Imprimir artigo
FRAPS
por em Tutoriais
Última atualização:
15.553 visualizações
Página 3 de 3

Usando o FRAPS

O primeiro passo é obviamente baixar e instalar o FRAPS, que é um programa freeware, embora você possa registrá-lo por US$ 37 caso não queria que os vídeos feitos através dele tenham uma marca d’água do programa, além de não haver limite de tempo para o recurso de filmagem..

O programa é extremamente simples e fácil de usar. Ao abrir o programa pela primeira vez, você verá quatro menus disponíveis: “General”, “FPS” (configura a medida de desempenho), “Movies” (configura o recurso de filmagem) e “Screenshots” (configura o recurso de captura de tela).

Na tela “FPS”, você configura as opções de medida de desempenho. Por padrão, o programa gravará os resultados em um arquivo texto na pasta c:\Fraps\Benchmarks, iniciará e terminará a medida de desempenho usando a tecla F11 e ligará e desligará o contador usando a tecla F12. Nessa tela, você deverá marcar a opção “FPS”, pois é o que queremos medir.

FRAPS
Figura 2: Configurando o FRAPS

Para usar o FRAPS, basta deixar o programa aberto e rodar o seu jogo. Você verá que, dentro do jogo aparecerá agora um contador no canto superior esquerdo da tela. Você pode alterar a posição desse contador na tela de configuração do FRAPS ou pode desligar esse contador pressionando a tecla F12. Note que esse contador é apenas um indicador de que o FRAPS está carregado. A coleta de dados para a medida do desempenho não será iniciada até que você pressione F11. Assim que você pressionar F11, o contador ficará verde por alguns instantes e será removido da tela. Ao terminar o trajeto dentro do jogo que você quer usar para a medida do desempenho, pressione F11 novamente para terminar a coleta dos dados (o contador voltará a ser exibido e ficará vermelho por alguns instantes). Volte ao menu principal do jogo e repita o processo pelo menos mais três vezes, como explicado  na página anterior.

Após terminar sua sessão de coleta de dados, abra a pasta c:\Fraps\Benchmarks e os resultados estarão lá, em dois formatos: em texto puro (arquivo FRAPSLOG.TXT) ou em um arquivo do tipo csv, que pode ser aberto por qualquer programa de planilha eletrônica (como o Excel). Em ambos os casos, para cada sessão de coleta de dados haverá três dados: valor mínimo, valor máximo e média (average). Você deve usar a média como resultado. Se você seguiu nossa recomendação e rodou a sequência de jogo quatro vezes, ignore o primeiro resultado (isto é, a primeira linha de resultado) e faça a média aritmética dos três resultados restantes (some as três médias e divida por três).

Dentro do jogo, você pode capturar a tela pressionando F10 (por padrão as telas são gravadas em c:\Fraps\Screenshots). Se você quiser filmar uma sequência de jogo, pressione F9 para iniciar e para parar a filmagem (o filme estará disponível em c:\Fraps\Movies).

AUTOR
Gabriel Torres
Gabriel Torres
Editor Executivo

Gabriel Torres criou o Clube do Hardware em maio de 1996, onde escreve artigos e coordena o trabalho dos nossos diversos colaboradores. É também autor de 24 livros sobre hardware, redes e eletrônica. Foi, de 1996 a 2007, colunista do suplemento de informática do jornal O DIA (RJ). Morou nos Estados Unidos de 2007 a 2013 e atualmente mora na Austrália.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.873 usuários cadastrados
719 usuários on-line