Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe FIC AZ31

       
 42.161 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a placa-mãe FIC AZ31, baseada no chipset VIA KT133, para a plataforma soquete 462.

Placa-Mãe FIC AZ31
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A AZ31 é uma placa-mãe soquete A fabricada no Brasil pela FIC, destinada aos processadores Duron e Athlon. E essa placa-mãe não fez feio. Seu desempenho foi muito similar ao das demais placas-mães soquete A que já testamos.

Essa placa-mãe traz recursos que só vimos até hoje nas placas-mães da FIC. O CD-ROM que acompanha as placas-mães da FIC trazem três excelentes utilitários. Primeiro, o LogoGenie, que permite que você troque a tela de boot do micro (que é uma tela cheia, e não somente o logo da EPA). Basta você criar uma tela Bmp 640x464x16 e rodar o programa, que ele irá atualizar o BIOS do micro com a nova tela de boot. Excelente para personalizar os micros montados por sua empresa ou os micros da empresa (colocando o logo da empresa, por exemplo). Dica importante: para essa opção funcionar, você deve habilitar o upgrade de BIOS no setup da placa (colocando a opção BIOS Guardian em "Disabled").

O segundo programa que nos chamou a atenção neste CD foi um chamado Audio Alert II, que permite que você troque as mensagens de erro do POST por mensagens de voz (isso mesmo, voz). Assim, em vez de bips e uma mensagem na tela, as mensagens de erro passarão a ser faladas!

E por fim, o utilitário Clock-o-meter, que permite ajustar por software o gerador de clock da placa-mãe, permitindo a configuração de overclock através de software. Por falar em overclock, não conseguimos um bom overclock com essa placa-mãe, como falaremos em detalhes mais adiante.

No setup dessa placa encontramos uma opção extremamente interessante, chamada "Maintenance time", onde você configura uma data-limite para o micro dar boot. Com isso, o micro lembra a você que você deve fazer a manutenção micro, obrigando o usuário a entrar no setup e reconfigurar essa opção quando a data atual seja maior do que a data-limite de manutenção. Essa opção pode ser útil não só em empresas e grandes CPDs, a fim de facilitar o procedimento de manutenção das máquinas, como também em casa, onde você pode obrigar-se a fazer a manutenção preventiva do micro regularmente.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Artigos similares


Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×