Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações sobre funcionamento


jfroes

Posts recomendados

Prezados e prezadas,

Perdoem-me a ousadia em trazer uma questao técnica, de leigo, para especialistas como vocês :D !

Mas preciso entender como um objeto tecnico ( no caso um pendrive, que - penso eu - é um tipo de eprom ) arquiva informações, de modo que podem ser recuperadas, apagadas, modificadas, ou seja, manipuladas pelo usuário.

Explico : desenvolvo um estudo - uma tese de doutorado - sobre uso de objetos tecnicos e a possibilidade de produzir subjetividades ( que todos eles teem). Vejamos:

Todo objeto técnico resulta de um processo de criação , guardando portanto, algo do humano:

" Resultante de um ato de invenção, o objeto técnico traz consigo algo do ser que o produziu, expressando desse ser aquilo que é mais original, anterior à humanidade constituída no homem. “O homem inventa levando a efeito seu próprio suporte natural, esse apeíron que permanece associado a cada ser pré-individual. "

Na troca entre pessoas que usam um dado objeto tecnico ocorre então essa possibilidade : o que existe de pré-individual em cada um - e isso, " seu próprio suporte natural" - é algo referente a cada usuário - é passado, de uma forma que designamos um agenciamento .

A prova disso é que quem usa computadores, por exemplo, pensa diferente de quem não usa ( ou não quer usar, ou não gosta, ou tem medo de..., etc..)

Esse uso , digamos, em linguagem popular: " faz cabeças" diferentes, fato que todos vocês podem confirmar. Ou seja, a subjetividade de quem usa novos objetos tecnicos é diferente da subjetividade de quem usa outros.

O pensar da era da máquina a vapor é distinto do pensar de hoje!

Vejam o que disse um célebre antropólogo, há dez anos atrás, respondendo a uma pergunta sobre o que seria um cientista da área dele, no próximo milênio, tendo em vista as mudanças provocadas pelos computadores e pela Internet :

- "Ouça, serão outros seres humanos. Será uma outra "raça" de homens. É muito difícil para mim julgar como será. Eu não me aproximo de um computador e uso ainda uma máquina de escrever mecânica. Mas virão outros homens que saberão pensar com esses instrumentos, com um pensamento absolutamente distinto do nosso, atual. Seria talvez absurdo fazer-se uma previsão com uma certeza de cálculo, mas certamente isso tudo não apresentará nenhum relação com o que conhecemos no presente."

(Claude Lévi-Strauss, entrevista ao professor Luiz Tarlei de Aragão, no jornal Folha de São Paulo, em 08/09/1996)

Assim sendo, preciso entender - se estiver ao meu alcance, claro - como funciona um pen - drive.

Tomei o pendrive como exemplo por ser uma memória, por ser algo especial em termos de miniaturizaçao, e por ser manipulável pelo usuário, o que não acntece com outros tipó de memórias.

Podem ajudar-me?

Aguardo esperançoso, e desde já agradecido.

Se os amigos quiserem poderei passar outras informaçoes sobre esta bela loucura que é o tema de minha tese.

Abraços,

FiloTech

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca a gente num costuma se deparar com esse tipo de pergunta aqui mas vamo la

a memoria q o pendrive usa

é a flash rom que pode ser modificada eletricamente

sobre a eprom

EPROM-Tipo de circuito de memória ROM. A memória ROM é um tipo de circuito integrado contendo um programa em seu interior. Este programa não pode ser modificado durante o seu uso, daí o seu nome "somente leitura". Outra característica é que o seu conteúdo não é apagado quando a sua alimentação é cortada, ao contrário do que ocorre com as memórias RAM.

A EPROM é vendida "virgem" e o programa é gravado usando um gravador apropriado. É possível apagar a memória para gravar um novo programa nela. Este apagamento é feito expondo o chip a uma luz ultra-violeta por um determinado período de tempo (15 a 45 minutos, dependendo da idade da memória). Esta memória possui uma pequena janela para permitir este processo. Após o processo de apagamento, a memória fica "virgem" novamente.

espero ter ajudado pelo menos um pouco hehehe

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso infelizmente eu não sei te responder

mas o que ocorre é q você liga ele na usb . os bits sao transmitidos de forma serial

como o nome já diz é um atrás do outro.

bits sao impulsos eletricos que deoendendo da tensão podem ser 0 ou 1

agora como o pendrive se realciona com o windows eu não sei

falou abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!