Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson

        397.057 Visualizações     6 comentários     Tutoriais   

Aprenda a desentupir as cabeças das impressoras Epson. Atualizado!

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Nota: A Epson não recomenda nem endossa o procedimento descrito a seguir.

É incrível como as cabeças das impressoras Epson entopem. Por melhores que sejam, elas entopem por qualquer coisa e não desentopem sozinhas. Ou você troca a cabeça, ou consegue desentupi-la usando um líquido da própria Epson que custa uma fortuna, quando você consegue comprá-lo, o que deixa o pobre técnico sem chances de consertar uma impressora dessas.

Primeiro, vamos estudar como funciona o sistema. Existe um tubo (chamado agulha ou "needle") que fura o plástico do cartucho e, com isso, cria um selo de pressão que ajuda a tinta a não vazar, criando um certo "vácuo" no cartucho. Se não existisse esse vácuo, certamente a tinta escorreria completamente pelos orifícios da cabeça. É por isso que quando alguém tira um cartucho (original ou não) de uma impressora Epson, coloca uma fita adesiva embaixo dele: a fita veda a tinta e, quando re-introduzido na impressora, o tubo faz um buraco nela e cria o mesmo selo de pressão.

Como você pode ver na Figura 1, a tinta entra por esse tubo e segue para a área externa da cabeça (nozzle plate), passando por um filtro de tinta e sendo armazenada temporariamente na cavidade, que é um pequeno reservatório de tinta.

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
Figura 1: Corte seccional da cabeça de impressão.

A área de expulsão trabalha com lâminas piezoelétricas (também conhecida como PZT, Piezo Eletric Element) que, quando "energizadas", movimentam-se e expulsam uma gotinha de tinta, que cai no papel. O curso da tinta não é em linha reta, como você pode ver na Figura 2. Por isso, ela trabalha como uma válvula de sentido único – você pode jogar tinta de cima para baixo, mas não de baixo para cima.

Como Desentupir Cabeças das Impressoras da Epson
Figura 2: Curso da tinta na cabeça de impressão.

O problema ocorre quando há acúmulo de tinta (original ou não) nessa "área de expulsão" (área externa da cabeça ou nozzle plate). A tinta se solidifica e tapa o buraco. Por mais que você force, a tinta não sai. E é mais uma cabeça de impressora que vai para o lixo...

Editado por alexandre souza

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Olá...

Só uma dica, fiz um treinamento de impressoras epson, onde este procedimento foi dito como inadequado como mencionado nesse topico, mencionarei isso mais na frente, pois as cabeças da epson trabalham com 3 tamanhos de gotas de tinta onde sao geradas por minusculos cristais que por sofrerem pressao deste metodo para desentupir podem ser danificados alterando a qualidade de impressao.

Eles indicavam como ideal cortar 3cm de mangueira do kit de limpeza de uma outra epson desativada, no caso poderia usar a mangueira de combustivel mencionada, encaixar estes pedaços de 3cm em cada tubo que penetra o cartucho, completa-los com o liquido indicado pela epson, edepois acondicionar a cabeça em um vazilhame com o mesmo liquido mas aí a cabeça deve tocar sutilmente no liquido e se possivel deixa-la com tensão superficial, como se a cabeça estivesse puxando o liquido para cima.

Deixar assim por 24hrs.

Se este procedimento não funcionar, aí sim em ultimo caso usar o porcedimento descrito aqui "Desentupindo Cabeças das Impressoras Epson Stylus Color" mas com um detalhe que muita gente faz e corre grande risco de danificar as cabeças de impressao, ao pressionar a seringa nos tubos que penetram os cartuchos fazem aquele "chuveirinho" para verificar os orificios, este metodo pode danificar os cristais que manipulam os tamanhos dos pingos de tinta diminuindo a qualidade de impressao ou ate mesmo entupindo de vez os orificios.

Deve ser pressionada levemente a seringa de forma que o liquido pingue ao sair da cabeça e não de forma brusca que gere aquele "chuveirinho".

Tá aí minha dica, comentem isso por favor, não vim aqui especular ninguém, foi assim que eu aprendi e não me arrependo :D

Obrigado!!!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:devil: olá amigos , aqui vai um protesto contra impressoras epsom comprei uma R200

não usei nem um mes E já de pau , Não puxa folha, levei na assistencia tecnica me deram 5 dias de prazo ou seja 5 dias sem trabalhar, pedi uma emprestada

C42 e a mesma ##### imprimi só cinco folhas e tambem deu pau ,e já me haviam alertad :devil: o contra produtos epson . no manual não vem especificando a gramatura da folha ou seja essa mérd não funciona, me desculpem a franqueza daniel.caldeira@terra.com.br

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera o Clube do Hardware, hoje (23/12/2005), estava seguindo os procedimentos deste artigo quando fiz uma descoberta IMPORTANTE!!!

Comprei todo o material necessário para a limpeza, álcool isopropilico, mangueiras, serigas, etc... tirei a cabeça da impressora, injetei o álcool, e... Beleza! Desentupiu... Coloquei os cartuchos novos na impressora e fiz umas 20 lipezas, porém ela continuou não imprimindo. Resolvi injetar alcool no cartucho para diluir um pouco a tinta para que ela fluisse melhor, só que por sorte, o cartucho vazou um pouco e caiu uma gota de álcool com tinta (ciano original) numa folha sulfite que estava na mesa... reparei que na mancha haviam pequenos pontos escuros que tiravam a homogeinidade da mancha... hummm.... o alcool aparentemente diluia a tinta mas, formou pequenas AGLUTINAÇÔES o que voltava a entupir a impressora. Fiz novamente o teste. Numa seringa de 20ml, coloquei 10ml de alcool isopropilico e umas 20 cotas de tinta ciano original. Misturei bem. Aparentemente a tinta estava diluida no alcool. Pinguei algumas gotas na folha sulfite e assim que ela ia dispersando, os pontos de tinta aglutinada iam aparecendo. Testei outros solventes sem sucesso. Resolvi testar com Veja Multiuso, pois já havia lido em outras matérias relacionadas que também poderia ser usado. Perfeito!!! O veja diluiu a tinta por completo. A mancha da gota no papel ficou homogênea. Vou fotografar os teste e em breve colocarei um link aqui.

Abraços.

lgcraft@ig.com.br

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!!!!!! alguém sabe me dizer com retiro a cabeça de impressão da Epson Stylus C63??????? Já retirei a carcaça mas o carro de impressão e cabeça estão presos...

Queria saber como reticar só a cabeça ou o carro inteiro... queria saber em detalhes, pois não quero forçar as travas de plástico.

Ps.: o procedimento ensinado de retirar o carro junto com o eixo não é possível na c63, pois o eixo é parte (não destacável) de uma grande estrutura!...

aguardo!

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora