Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394

       
 44.845 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Teste com a placa-mãe PowerColor A300M-E1394, baseada no chipset ATI Radeon 9100 IGP, para a plataforma soquete 478.

Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A PowerColor é um fabricante tradicional de placas de vídeo, que está começando a fabricar também placas-mães. Parceira de longa data da ATI, não poderia deixar de produzir uma placa-mãe usando o mais recente lançamento da ATI, o chipset Radeon 9100 IGP, que tem vídeo on-board, sendo destinada a processadores Intel soquete 478.

Estávamos curiosíssimos em relação ao desempenho deste chip, por vários motivos. Primeiro porque quando estávamos na Computex 2003 em Taiwan, os fabricantes de placas-mães estavam nos dizendo que este chipset tinha o dobro do desempenho 3D do chipset Intel 865G, que é um chip que possui um bom desempenho, em se tratando de vídeo on-board. Segundo, em toda as suas apresentações a ATI estava dizendo que o vídeo on-board do Radeon 9100 IGP é mais rápido do que o do chip gráfico GeForce FX 5200 da NVIDIA e, céticos que somos, queríamos verificar se isto era ou não verdade. Terceiro, a especialidade da ATI nunca foi chipsets de placas-mães, e estávamos curiosos para saber como a ATI se saía na construção de chipsets. Quarto, como é uma placa-mãe de um novo fabricante entrando neste mercado, a PowerColor, cuja tradição é fazer placas de vídeo e não placas-mães.

Neste teste veremos como é o desempenho do Radeon 9100 IGP comparado ao dos principais chips com vídeo on-board do mercado.

Apesar de ser uma placa-mãe voltada para o mercado popular – ela possui vídeo on-board – ela promete ter um bom desempenho, por dois motivos. Primeiro, ela trabalha na configuração DDR Dual Channel, sendo 100% compatível com memórias DDR400/PC3200. Segundo, o motor gráfico do Radeon 9100 IGP é tecnicamente superior ao dos demais chipsets com vídeo on-board existentes hoje no mercado, pois é DirectX 8.1 e tem o recurso de pixel shader (se isto realmente representa um desempenho maior é outra história, e estaremos avaliando isto em nossos testes). O chipset Intel 865G, seu principal concorrente, é DirectX 7 e não tem pixel shader. Aliás, o Radeon 9100 IGP é o único chip de vídeo on-board com este recurso.

Vamos dar uma olhada nessa placa-mãe e nas suas principais características. A placa você observa na Figura 1.

Placa-Mãe PowerColor A300M-E1394
Figura 1: Placa-mãe PowerColor A300M-E1394.

A PowerColor A300M-E1394 tem três slots PCI e um slot AGP 8x, recurso fantástico, pois permite que você instale uma placa de vídeo "de verdade" no dia em que você não estiver mais satisfeito com o desempenho do vídeo on-board dela.

O Radeon 9100 IGP usa o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória. Como esta placa-mãe tem apenas dois soquetes de memória, não tem erro: para tirar o máximo de proveito desta placa-mãe, você tem que usar dois módulos de memória iguais. A capacidade máxima de memória desta placa é de 2 GB.

Além do vídeo on-board, esta placa tem também rede e áudio on-board. A ponte sul usada nesta placa-mãe é o chip ATI IXP150. Este chip difere-se do IXP200 usado na ASUS P4R300-VM por não ter circuito de rede integrado. Por isso, esta placa-mãe usa um chip Realtek RTL8100C para controlar a sua rede on-board. Realmente uma pena, pois o circuito interno do ATI IXP200 é um 3Com 3C920B. O áudio é produzido pela ponte sul em conjunto com o codec Realtek ALC655, que tem seis canais, resolução de 16 bits e relação sinal/ruído de 90 dB.

Esta placa-mãe tem ainda seis portas USB 2.0 e duas portas FireWire, controladas pelo chip VIA VT6307, sendo este um diferencial em relação à sua concorrente ASUS P4R300-VM, que não dispõe deste recurso.

Um ponto negativo do chipset Radeon 9100 é o fato de suas portas IDE serem ATA-100. Realmente uma pena.

O CD-ROM que acompanha esta placa é simples, contendo apenas os drivers e utilitários da PowerColor.

Antes de irmos aos nossos testes, vamos recapitular as principais características desta placa-mãe.

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×