Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de temperatura com pic16F877A.


Paula_Z

Posts recomendados

boa noite a todos,

preciso fazer um projeto utilizando o pic16F877A. Será o controle da temperatura de um forno a partir de um set point...

O microcontrolador PIC 16F877A será utilizado para realizar a leitura de um termistor e acionar um drive de potência para aquecer, ou um

ventilador(cooler) para resfriar.

porém, estou com duvidas quanto ao esquema eletrico.

como devo fazer as ligaçoes...

por favor, me ajudem...

Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se queres usar um microcontrolador somente para essa finalidade, vou na dos amigos jorge e mulder, então proponho que uses um PIC12F675, ele possui conversor A/D para leitura do termistor.

O esquema elétrico não é nenhum segredo, para leitura do termistor, implemente um circuito com amplificador operacional, de modo que ele aumente a tensão do termistor para um range de 0 a 5V.

para o drive de potência, utilize um pino doPIC ligado a um resistor (tipicamente 4k7R) e de pois a base de um transistor (um bc337), acionando uma bobina de um rele, que por sua vez liga o ventilador, não esqueça do diodo em antiparalelo com a bobina do relé.

duvidas pergunte!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paula:

Um controlador de tempertura pode variar de um simples termostado (algo que liga e desliga um aquecedor), tambem chamado de "on/off" , até circuitos mais elaborados do tipo proporcional, proporcional integral, logica fuzzy e outros. Depende da precisão final que voce deseja e também da velocidade que necessita que a temperatura desejada seja atingida.

Ao se referir ao circuito, você não falou sobre como seriam moficados os parametros de operaçao. Por exemplo, como seria alterada a temperatura de operação?

Supondo que você esteja pensando em realizar a programação via USB, uma solução utilizando a placa PowerboardUSB é mostrada na figura a seguir, Fica realmente simples em termos de hardware. Nao detalhei a parte de potencia pois creio que esta parte voce ja deve ter resolvido.

Se a solução mais simples, o controle "liga/desliga" já atende a sua especificação, então já existe uma solução de software pronta para o pic16F887. É a aula experimentoControleTemperatura, disponivel no site www.solbet.com.br. Esta aula mostra como programar o PIC para atuar em controle de temperatura tendo como sensor um termistor.

post-588884-13884953036164_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu pergunto, por que usar um PIC de 40 pinos, com varios modulos, apenas para um controle on-off?

quando se pode usar um da familia 12F, pequeno tamanho, menor custo e performance equivalente?

abs.

A sugestão não é de um PIC especifico, mas estudar o fonte do codigo em "C" disponivel, para depois migrar para o microcontrolador desejado. Como a linha PIC compartilha muito em comum entre os diversos perifericos, o codigo em "C" que executa em uma linha pode servir de inspiração para o programa em outra linha com um minimo de esforço de migração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Utilizar um microcontrolador com tantos recursos como este, que possui 33 pinos de I/O, apenas para controlar a temperatura de um forno, na minha opinião é um tremendo desperdício.

eu vou utilizar esse, porque eu preciso que tenha conversor A/D interno...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao e por nada mais se usar um divisor de tensão formado por um resistor e o termistor ,pode determinar uma tensão de referencia no comparador ,e quando o termistor atingir a temperatura desejada ,a tensão dele seja maior q a de referencia fazendo a saida do comparador alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Paula ( xará !!!! ) ,

Bom, já que voce vai usar o PIC16F877A, temos recursos de sobra.

Agora, para fazer o esquema elétrico, me diga qual a faixa de temperatura que o seu forno vai trabalhar, e qual o termistor que voce vai usar ok ?

Lembre-se que se a temperatura for alta, voce terá de usar TERMOPAR em vez do termistor, porisso que é importante que voce me diga a faixa de temperatura.

Outra coisa, voce disse que vai usar um cooler para abaixar a temperatura .... me diz qual é a faixa de temperatura que voce quer manter.

Vou explicar melhor :

Por exemplo, voce quer manter a temperatura em 350 graus, podendo oscilar entre 330 e 370 , entendeu ???

Outra coisa, qual a potência do seu forno ??????

Por favor, passe o máximo de informações ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Bom Paula:

você poderia utilizar um 12F qualquer

pois eles tem conversor digital

A/D, e os 12F custam em torno de 5 reais bem mais barato do que este que você quer utilizar mais ai vai de você

:D

quanto ao circuito me de o maior numero de informaçoes possiveis que eu posso postar aqui para você

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.