Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computex 2003 - 4º Dia


     38.245 visualizações    Feiras e eventos    0 comentários
Computex 2003 - 4º Dia

Chaintech

A Chaintech lançou duas placas-mães para o Athlon 64, uma para a série Apogee, chamada ANF3-150, baseada no nForce 3-150, e uma para a série Zenith, chamada ZNF3-150, também baseada no mesmo chipset. Para saber a diferença entre estas duas séries, leia nossa cobertura do evento Chaintech Reloaded 2003. A Chaintech anunciou o lançamento em breve da AKT880, placa-mãe para Athlon 64 da série Apogee baseada no chipset VIA KT880, e da SK8T800, placa-mãe para Athlon 64 da série Summit baseada no VIA K8T800.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 16: Chaintech ANF3-150 Apogee.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 17: Chaintech ZNF3-150 Zenith.

O kit da nova ZNF3-150 Zenith diferencia-se do kit da 7NJS Ultra e da 9CJS Ultra por não ter controle remoto (Handigator). O kit completo desta placa-mãe você confere na Figura 18. Como novidade, ela vem com uma pasta térmica de alto desempenho.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 18: Kit da Chaintech ZNF3-150 Zenith.

A principal novidade da ZNF3-150 é o dissipador de calor RadEx, que é um dissipador para os transistores do regulador de tensão da placa-mãe. Este dissipador faz com que internamente o micro trabalhe a uma temperatura menor, já que ele faz a exaustão do calor gerado pelo regulador de tensão da placa-mãe. Além disso, ajuda em uma melhor estabilidade de tensão, o que é importante para overclock, além de prolongar a vida útil da placa-mãe.

O RadEx é realmente interessante, e vale a pena nós falarmos mais sobre ele aqui. Em princípio você pode pensar que o RadEx é uma cópia do dissipador de calor que a ABIT colocou nas placas da série MAX3. Mas não é. O dissipador das placas-mães da ABIT é apenas um tubo plástico contendo uma ventoinha na extremidade. O RadEx é muito mais do que isso. Ele é um dissipador de calor usando um heat pipe de cobre colocado sobre os transistores do regulador de tensão da placa-mãe. Nas próximas Figuras você confere este novo recurso.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 18: RadEx da Chaintech ZNF3-150 Zenith.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 19: Detalhe da ventoinha do RadEx da Chaintech ZNF3-150 Zenith.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 20: RadEx sem sua proteção de alumínio.

Na Figura 21 você confere a parte de baixo do RadEx. Veja como ele realmente usa um heat pipe, sendo, portanto, um dissipador de alto desempenho.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 21: Parte de baixo do RadEx.

A Chaintech apresentou fotos bem interessantes sobre a eficiência do RadEx, como mostramos nas Figuras 22 e 23. Os números de 1 a 4 indicam os transistores MOSFET do regulador de tensão e as letras de A a D indicam as bobinas do regulador de tensão.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 22: Calor gerado pelo regulador de tensão sem o RadEx.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 23: Calor gerado pelo regulador de tensão com o RadEx.

O gráfico da Figura 24 mostra os resultados numéricos da temperatura dos transitores (1 a 4) e bobinas (A a D) com e sem o RadEx. Realmente impressionante, a temperatura chega a diminuir 30%.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 24: Gráfico mostrando a eficiência do RadEx.

Enfim, o RadEx é uma novidade realmente interessante e importante. Pena que só esteja disponível (pelo menos por enquanto) na nova ZNF3-150 para processadores Athlon 64.

Além das novas placas-mães para o Athlon 64, a Chaintech apresentou protótipos do seu desknote. Para quem não sabe, o desknote é um conceito criado pela ECS/PCChips de um micro portátil tipo notebook porém usando peças de computadores desktop, mais baratas. O micro não tem bateria, por isso não pode ser classificado como notebook, já que não dá para operá-lo sem que ele esteja conectado a uma tomada (é possível instalar uma bateria externa, que não acompanha o produto). O desknote da Chaintech chama-se IMO-desk e tem como grande vantagem ter um leitor de cartões de memória (seis tipos: MS, MMS, SDC, SM, CF e microdrive), além de rede wireless IEEE 801.11b opcional. Você confere o desknote da Chaintech na Figura 25.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 25: IMO-desk, o desknote da Chaintech.

A Chaintech está trabalhando ainda com a possibilidade de lançar uma versão do IMO-desk sem a tela de cristal líquido. Assim, o produto seria mais barato e você poderia conectá-lo a um monitor convencional. Além desta ideia, a Chaintech apresentou um protótipo de uma possível tela opcional para este modelo, que é presa a uma base com dois alto-falantes e um sintonizador de TV. Isto é, este aparelho é uma televisão! Você pode assisir TV nesta "tela" sem que ela esteja presa ao IMO-desk. Além disso, como a conexão desta "tela" (na verdade, uma TV) é feita via cabo VGA, ela pode ser usada por qualquer micro, não necessariamente pelo IMO-desk.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 26: Protótipo da versão do IMO-desk sem tela.

Computex 2003 - 4º Dia
Figura 27: Protótipo de tela para o modelo acima (na verdade, é uma TV de alta resolução com tela de cristal líquido com entrada VGA).


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!