Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mídias CD-R


     123.634 visualizações    Armazenamento    0 comentários
Mídias CD-R

A Qualidade e Utilidade das Mídias (continuação)

Mas, voltando às qualidades dos bons CDs dourados e prateados, em testes informais e não científicos realizados por especialistas norte-americanos, estes CDs provaram ser os melhores para CD Players de automóveis, devido a sua maior densidade de trilha e relação de reflexividade fora das trilhas ser menor. Entre as melhores mídias para esta finalidade estão a Prata da Ricoh e a Gold da Mitsui.

As mídias a base de ouro são as mais tolerantes à variação de temperatura, o que, voltando no que já foi dito, é mais um ponto positivo para seu uso em automóveis. Quando alia-se a isso um bom material plástico do disco, que tenha o mesmo coeficiente de dilatação (apenas em discos de boa qualidade, como os Mitsui), torna-se muito difícil perder-se dados devido à dilatação/contração do CD.

A mídia Gold da Maxell ganhou uma reputação detestável pela Internet e principalmente na Usenet há alguns anos atrás. Em Abril de 1997 a empresa anunciou que havia reformulado suas composições e linha de produção e que seus CDs dali por diante funcionariam muito melhor. Realmente, hoje a Maxell é uma das melhores mídias gold do mercado.

Existem ainda cálculos que determinam o chamado BLER, ou Block Error Rate. Na Internet você pode encontrar uma variedade de BLER de gravadores e mídias em http://www.digido.com/chart.html. Um mídia com uma taxa de erro por bloco muito alta não pode ser usada para "simular CDs de 700 MB", por exemplo, que veremos adiante.

Mídias com um BLER alto podem apresentar distorções no som que são completamente indesejáveis e que muitas vezes passam despercebidos a ouvidos menos treinados. Quanto maior a densidade da superfície de gravação menor o BLER do CD. Cabe lembrar que esse cálculo inclui ainda o gravador utilizado, que pode ser de boa ou má qualidade, tornando uma excelente mídia material imprestável.

Por último, temos a mídia azul que é formada por uma camada de cianino em alta concentração sobre prata. Esse tipo de mídia geralmente é indicada para drives com maior velocidade seja de leitura ou gravação. Por ser basicamente cianino e um metal incolor, é mais fácil identificar quando um CD destes é de boa qualidade ou não, principalmente depois de gravados porque os CDs que "simulam" um azulão através de corantes na camada perdem todos estes corantes na gravação e ficam com as trilhas gravadas muito visíveis e bem mais claras no CD.

As mídias azuis mais baratas quase nunca são confiáveis, porque levam muito alumínio (algumas até 88%) na liga reflexiva e isso reduz a vida útil em muitos anos, apesar de agüentar maiores variações de temperatura.

Os CDs azuis também são indicados para gravação de som, mas não são indicados para o uso em CD Player de automóveis. Por terem uma camada reflexiva composta por prata, sua durabilidade é muito menor e muito mais metal se desprende desse tipo de CD. Os que possuem altas doses de alumínio desprendem ainda mais metal (desprende prata apenas). Esse metal pode se acumular na cabeça de leitura do CD Player o que faz com que ele leia incorretamente o disco e muitas vezes não reconheça que existe um disco lá, recusando-se a ejetá-lo! Se isso ocorre em um CD Player de painel de carro, por exemplo, haverá um imenso trabalho para retirar o disco de lá.

Esses discos também são menos tolerantes à variação de temperatura e normalmente perdem muito de sua vida útil quando expostos a esses fenômenos. Optar por um bom fabricante, que coloque o material plástico do disco com o mesmo coeficiente de dilatação ou um coeficiente muito próximo é sempre bom para manter a integridade dos dados e aumentar a durabilidade do disco.

Mas a mídia azul também tem suas vantagens. Depois da mídia verde é a que está menos suscetível a erros por variações de potência e as suporta muito bem. Se exposto a uma fonte de diferentes freqüências como o sol, por exemplo, é muito menos provável que venha a dar erro do que outras mídias, porque o cianino responde a menos comprimentos de onda do que o fitohalocianino.

São menos sensíveis a pequenos arranhões, mesmo sem camadas sem proteção especiais, devido à concentração do cianino e alta densidade das trilhas e normalmente esses discos são recomendados para backups. É a melhor mídia para gravação e leitura em altas velocidades.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!