Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando após troca da placa de vídeo

Posts recomendados

E aí, pessoal. Estou com um problema no meu computador que começou a ocorrer após a troca da placa de vídeo.

Primeiramente, aí vai a configuração do PC:

Placa mãe: Asus M2V

Chipset: VIA K8T890

Processador: DualCore AMD Athlon 64 X2, 2200 MHz (11 x 200) 4200+

Memória principal: DDR2 1 GB

Placa de vídeo atual: ZOTAC NVIDIA GeForce 8500 GT (PCI Express)

Placa de vídeo antiga: NVIDIA GeForce 6200 (TC) (PCI Express)

Fonte de alimentação: C3 Tech 500W

HD: SAMSUNG HD160JJ (149 GB)

Gravador de DVD: HL-DT-ST DVDRAM GSA-H12N

Sistema Operacional: Windows XP SP3

Temperaturas:

HD: 44ºC

GPU: 57ºC

CPU Núncleo 1: 43ºC

CPU Núncleo 2: 41ºC

Processador: 44ºC

Placa mãe: 46 ºC

O problema é o seguinte. Após trocar a placa de vídeo NVIDIA GeForce 6200, que estava distorcendo várias cores, por uma NVIDIA GeForce 8500 GT, o computador começou a travar em momentos aleatórios. Os travamentos nunca ocorrem durante jogos 3D, mesmo depois de jogar mais de 4 horas um jogo 3d (Half Life 2). Ocorrem mais durante aplicativos do Windows XP.

Quando trava, a tela às vezes dá algumas piscadas e aí se você ficar mexendo o mouse dá um bipe na placa mãe, a imagem fica congelada e para resolver só apertando o botão reset.

Já tentei:

- Limpar os contatos da memória.

- Limpar os contatos da placa de vídeo.

- Formatar e reinstalar o Windows XP.

- Instalar os drivers mais atuais da placa de vídeo.

- Testar com outra fonte.

E o problema persiste.

De cara, desconfiei da placa de vídeo, já que antes da troca tal problema nunca havia ocorrido. Então baixei o ATI Tool (que pelo que ouvi, também funciona com placas da NVIDIA), e quando eu rodo "Scan For Artifacts", depois de algum tempo, dá a tal travada. Mas não sei se isso garante que o problema é na placa de vídeo.

Eu levei no local onde comprei a placa para reportar o problema, deixei o PC lá por algumas horas e o rapaz me disse que era oxidação da memória (e não tinha nada a ver com a placa de vídeo) e que tinha feito uma limpeza e estava tudo OK. O problema continuou.

Eu também já rodei o Memtest86 e no primeiro pass (20 minutos) não detectou nenhum erro, eu devo deixar rodar por mais tempo para detectar um possível erro na memória?

Então, o que eu queria saber identificar qual é o problema.

Agradeço desde já a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.