Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Decifrando o Número de Série do BIOS

       
 244.229 Visualizações    Tutoriais  
 0 comentários

Saiba quais as informações existentes no número de série de sua BIOS.

Decifrando o Número de Série do BIOS
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Muita gente quer saber qual é a marca de sua placa-mãe sem abrir o micro. Em outros casos, como no caso do upgrade de BIOS e procura de drivers para a placa, é imperativo saber a marca e o modelo da placa-mãe.

Descobrir a marca da placa-mãe é possível através do número de série do BIOS. Esse número aparece na linha inferior da tela durante a contagem de memória que ocorre sempre em que você liga o micro. Se você nunca prestou atenção, pressione a tecla Pause do seu teclado durante a contagem de memória para você ver o número de série do BIOS. Essa linha, por si só, já apresenta algumas informações importantes, como a data do BIOS. Essa informação é importante para aqueles que estão pensando em fazer um upgrade de BIOS, para saber se no site do fabricante da placa há ou não uma versão mais atualizada do BIOS que a que está atualmente sendo utilizada no micro (nós já ensinamos como se faz um upgrade de BIOS. Se você perdeu, visite http://www.clubedohardware.com.br
/artigos/placas-mae/como-fazer-um-upgrade-de-bios-r34275/
).

Por exemplo, suponha uma placa-mãe com a seguinte numeração na parte de baixo da tela durante a contagem de memória: 06/06/2002-VT8366-8233/5-JL6LVC0CC-00. Sem muito esforço deduzimos duas coisas. A data do BIOS (versão do BIOS) é de 06/06/2002. E a placa-mãe usa o chipset VIA VT8366 e VT8233/5, mais conhecido como VIA KT333.

Existem dois grande fabricantes de BIOS, a AMI e a Award. O formato do número de série desses dois fabricantes varia. Vamos estudá-los.

Decifrando BIOS Award

O formato do número de série do BIOS Award nós vemos na Figura 1. Nele, os cinco primeiros números indicam qual é o chipset utilizado pela placa-mãe, os dois números seguintes indicam qual é o fabricante da placa-mãe e o significado dos números restantes depende do fabricante da placa-mãe.

Decifrando o Número de Série do BIOS

Figura 1: Número de série Award.

Como você pode reparar, essas informações estão codificadas. Para decodificá-las você precisará usar uma tabela existente em http://www.wimsbios.com/numbers.shtml. Confira o número de série do nosso exemplo, de uma placa-mãe PCChips com chipset VX Pro (que é o VIA Apollo VP1 remarcado).

Decifrando BIOS AMI

O número de série do BIOS da AMI é bem mais longo que o número da Award. O fabricante da placa-mãe está codificado nos quatro últimos algarismos no terceiro grupo de números da esquerda para direita, como vemos na Figura 2.

Decifrando o Número de Série do BIOS

Figura 2: Número de série AMI.

Da mesma forma que ocorre com o BIOS Award, você precisa consultar uma tabela para saber qual é o fabricante correspondente ao número encontrado. Isso pode ser visto em http://www.wimsbios.com/
numbersami.shtml
. Confira o número de série do nosso exemplo, que é de uma placa-mãe fabricada pela PCChips.

A grande diferença do número de série da AMI em relação ao da Award é que normalmente há informações sobre o modelo da placa-mãe escrito diretamente no número de série. Por exemplo, o número de série 61-1210-000747-00101111-071595-M747 é de uma placa-mãe PCChips M747 e o número de série 51-0505-001437-00111111-071595-M1531/43-01-10-TX-PRO-0 é de uma placa-Mãe PCChips usando o chipset TX Pro.

Note que há exceções às regras apresentadas, principalmente se a placa-mãe for da PCChips. Repare no número de série da placa-mãe M747 que o campo que indica o fabricante está indicando um número inválido (não existe fabricante 0747), que em vez de estar informado o fabricante (PCChips) está informando o modelo (M747). Sempre em que o número de série de uma placa-mãe não estiver de acordo com as regras apresentadas, possivelmente trata-se de uma placa-mãe da PCChips.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×