Ir ao conteúdo

Cálulos para o TEA5500

rapper_lps

Posts recomendados

Postado

Olá! Estou fazendo um trabalho da Facul e gostaria de utilizar este circuito:

ibytesemissorinfra.jpg

O que não consigo entender é o seguinte, os cálculos que me levaram a escolher os valores dos resistores, do capacitor e do transistor utilizado neste circuito. (este circuito não autoria minha).

1 - Alguém poderia me dar uma dica dos cálculos???

2 - Se eu usar 2 baterias CR-2032 (aquela de pc) em serie, fica bom?

3 - Se eu usasse uma bateria de 9V o que mudaria?

4 - Existe algum outro C.I. que faça a mesma codificação que este do circuito mas que tenha menos posições de codificação?

Postado

Caro rapper_lps

Este circuito é um tipico comunicador infra-vermelho.

O 5500, tem por definição gerar um código binário a partir ods jumpers, que no seu caso estão abaixo do C.I. que podem estar em 0, 1 ou Tri-State (aberto). Esse código binário será enviado ao receptor por uma modulação feita no infra vermelho.

Lembre que o receptor deve estar jumpeado da mesma maneira que o emissor!!

A resistencia de 470 ohms é para gerar uma queda de tensão no LED, e a de 47 ohms no LED IR.

Se voce mudar a sua alimentação de 6V para 9V, deverá mudar as resistências conforme o valor da tensão. porém deve tomar cuidado com o C.I. para não queima-lo.

Certifique-se no datasheet do fabricante o range de tensão de alimentação do mesmo.

E sim! Existem diversos outros C.I.'s que fazem a mesma coisa que este faz, uma familia inteira deles, é fabricada pela japonesa HITACHI.

Att, nadasica

Postado
Caro rapper_lps

Este circuito é um tipico comunicador infra-vermelho.

O 5500, tem por definição gerar um código binário a partir ods jumpers, que no seu caso estão abaixo do C.I. que podem estar em 0, 1 ou Tri-State (aberto). Esse código binário será enviado ao receptor por uma modulação feita no infra vermelho.

Lembre que o receptor deve estar jumpeado da mesma maneira que o emissor!!

A resistencia de 470 ohms é para gerar uma queda de tensão no LED, e a de 47 ohms no LED IR.

Se voce mudar a sua alimentação de 6V para 9V, deverá mudar as resistências conforme o valor da tensão. porém deve tomar cuidado com o C.I. para não queima-lo.

Certifique-se no datasheet do fabricante o range de tensão de alimentação do mesmo.

E sim! Existem diversos outros C.I.'s que fazem a mesma coisa que este faz, uma familia inteira deles, é fabricada pela japonesa HITACHI.

Att, nadasica

Olá!

Primeiramente muito obrigado pelas resposta, mas as minhas dúvidas ainda estão persistindo. Sobre o circuito eu seu q é para transmissor IR, mas o que eu ainda não consegui entender é principalmente por quê usar aquele tipo de capacitor em série com o CI.

Por que eu devo colocá-lo lá? Qual a sua função?

Como calculo o CI em relação a fonte, como uma resistência? quais são seus valores, não tem nada no datasheet do TEA 5500, apenas fala sobre sua tensão de trabalho. Corrente eu não encontrei.

Qual foi o tipo de cálculo que o criador do circuito fez para escolher aquele capacitor?

A resistência de 470 OHms eu calculei que é para limitar a corrente em 10mA no Diodo comum, mas a resistência de 47 OHms não consigou entender porquê chegaram naquele valor.

Como o criador do circuito escolheu o transistor utilizado no exemplo?

Qual é o modelo de um CI com menos posições de codificação???

Será que este circuito receptor está certo, os dados quem vem do fototransistor entram no TEA5500 pela porta 16?? não seria pela 15?

ibytesreceptorinfra.jpg

• 5 meses depois...
Postado
Olá!

Primeiramente muito obrigado pelas resposta, mas as minhas dúvidas ainda estão persistindo. Sobre o circuito eu seu q é para transmissor IR, mas o que eu ainda não consegui entender é principalmente por quê usar aquele tipo de capacitor em série com o CI.

Por que eu devo colocá-lo lá? Qual a sua função?

Como calculo o CI em relação a fonte, como uma resistência? quais são seus valores, não tem nada no datasheet do TEA 5500, apenas fala sobre sua tensão de trabalho. Corrente eu não encontrei.

Qual foi o tipo de cálculo que o criador do circuito fez para escolher aquele capacitor?

A resistência de 470 OHms eu calculei que é para limitar a corrente em 10mA no Diodo comum, mas a resistência de 47 OHms não consigou entender porquê chegaram naquele valor.

Como o criador do circuito escolheu o transistor utilizado no exemplo?

Qual é o modelo de um CI com menos posições de codificação???

Será que este circuito receptor está certo, os dados quem vem do fototransistor entram no TEA5500 pela porta 16?? não seria pela 15?

ibytesreceptorinfra.jpg

Alguém pode me ajudar??? Estou ainda sem solução!!!

Poderiam finalizar este tópico, ou até excluí-lo já que não teve solução e C.I. é muito difícil de ser encontrado e quando acha, é muito caro sendo a solução mais adequada usar os PIC's.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...