Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Strider Gold 650 W


     20.769 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Strider Gold 650 W

Análise do Secundário

Como era de se esperar em uma fonte de alimentação de alta eficiência, a SilverStone Strider Gold 650 W usa um projeto síncrono, onde os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte também utiliza um projeto DC-DC no seu secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa quatro transistores MOSFET IPP041N04N, cada um suportando até 80 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 4,1 mΩ.

SilverStone Strider Gold 650w
Figura 16: Os transistores de +12 V

Como foi explicado, as saídas de +5 V e de +3,3 V são produzidas por dois conversores DC-DC, cada um localizado em uma placa individual soldada à placa do circuito impresso principal. Cada conversor usa um circuito integrado APW7073 , que aciona um circuito integrado CSD86350Q5D contendo dois transistores MOSFET, cada um suportando até 40 A a 25° C em modo contínuo ou até 120 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 5 mΩ.

SilverStone Strider Gold 650w
Figura 17: Um dos conversores DC-DC

SilverStone Strider Gold 650w
Figura 18: Um dos conversores DC-DC

As saídas desta fonte de alimentação são monitoradas por um circuito integrado PS223, que suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP) e sobrecarga de corrente (OCP). Existem quatro canais de proteção contra sobrecarga de corrente: um para a saída +3,3 V, um para a saída +5 V e dois para a saída +12 V. No entanto, o fabricante decidiu utilizar apenas um dos canais de +12 V disponíveis, o que torna esta fonte uma unidade de barramento de +12 V único.

SilverStone Strider Gold 650w
Figura 19: Circuito de monitoramento

Esta fonte de alimentação usa uma combinação de capacitores sólidos e eletrolíticos no seu secundário. Os capacitores eletrolíticos também são japoneses, da Chemi-Com e da Rubycon, rotulados a 105° C, como de costume.

SilverStone Strider Gold 650w
Figura 20: Capacitores


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não sei se a Enhance está em decadência, ou se anda fazendo o bolo de acordo com encomendas pouco exigentes.

Eu nunca fui tanto com a cara das plataformas da Enhance, pois muitas vezes, o custo da fonte que utiliza esta base é caro e isso deve ser refletido pelo custo de produção da fonte na OEM que é alto. Talvez, a Enhance precise fazer o que a Super Flower fez durante os anos 2009-2010 e tentar trabalhar numa plataforma mais eficiente e estável baixando custos. A verdade é que a Seasonic faz fonte com resultados semelhantes (G-Series 550) custando a metade desta daí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!