Imprimir artigo
Mídias CD-R
08/12/1999 às 0h04min por Alberto Cozer em Tutoriais
92.264 visualizações
Página 1 de 8

Introdução

Todo mundo acha uma grande bobagem todas aquelas informações que acompanham cada CD em suas embalagens, sobre velocidades de gravação, leitura, cor da mídia, garantia e, no fim das contas, acabam comprando os famosos "spindles" de 100 CDs a R$ 1,99 cada no camarada do jornal. Será que a cor da mídia é uma mera característica de cada fabricante?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que não existe "a mídia" que vai servir a você em todos os seus trabalhos. Você não pode olhar para um CD e dizer se ele é bom ou não simplesmente por sua cor ser prata, dourado, verde ou azul. Para cada trabalho, gravador e leitor existe uma mídia mais recomendada. Por mais que as cores da superfície de gravação sejam iguais ou muito parecidas, dois CDs de um mesmo fabricante podem ser completamente diferentes.

Muita tecnologia se esconde por trás das cores das faces de gravação. Vamos detalhar a maneira como eles são feitos e quais são as principais características de cada um, para que você fique bem informado e não confie quando o piratão da esquina disser que o CD dele é melhor porque é "gold".

Em primeiro lugar, ao contrário do que muitos pensam, o material usado na constituição da mídia nada interfere em sua capacidade de armazenamento. Aquele papo de que não existe CD de 680 MB de uma cor ou de outra é pura balela. No CD esta capacidade está ligada basicamente ao tamanho do disco, principalmente da camada de gravação e pode comportar 21 minutos de áudio, ou 184 MB, 63 minutos de áudio, ou 553 MB, 74 minutos de áudio, ou 650 MB ou 80 minutos de áudio e 700 MB. Tudo em número aproximados.

Este último, também conhecido como CD-R80 é um produto especial que foi desenvolvido pela TDK para auxiliar a indústria de software e por sua dificuldade em se encontrar no mercado mundial de uma forma geral acabou se tornando um eficaz impecílio à pirataria em muitos países, inclusive o Brasil, onde são raros e caros esses CDs. Infelizmente não é todo equipamento que é capaz de gravar e/ou ler nesta mídia, uma vez que ela pede calibragem especial na velocidade de leitura e gravação.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
Gravador CD-RW MSI MS-8348
31/10/2002 às 0h42min por Gabriel Torres em Armazenamento
ÚLTIMOS ARTIGOS
451.434 usuários cadastrados
2.208 usuários on-line