Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer imagem .iso do meu sistema Fedora 11 ?


Ookami Yoko

Posts recomendados

Galera, eu instalei tudo no meu fedora 11, gostei muito dessa distro e esta versão esta muito boa, gostaria de poder fazer uma .iso, como forma de backup, sendo que eu tenho:

Windows Vista instalado em um Sata 160GB, com partições C: (Sistema) D: (Dados Pessoais) e outro HD IDE com 40GB é neste aonde esta o Fedora.

O grub (dual boot) está no Fedora, eu gostaria de poder fazer uma .iso para caber em um dvd, como uma forma de backup, entende?

Eu sei que o Acronis faz isso, só que ele está pegando todo o HD, ou seja eu faria uma imagem de 40GB, mas eu gostaria que ele salvasse apenas o que está em uso mesmo, não o resto do espaço em branco.

Bem .. agradeço quem puder me ajudar.

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

O Acronis não tá permirtindo copiar só os arquivos porque ele não reconhece os sistemas de arquivos do Linux, logo, realmente é só toda a partição. O partimage poderia te ajudar. Outra maneira é você uma pequena imagem do começo da partição, algo como 1MB somente pra pegar o sistemas de arquivos (1MB só pra garantir, porque claro que é demais) e depois copiar todos os arquivos usando o TAR. Depois era só restaurar essa imagem de 1MB apagar todo o conteudo (que é falso, pois os arquivos não estão lá) e restaurar o arquivo TAR (colocando dai os arquivos). Uma outra maneira é você criar um arquivo cheio de ZEROS na partição do Fedora e fazer um backup da partição mesmo e depois compactar (o Acronis pode copiar e compactar). Arquivos zeros quando compactados dão quase nada em tamanho. Seja qual for o tamanho sempre resulta em algo perto de 32KB (em LZMA), com os os arquivos do Fedora (se não tiver documentos nessa partição, for somente programas), você consegue algo bem pequeno mesmo em relação a partição. Aí é só quebrar (se for o caso) e colocar em DVD. Caso não tenha entendido alguma coisa basta dar um toque eu explico melhor. Isso foi somente uma ideia das possibilidades e o "preço" que você vai pagar para restaura-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Acronis não tá permirtindo copiar só os arquivos porque ele não reconhece os sistemas de arquivos do Linux, logo, realmente é só toda a partição. O partimage poderia te ajudar. Outra maneira é você uma pequena imagem do começo da partição, algo como 1MB somente pra pegar o sistemas de arquivos (1MB só pra garantir, porque claro que é demais) e depois copiar todos os arquivos usando o TAR. Depois era só restaurar essa imagem de 1MB apagar todo o conteudo (que é falso, pois os arquivos não estão lá) e restaurar o arquivo TAR (colocando dai os arquivos). Uma outra maneira é você criar um arquivo cheio de ZEROS na partição do Fedora e fazer um backup da partição mesmo e depois compactar (o Acronis pode copiar e compactar). Arquivos zeros quando compactados dão quase nada em tamanho. Seja qual for o tamanho sempre resulta em algo perto de 32KB (em LZMA), com os os arquivos do Fedora (se não tiver documentos nessa partição, for somente programas), você consegue algo bem pequeno mesmo em relação a partição. Aí é só quebrar (se for o caso) e colocar em DVD. Caso não tenha entendido alguma coisa basta dar um toque eu explico melhor. Isso foi somente uma ideia das possibilidades e o "preço" que você vai pagar para restaura-las.
vixi cara eu não entendi não meu velho.. sou novato no mundo linux meu velho, poderia me explicar mais detalhadamente por favor?

Agradeço a atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O programa Partimage faz exatamente isso que você quer. Procure no repositório do fedora.

O System Rescue CD é um live-cd que contém o Partimage.

Pelo que eu li no site do Partimage ele não funciona ainda com o sistema de arquivos ext4, que é o padrão no fedora 11 e provavelmente o que você está usando. Mas o System Rescue CD contém também o FSArchiver que funciona com ext4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É bem simples criar uma imagem. O comando dd faz esse trabalho para você.

Inicie pelo Live CD do Fedora 11 ( que você deve ter ) e abra o terminal:

dd if=/dev/sdx of=fedora_11.iso

Onde o x é o HD que tu quer realizar a cópia ou partição: /dev/sdxy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...