Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Juzt-Reboot

       
 38.261 Visualizações    Primeiras Impressões  
 3 comentários

Conheça a placa Juzt-Reboot, que \"volta\" o disco rígido para a configuração do sistema que estava antes de o usuário usar o micro, ideal para cursos, escolas, LAN houses e cyber cafés.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

O Juzt-Reboot é uma placa que permite desfazer alterações feitas em seu PC (recupera arquivos apagados acidentalmente, recupera formatação acidental do disco rígido, elimina ataques de vírus, etc), de maneira similar a programas como o SecondChance, da PowerQuest. O Juzt-Reboot, no entanto, dá de dez a zero nesse tipo de programa, por vários motivos. É importante lembrar que essa placa só consegue desfazer alterações feita após ela ter sido instalada no micro. Isto é, você não conseguirá com o seu uso recuperar um arquivo apagado antes de ela ter sido instalada no micro.

Essa placa é a solução ideal para cursos, escolas, cybercafés e qualquer micro que pode ser usado por muitos usuários. Com essa placa instalada no micro, o usuário pode mexer no micro à vontade, baixar arquivos da Internet, instalar programas, mudar as configurações do sistema e muito mais (inclusive pegar vírus). Quando o micro for reiniciado, o sistema estará igualzinho a como estava antes, simplesmente ignorando tudo o que o usuário fez (inclusive os vírus que ele colocou no micro). É realmente impressionante.

Ela é uma placa de rede PCI comum baseada no chip Realtek RTL8139 e que pode ser usada como uma placa de rede convencional, além de prover as funções de recuperação de dados. O programa de recuperação de dados está gravado em uma memória ROM localizada nessa placa de rede, funcionando como uma ROM de boot, isto é, quando você liga o micro, o programa gravado nessa ROM entra em ação, mostrando um menu que permite você carregar o sistema operacional do disco rígido de duas formas básicas: mantendo as alterações que você fez da última vez em que ligou o micro ou desfazendo todas as alterações feitas.

Há uma grande vantagem desse programa estar gravado em uma memória ROM: não há como ele ser apagado por um vírus, por exemplo! Mesmo que o vírus apague a tabela de partição do disco, o programa de recuperação de dados continua podendo ser rodado, o que não ocorre com soluções similares por software.

A mágica por trás dessa placa está em usar parte do disco rígido como uma área que vai registrando todas as alterações que são feitas, usando essa lista de alterações para justamente desfazê-las no próximo boot. Por default, 500 MB do disco rígido são reservados como essa área de registro, o que é mais do que suficiente para a maioria das aplicações, mas você pode aumentar o tamanho dessa área, caso julgue necessário. Só para você entender melhor, quando um arquivo de 1 GB é apagado, esse arquivo não vai para essa área de registro; nessa área é armazenada a informação de qual arquivo foi apagado (e não o arquivo em si), informação essa que não ocupa tanto espaço assim.

Essa placa ainda tem dois recursos que achamos simplesmente fantásticos. Ela permite fazer a cópia simultânea de quatro discos rígidos, sendo um original e três cópias, através das duas portas IDE do micro. A única limitação é que os discos rígidos têm de ser obrigatoriamente iguais. Esse recurso é uma mão na roda para aqueles que montam PCs e precisam instalar sempre os mesmos programas no disco rígido. O outro recurso sensacional dessa placa é a cópia de discos rígidos via rede. Isso mesmo. Com uma placa dessa instalada em um micro "original" e outra instalada em um micro "cópia", você pode copiar o conteúdo do disco rígido do micro "original" para o do micro "cópia" rapidamente, via rede, usando o programa da memória ROM da placa, aquele que é carregado quando você liga o micro (ou seja, você não precisa carregar o sistema operacional nem nenhum programa extra para efetuar essa cópia). Imagine o tempo que você irá poupar com esse recurso.

Esses são só alguns dos recursos dessa placa, que achamos interessantíssima por resolver o problema dos micros de empresas, cursos, escolas, cybercafés, etc. Para mais informações, visite http://www.juzt.com/ .

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


eu tenho um programa aqui que tem essa mesma função do Juzt-Reboot, uns amigos meus que trabalham num cyber aqui na minha cidade que me passaram.

É o Deep-Freeze, nele você também pode "fazer a festa" com o pc... que depois de reiniciado... o pc volta com as configurações anteriores, sem virus, arquivos de sistema todos nos seus lugares e taus... um programa bem inteligente...

Detalhe... é programa, não é placa. Se alguém conhecer esse programa por favor me avise, eu queria saber se tem muita diferença comparado ao juzt... ok? :D

## Imagem removida pela moderação por estar contra as Regras do Fórum ##

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×