Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: 3 a 4 filmes em um DVD com Menu, utilizando o Winavi e Tmpgenc


Posts recomendados

Tenho visto bastantes dúvidas sobre conversão aqui no fórum, por isso resolvi fazer este pequeno tutorial para fazer DVDs com menu,a qualidade nem sempre fica tão boa,mas dependendo dos arquivos, é póssivel colocar 3 filmes com boa qualidade ou até ums 4 com uma qualidade um pouco inferior.

Os programas que vou utilizar são:

Winavi 7.7

Tmpgenc DVD Author 1.6

K Lite Mega Codec Pack

DVD Shrink

Nero ou qualquer programa para gravação

Antes de começar quero dizer que esta é a forma que eu utilizo para fazer meus DVDs, e estou bastante satisfeito com o resultado,portanto se não ficar bom para você, tente outro modo,aqui mesmo no Clube do Hardware tem outros tutorias sobre o assunto.

Primeiro instale os programas e o Klite.

Abra o Winavi vá em DVD e selecione todos os arquivos que vocè quer converter.

Vá em Select Output Format escolha DVD, em Four source files deixe em create new DVD e depois Clique em Advanced.

Agora em Constant video Quality escolha Lowest.Em Target Format escolha PAL.e em audio bitrate escolha 128.

Em Aspect ratio escolha o que for de sua preferência,se quiser tela cheia marque 4:3 se quiser Widescreen marque 16:9.

Em Preference deixe em By Quality para 3 filmes,e em By speed para 4.

Agora desmarque Enable Direct AC3 e deixe marcado somente Enable DVD MP2 DVD Audio.

Em DVD chapter marque Set chapetr length e escolha o tempo para os capitulos, eu geralmente coloco 240 (4 minutos)coloque o tempo que preferir.

Agora vá em Encode e em source aspect ratio escolha a mesma opção de antes, se quiser tela cheia 4:3 se quiser Widescreen 16:9.Caso você escolha 4:3 a imagem pode ficar um pouco esticada, para resolver isso marque Adjust the eight e deixe em 98 ou 97.

Feitas as configurações clique em OK para sair de Advance e depois em OK para começar a conversâo.

Feita a conversão, o próximo passo é fazer o menu com o Tmpgenc.

Abra o Tmpgenc vá em create new project,e em Add New File escolha a pasta com o primeiro filme,depois vá em Add new track e em Add new file escolha o segundo filme,vá em Add new track e depois em Add new file para escolher o terceiro filme.

Feito isso, vá em create menu e depois em edit menu.em Layout the main menu escolha um layout,Botões,Thumbrial e Background.clicando em OK vai aparecer a tela com tudo que você escolheu, clique nas letras e escreva o nome dos filmes,e escolha fontes e cores.

Se quiser escolher um quadro para o filme , clique no filme, avance por ele e escolha a cena que mais lhe agradar. se quiser uma imagem para o menu, clique no menu e escolha uma imagem para o fundo.

Feito o menu verifique se a opção First Play action está em Dysplay Main menu.depois vá em Menu Display Setings e verifique se Display Menu Setings está em Only Main menu, feito isso vá em Output e clique em Begin Output.

Vai ser criada uma pasta já pronta para para gravar,se o tamanho do arquivo exceder 4.4 gigas,use o DVD Shrink para comprimir(geralmente só é necessário para 4 filmes )para usar o Shrink sigam este tutorial:

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-shrink-topico/221052

Por último use o Nero ou o programa de sua preferência e grave como DVD Video.

Bom é isso,espero que ajude!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

preciso da sua ajuda!!!

Tenho gravado no meu micro cerca de 24 horas de gravação que foi feito no pinnacle studio 11 no formato mpg e avi,porém quando tento fazer o que precisa no seu tutorial, o winavi já acusa que precisa do windows media player 9 sendo que tenho o 10 e depois diz que o arquivo já existe e se desejo subescrevê-los quando coloco sim aparece uma mensagem pedindo pra puxar um codec pra converter mpg. por favor se não puder ser mesmo feito pelo tutorial me indique outra forma,pois sou totalmente leiga em compressão,editoração de vídeo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Gisele, em que momento o WinAvi pede o Windows Media Player, quando você abre ele,quando você adiciona os arquivos,quando você clica em Advanced ou quando você clica em OK para converter? em que momento pede para sobrescrever o arquivo?você tentou converter os AVIs e MPEGs juntos?tente explicar melhor o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Não sei essa versão do TMPGEnc que você citou mas desde a 3.6 que ele mesmo comprime pra discos de 4.7 sem necessidade de conversão com WinAvi ou Shrinkar depois de autorar.

Aliás a nova versão do TMPGEnc (TMPGEnc Authoring Works) está muito melhor, novas ferramentas de autoração, inclusão de legendas (que já tinha na 3.6) e possibilidade de autorar em Blueray discs.

Ender

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Ender, já utilizei essa versão do Tmpgenc que você citou e realmente tem muitos recursos,mas ainda assim para quem quer fazer DVDs com menus simples, de maneira rápida, e com boa qualidade eu recomendo este pequeno tutorial.antes de fazer os DVDs da forma que faço, eu já havia utilizado vários programas de conversão e de autoração, inclusive programas mais completos, como o que você citou,mas até agora não encontrei nehuma forma melhor e mais rápida de fazer DVDs com menu simples do que esta.geralmente não levo mais do que 1:30 para fazer os DVDs com 3 filmes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!