Várias vezes falamos da importância de, de vez em quando, darmos uma "geral" em nosso micro, removendo programas inúteis, arquivos desnecessários e entradas inválidas do registro. Esse tipo de "faxina" faz com que o micro fique mais rápido e seja liberado mais espaço em disco. Há vários programas comerciais no mercado que fazem esse tipo de faxina no micro.
Acontece que descobrimos um pequeno programa muitíssimo interessante, chamado EasyCleaner, que faz tudo isso, é totalmente grátis (freeware) e está em português. Esse programa pode ser baixado em http://personal.inet.fi/business/toniarts/ecleane.htm.
Atenção: Você deve baixar a versão em inglês do programa. Ao executar o programa de instalação, ele perguntará qual é a linguagem que você pretende usar. Escolha português.
 clique para ampliar Figura 1: Menu principal do EasyCleaner.
Através do EasyCleaner você será capaz de:
- Limpar o Registro: O Registro do Windows é um banco de dados que contém informações sobre o software e o hardware da máquina. Acontece que, com o passar do tempo, várias entradas do Registro acabam ficando inválidas, aumentando desnecessariamente o tamanho do Registro e tornando o micro mais lento. Você pode aumentar o desempenho do micro eliminando entradas inválidas do Registro. Clicando nessa opção do programa, você verá uma lista completa de entradas inválidas (para isso, clique no botão Achar). Você pode selecionar somente as entradas que deseja apagar ou então clicar no botão Selecionar Tudo e apagar todas as entradas inválidas de uma só vez. Se você estiver com medo, clique no botão Salvar a Lista para fazer um backup.
- Apagar Arquivos Duplicados: Como estamos com discos rígidos cada vez maiores e muitas vezes divididos (particionados) em mais de uma unidade, em geral acabamos por ter vários arquivos iguais no disco rígido do micro, armazenados em diretórios diferentes. Com essa opção você será capaz de localizar arquivos duplicados e apagá-los, liberando espaço no disco rígido do micro.
Atenção: Vários usuários estão apagando os arquivos de sistema com essa dica. Antes de apagar os arquivos duplicados, verifique se ele não é um arquivo de sistema, como o Command.com, Io.sys ou Msdos.sys. Se após executar essa função do programa ele passar a não carregar mais o sistema operacional, você deverá dar boot com um disquete de boot do sistema operacional (formatado em outra máquina com Format a:/s) contendo nele o comando Sys.com (copie de uma outra máquina usando o comando Copy c:windowscommandsys.com a:), dar boot por esse disquete e executar o comando Sys c:.
- Apagar Arquivos Desnecessários: Através dessa opção você será capaz de apagar arquivos inúteis do micro, especialmente arquivos temporários e de backup. Com isso, você terá mais espaço disponível em disco.
- Limpar o Menu Iniciar: Acha atalhos inválidos existentes no menu Iniciar, permitindo que você apague esses atalhos inválidos, diminuindo o tamanho do menu Iniciar, agilizando o uso do sistema operacional.
|