Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe Gigabyte GA-8I845PE-RZ

       
 47.674 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe Gigabyte GA-8I845PE-RZ, baseada no chipset Intel 865PE, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe Gigabyte GA-8I845PE-RZ
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A Gigabyte acabou de lançar uma série de placas-mães voltada ao mercado de PCs baratos, porém com a qualidade Gigabyte, chamada série RZ. A placa-mãe GA-8I845PE-RZ pertence a esta série, e é uma placa-mãe sem vídeo on-board baseada no chipset Intel 845PE.

 



Figura 1: Placa-mãe Gigabyte GA-8I845PE-RZ.

Por conta do uso de um chipset mais simples, esta placa tem uma série de limitações. Esta placa só aceita processadores Intel com barramento de 400 MHz ou 533 MHz, não aceitando os processadores mais novos com barramento de 800 MHz; o slot AGP é 4x; o chipset só suporta memórias até DDR333/PC2700; as memórias não trabalham em esquema DDR Dual Channel; e as portas IDE são ATA-100 (se bem que esta limitação atinge a todos os chipsets da Intel, inclusive os topo de linha).

Em compensação, o uso de um chipset mais simples permite um preço mais baixo. A Gigabyte teve, contudo, algumas preocupações. O circuito regulador de voltagem é dotado de dissipador de calor, tanto em cima dos transistores quanto na parte de baixo (lado da solda) da placa-mãe.

 



Figura 2: Dissipador em cima dos transistores MOSFET do regulador de voltagem.

 



Figura 3: Dissipador do regulador de voltagem no lado de baixo (lado da solda) da placa.

O som on-board desta placa-mãe é de seis canais e possui uma relação sinal/ruído de 90 dB, o que é excelente. Como detalhe, a placa tem conector para entradas e saídas SPDIF, só que a placa não vem com adaptador para usar este recurso. A placa tem também rede on-board, controlada pelo onipresente chip Realtek RTL8100C e tem seis portas USB 2.0, sendo duas soldadas sobre a placa e as quatro restantes através de adaptador, que não vem com a placa.

A placa vem com o pacote Norton Internet Security 2004 (Norton AntiVirus, Norton Pesonal Firewall, Norton Privacy Control, Norton Spam Alert e Norton Parental Control) de graça.

Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×