi-Strauss, entrevista ao professor Luiz Tarlei de Aragão, no jornal Folha de São Paulo, em 08/09/1996)

Assim sendo, preciso entender - se estiver ao meu alcance, claro - como funciona um pen - drive.

Tomei o pendrive como exemplo por ser uma memória, por ser algo especial em termos de miniaturizaçao, e por ser manipulável pelo usuário, o que não acntece com outros tipó de memórias.

Podem ajudar-me?

Aguardo esperançoso, e desde já agradecido.

Se os amigos quiserem poderei passar outras informaçoes sobre esta bela loucura que é o tema de minha tese.

Abraços,

FiloTech

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caraca a gente num costuma se deparar com esse tipo de pergunta aqui mas vamo la

a memoria q o pendrive usa

é a flash rom que pode ser modificada eletricamente

sobre a eprom

EPROM-Tipo de circuito de memória ROM. A memória ROM é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome "somente leitura". Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado quando a sua alimentação é cortada, ao contrário do que ocorre com as memórias RAM.

A EPROM é vendida "virgem" e o programa é gravado usando um gravador apropriado. É possível apagar a memória para gravar um novo programa nela. Este apagamento é feito expondo o chip a uma luz ultra-violeta por um determinado período de tempo (15 a 45 minutos, dependendo da idade da memória). Esta memória possui uma pequena janela para permitir este processo. Após o processo de apagamento, a memória fica "virgem" novamente.

espero ter ajudado pelo menos um pouco hehehe

falou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, amigo.

...mas, e em termos de bits e bytes, o que ocorre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso infelizmente eu não sei te responder

mas o que ocorre é q você liga ele na usb . os bits sao transmitidos de forma serial

como o nome já diz é um atrás do outro.

bits sao impulsos eletricos que deoendendo da tensão podem ser 0 ou 1

agora como o pendrive se realciona com o windows eu não sei

falou abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!