Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Antec TruePower Quattro 850 W


     53.428 visualizações    Energia    0 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Antec TruePower Quattro 850 W

Análise do Secundário

Esta fonte de alimentação usa uma topologia síncrona. Esta é a segunda fonte de alimentação que vimos usando esta configuração (a outra foi a OCZ ProXStream 1000 W). Nesta topologia os diodos são substituídos por transistores MOSFET. Em teoria esta configuração apresenta uma eficiência maior, pois transistores MOSFET têm uma queda de tensão menor do que diodos Schottky (0,1 V ou menos contra 0,5 V). Isto leva a menos potência desperdiçada e logo a uma maior eficiência.

Para retificar a saída de +12 V quatro transistores de potência MOSFET IRL2203N são usados, cada um capaz de fornecer até 82 A a 100°C em modo contínuo ou até 400 A em modo pulsante (a 25°C). A corrente máxima teórica que a linha de +12 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por dois transistores de 82 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 234 A ou 2.811 W para a saída de +12 V. Este estágio está claramente superdimensionado. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.

Para retificar a saída de +5 V dois transistores de potência MOSFET IRL3705Z são usados, cada um capaz de fornecer até 61 A a 100°C em modo contínuo ou até 340 A em modo pulsante (a 25°C). Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 87 A ou 436 W para a saída de +5 V.

E para retificar a saída de +3,3 V outros dois transistores de potência MOSFET IRL3705Z são usados, dando uma corrente máxima teórica de 87 A ou 207 W para esta linha.

A saída de +5VSB usa um retificador Schottky SR1060, capaz de fornecer até 10 A a 25°C.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 14: Dois transistores da saída +12 V, transistor da saída +5 V, transistor da saída +3,3 V e retificador +5VSB. Os outros transistores estão do outro lado do dissipador de calor.

Esta fonte de alimentação usa um circuito integrado de monitoramento PS223, que é responsável pelas proteções da fonte, como a proteção contra sobrecarga de corrente (OCP). A proteção contra sobrecarga de corrente estava ativada, como falaremos depois. Este circuito integrado também oferece proteção contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e contra superaquecimento (OTP), mas não oferece proteção contra sobrecarga de potência (OPP).

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 15: Circuito integrado de monitoramenteo PS223.

Esta fonte tem dois sensores térmicos: um para controlar a velocidade de rotação da ventoinha e outro para desligar a fonte em caso de superaquecimento (isto é, proteção contra superaquecimento, OTP). É interessante notar que a Antec não lista a proteção contra superaquecimento (OTP) como um recurso desta fonte, mas o circuito integrado suporta este recurso e ele está conectado ao sensor térmico.

Antec TruePower Quattro 850 W
Figura 16: Sensores térmicos.

O capacitor eletrolítico do PFC ativo é japonês da Chemi-Com (rotulado a 105°C) mas os capacitores do secundário são taiuaneses da Teapo (rotulado a 105°C).


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!