Imprimir artigo
IObit Uninstaller 5
por em Tutoriais
Última atualização:
6.867 visualizações
Página 1 de 2

Introdução

Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos..

Muitas vezes, programas recusam-se a ser desinstalados, e o mesmo ocorre frequentemente com plugins e barras de ferramentas adicionadas ao seu navegador Internet, em particular quando elas são adicionadas por programas maliciosos (malware). O IObit Uninstaller 5, da mesma empresa que desenvolve o Driver Booster e o Advanced System Care, é um programa grátis muito simples que resolve este tipo de problema.

O programa não tem versão “Pro” paga, logo ele é realmente um freeware.

Ao abrir o programa, ele mostra uma lista de programas instalados, onde você pode escolher qual programa você quer desinstalar. Ver Figura 1. Você pode também filtrar os programas da lista como “todos” (“All Programs”), “instalados recentemente” (“Recently Installed”), programas grandes (“Large Programs”) e “pouco usados” (“Infrequently Used”). Este último filtro é interessante para você verificar se não há programas que não usa instalados, a fim de liberar espaço em disco.

Você pode estar se perguntando qual é a diferença entre usar este programa e a opção “Desinstalar um programa” do Windows, que é o caminho tradicional para a desinstalação de programas. Há duas vantagens em se usar o IObit Uninstaller. A primeira: frequentemente a desistalação do Windows acaba deixando arquivos e pastas do programa no computador, ocupando espaço inutilmente. A segunda: você pode forçar a desinstalação de um programa através do botão “Force Uninstall”, resolvendo o problema de programas que dão erro quando você tenta desinstalá-los ou simplesmente recusam-se a serem desinstalados, o que é muito comum em programas maliciosos (malware).

desinstalação de programas
Figura 1: desinstalação de programas

A segunda função é a desinstalação de barras de ferramentas e plugins de seu navegador Internet. Para isso, basta clicar em “Toolbars & Plug-ins”. A ideia é a mesma: você pode forçar a remoção de componentes que estejam se recusando a ser desinstalados, o que é muito comum de ocorrer com programas maliciosos (malware).

desinstalação de barras de ferramentas e plugins
Figura 2: desinstalação de barras de ferramentas e plugins

Uma função que não havia nas versões anteriores do programa é chamada “Win Manager”, com três ferramentas. “Startup”, que permite gerenciar os programas que são carregados automaticamente com o Windows. Apesar de opção similar existir no Advanced System Care, ela é útil no IObit Uninstaller já que um dos propósitos deste programa é ajudar na remoção de malware, assim você tem todas as funções que precisa para esta tarefa em um só local. “Process”, que permite verificar quais processos estão rodando e forçar o encerramento do processo. Esta função muito útil para “matar” malware que esteja rodando. E “Windows Update”, que permite listar todas as atualizações instaladas em seu sistema operacional, permitindo a remoção de atualizações específicas. Um mecanismo de busca está disponível para facilitar a localização da atualização que você quer desinstalar.

Startup
Figura 3: menu “Startup”

Process
Figura 4: menu “Process”

Windows Update
Figura 5: menu “Windows Update”

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.270 usuários cadastrados
225 usuários on-line