Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Teste da Placa-Mãe ECS AMD690GM-M2

       
 138.088 Visualizações    Testes  
 15 comentários

Testamos a ECS AMD690GM-M2, uma placa-mãe soquete AM2 com vídeo on-board equipada com o chipset AMD 690G (RS690).

Teste da Placa-Mãe ECS AMD690GM-M2
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

A ECS AMD690GM-M2 é uma placa-mãe soquete AM2 com vídeo on-board baseada no mais novo chipset da AMD/ATI, o AMD 690G, também conhecido pelo codinome RS690. Este é o primeiro chipset oriundo da colaboração entre AMD e ATI, após a compra da ATI pela AMD. Nós estávamos muito curiosos para comparar o seu desempenho com outras soluções de vídeo on-board anteriores da ATI, como a Radeon Xpress 1100, com a suas principais concorrentes, a GeForce 6100 e a GeForce 7025 da NVIDIA, e ainda com outras placas de vídeo baratas, como a GeForce 6200. Vamos dar uma olhada no desempenho e características da ECS AMD690GM-M2.

Como você pode ver na Figura 1, a ECS AMD690GM-M2 usa um layout muito parecido ao da ECS RS484M-M, que é baseada no Radeon Xpress 1100. Parece que a ECS usou o mesmo projeto, mudando apenas o chipset e fazendo pequenos ajustes.

ECS AMD690GM-M2
Figura 1: Placa-mãe ECS AMD690GM-M2.

Dois chipsets foram lançados baseados no núcleo RS690, o AMD 690G e o AMD 690V. O primeiro é baseado no motor gráfico do Radeon X1250 com suporte ao HDMI, enquanto que o segundo é baseado no motor gráfico do Radeon X1200 sem suporte ao HDMI. Apesar do nome desses motores estarem na faixa dos “1000”, eles ainda são motores Shader 2.0 (DirectX 9.0), não Shader 3.0 (DirectX 9.0c).

O núcleo gráfico do AMD 690G trabalha a 400 MHz e tem quatro processadores de sombreamento de pixel e quatro processadores de sombreamento de vértice. Produtos concorrentes da NVIDIA (como as famílias GeForce 6100 e GeForce 7025/7050) têm apenas dois processadores de sombreamento de pixel e dois processadores de sombreamento de vértice, porém eles trabalham com um clock maior (425 MHz no caso da GeForce 6100, 7025 e 7050, e 475 MHz no caso da GeForce 6150 – exceto os modelos LE e SE) e são Shader 3.0 (DirectX 9.0c). A solução de gráfico integrado anterior da ATI, a Radeon X1100, trabalha a 300 MHz.

Apesar de em teoria o AMD 690G suportar HDMI (HDMI é um novo tipo de conexão de áudio e vídeo digital usado por televisores HDTV, clique aqui para saber mais sobre o assunto), você precisa ter uma placa de expansão instalada no slot PCI Express x16 para ter o conector HDMI disponível, mais os conectores S-Vídeo, Vídeo Componente, saídas de vídeo RGB e de Vídeo Composto e também conectores SPDIF coaxial. Esta placa não vem com a placa-mãe e parece que a ECS não a fabrica.

Por outro lado, esta placa-mãe tem um conector interno de saída para TV (saída S-Vídeo), mas o adaptador necessário não vem com o produto.

O bom do AMD 690G é que ele tem dois controladores de vídeo independentes embutidos, oferecendo duas saídas de vídeo on-board. A ECS AMD690GM-M2 vem com duas saídas de vídeo: uma saída padrão VGA e uma saída DVI, permitindo a você conectar dois monitores no micro ao mesmo tempo sem a necessidade de instalar uma placa de vídeo avulsa. Isto é simplesmente sensacional especialmente se você lembrar que o propósito primário desta placa-mãe são PCs para “casa digital”, isto é, uma central multimídia para ver fotos, vídeos, tocar DVDs, etc.

Da Figura 2 você pode ver os conectores presentes no painel traseiro da placa-mãe: mouse PS/2, teclado PS/2, VGA, DVI, porta paralela, quatro portas USB 2.0, porta Gigabit Ethernet e entradas e saídas de áudio analógico. Não existe porta paralela, nem mesmo através de um adaptador externo. Por outro lado, uma porta serial está disponível através de um adaptador externo, que vem com a placa.

ECS AMD690GM-M2
Figura 2: Conectores do painel traseiro. Note as duas saídas de vídeo.

Além disso, o AMD 690G é o primeiro chipset com vídeo on-board da AMD/ATI a suportar Avivo, que é o nome dado pela ATI ao seu conjunto de tecnologias de aprimoramento 2D, como a remoção de entrelaçamento. Clique aqui para saber mais sobre o Avivo. A tecnologia equivalente no mundo da NVIDIA, a PureVideo, está disponível em todos os atuais chipsets da NVIDIA com vídeo integrado, exceto no GeForce 7025.

Como você pode ver na Figura 1, esta placa-mãe tem um slot PCI Express x16 para você instalar uma placa de vídeo “de verdade” no futuro. Ela tem ainda um slot PCI Express x1 e dois slots PCI.

Esta placa-mãe tem quatro portas SATA-300 e uma porta ATA-133, todas controladas pelo chipset. As portas SATA suportam RAID 0, 1 e 10.

Ela tem 10 portas USB 2.0 (quatro soldadas na placa-mãe), mas nenhuma porta FireWire.

Ela tem ainda uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Realtek RTL8110SC. Este chip é um controlador completo, portanto esta placa-mãe não usa o chip ponte sul para controlar sua interface com a rede. Este chip é conectado ao barramento PCI (e não ao PCI Express). Como o barramento PCI tem uma taxa de transferência máxima teórica de 132 MB/s – que se traduz em 1 Gbps – obter 1 Gbps na porta Gigabit desta placa é muito improvável, já que ela estaria trabalhando com a taxa de transferência máxima do barramento PCI.

No que diz respeito ao áudio, esta placa-mãe tem áudio de oito canais fornecidos pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC883. Enquanto que este codec fornece uma boa qualidade de saída (relação sinal/ruído de 95 dB e taxa de amostragem de 192 kHz), ele não fornece uma boa qualidade de entrada para os padrões atuais (relação sinal/ruído de 85 dB e taxa de amostragem de 96 kHz). Por essa razão esta placa-mãe não é recomendada para aqueles que pretendem capturar e editar áudio analógico profissionalmente. Para este tipo de aplicação procure uma placa-mãe que tenha uma relação sinal/ruído de pelo menos 95 dB em sua entrada. É realmente uma pena, já que esta placa-mãe é voltada para PCs de entretenimento digital, onde o usuário pode capturar e editar seus próprios vídeos e arquivos de músicas.

Por outro lado, esta placa-mãe oferece conectores completos para áudio analógico 7.1 no painel traseiro, característica não encontrada em todas as placas-mães com chipset AMD 690G. Portanto, você pode facilmente conectar um sistema de caixas de som analógicas 5.1 ou 7.1 nesta placa-mãe. Mas esta placa-mãe não tem nenhum conector SPDIF, o que é uma vergonha. Por se tratar de uma placa para entretenimento digital, ela deveria ter pelo menos uma saída SPDIF coaxial para permitir aos usuários conectarem a placa-mãe diretamente a um receiver de home theather usando conexão digital. A placa-mãe tem uma saída SPDIF interna, mas a placa não vem com nenhum adaptador SPDIF para usá-la.

Esta placa-mãe tem dois soquetes DDR2-DIMM, aceitando até 4 GB de memória DDR2-400/667/800. Este é provavelmente o maior problema com esta placa-mãe. Primeiro, para obter o desempenho máximo possível você precisa instalar dois módulos de memória. Segundo, se no futuro você precisar adicionar mais memória, você terá que remover seus módulos antigos e instalar novos, já que não é possível ter ambos.

Os capacitores eletrolíticos usados nesta placa-mãe são de dois fornecedores. No circuito regulador de tensão a ECS usou capacitores da Toshin Kogyo (TK, empresa japonesa que revende capacitores taiuaneses da OST) e da OST.

Na Figura 3 você pode ver todos os acessórios que acompanham esta placa-mãe.

ECS AMD690GM-M2
Figura 3: Acessórios da placa-mãe.

Antes de irmos direto para o teste, vamos recapitular as principais características da placa testada.

Editado por

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


É, parece que não é mais vantagem sair comprando placas-mãe top de linha (e pagando absurdos) na esperança de ter o melhor desempenho. Outra "plaquinha baratinha" da ECS com desempenho igual ao da M2N32-SLI!!!!! e por menos da metade do preço.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pessoal

Parabens pelo artigo, me ajudou muito a conhecer esta placa.

montei meu PC com a AMD690GM-M2, estou satisfeito, não ocorreu nenhum erro funcionou na primeira, muito simples os ajustes de Bios, não estou por enquanto usando placa de video, o custo beneficio dela e excelente.

Configuração, Athlon 64 x2 4000+, 2 pentes Kingston DDR2 512 - 667 - PC 5300, HD de Samsung 80g 7200 ATA 133, gravador/CD LG, Fonte 450w reais Vcom.

até

josross

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu sei o X1250 tem suporte a HDMI e o X1200 Não. O motor gráfico deve ser o mesmo, por isso o XP reconhece como x1200

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae pessoal, esse é minha primeira dúvida aqui no forum, a muito tempo q eu tiro minhas dúvidas com relação ao hardware. Comprei uma mobo dessa, no manual diz q tem uma saida de TV ( não estou falando da DVI ) alguem sabe se existe algum esquema para ligar o cabo s-video direto na placa??

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera......beleza? pow.....realmente a ECS é uma ótima fabricante de placa-mãe. Eu to quase comprando essa placa, a AMD690GM-M2, mas me vem a dúvida.....

Será que a PCI Express dela é de 16x mesmo? ou será que ela tem o mesmo problema da ECS GeForce6100SM-M(V1.0), que tb tem uma PCI-Ex de 16x, mas que na verdade só funciona à 8x.

E então?? e agora josé? rsrs

vamos desvendar este mistério da caveira de cristal da placa-mãe......hehehe valeu gente......aguardo várias opiniões...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Fala galera......beleza? pow.....realmente a ECS é uma ótima fabricante de placa-mãe. Eu to quase comprando essa placa, a AMD690GM-M2, mas me vem a dúvida.....

Será que a PCI Express dela é de 16x mesmo? ou será que ela tem o mesmo problema da ECS GeForce6100SM-M(V1.0), que tb tem uma PCI-Ex de 16x, mas que na verdade só funciona à 8x.

E então?? e agora josé? rsrs

vamos desvendar este mistério da caveira de cristal da placa-mãe......hehehe valeu gente......aguardo várias opiniões...

Acabei de instalar esta placa que vem numa caixa como Philtronics AMD690GM-M2 mas no Evereste ultimate, mostra com ECS AMD690GM-M2 e ta como PCI Express 16 na pratica não senti quase diferença em relação a ECS GeForce6100SM-M(V1.0). to usando o mesmo HD e memoria, nova CPU 4800+

Demora mais ao iniciar e ainda fica contando memoria igual as maquinas antigas.

Pelo menos esta tem 4 SATA, video esta como ATI X1250, HDMI instalei logo a GeForce 8600

3DMarck2001 (23.753) pontos

PC Marck

CPU AMD2X2 4800+ (8.084)

HD SATA 2 (1.999)

Memoria DDR800 (9.841)

Editado por Cabece

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz!!! Materia de 1ª qualidade, so acho que vocês poderiam indicar ou ensinar a configurar o setup da BIOS para obtermos o máximo desempenho da Placa-mãe ECS AMD690GM-M2. Fica aí a sugestão, não só pra essa como para as outras tb.

Abraços.

Seth:cool:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, também tenho uma placa mãe dessas... alguem ai ja testou se ela aguenta umas memórias boas tipo OCZ, Corsair, etc ?

Queimou um pente dos meus, aí eu to querendo colocar logo 2 pentes de 2Gb de uma boa, assim no próximo upgrade eu utilizo as mesmas memórias.

Eu tive uma Asus que só aceitava memória de uma determinada tensão... to preocupado em comprar um par e não servir!

Outra coisa, aproveitando, se alguem tiver conhecimento de causa, será que compensa pagar quase o dobro do preço por um par de memória OCZ, ao invés daquelas "tradicionais" Kingston KVR800D2N5 ? Compensa em desempenho?

Instalei o windows seven ... só que ta faltando RAM!!

Abraços!

Editado por felipetiagofp
avisar qual sistema operacional que estou utilizando

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
sera que alguem que tenha essa placa poderia testar se funciona os athlon II e/ou os phenon II.

por favor.

Aqui está a lista Processadores Suportados:

AM2 Athlon 64 FX FX62

AM2 Athlon 64 x2 3600+

AM2 Athlon 64 x2 3800+

AM2 Athlon 64 x2 4000+

AM2 Athlon 64 x2 4200+

AM2 Athlon 64 x2 4400+

AM2 Athlon 64 x2 4600+

AM2 Athlon 64 x2 4800+

AM2 Athlon 64 x2 5000+

AM2 Athlon 64 x2 5200+

AM2 Athlon 64 x2 5400+

AM2 Athlon 64 x2 5600+

AM2 Athlon 64 x2 6000+

AM2 Athlon 64 3000+

AM2 Athlon 64 3200+

AM2 Athlon 64 3500+

AM2 Athlon 64 3800+

AM2 Athlon 64 4000+

AM2 Sempron 2800+

AM2 Sempron 3000+

AM2 Sempron 3200+

AM2 Sempron 3400+

AM2 Sempron 3500+

AM2 Sempron 3600+

AM2 Sempron 3800+

AM2 Sempron LE1200

Processadores testados:

Phenom X3 Triple-core 8400 (NÃO FUNCIONA)

Phenom X3 Triple-core 8450 (NÃO FUNCIONA)

Phenom X4 Quad-core 9550 (NÃO FUNCIONA)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui está a lista Processadores Suportados:

AM2 Athlon 64 FX FX62

AM2 Athlon 64 x2 3600+

AM2 Athlon 64 x2 3800+

AM2 Athlon 64 x2 4000+

AM2 Athlon 64 x2 4200+

AM2 Athlon 64 x2 4400+

AM2 Athlon 64 x2 4600+

AM2 Athlon 64 x2 4800+

AM2 Athlon 64 x2 5000+

AM2 Athlon 64 x2 5200+

AM2 Athlon 64 x2 5400+

AM2 Athlon 64 x2 5600+

AM2 Athlon 64 x2 6000+

AM2 Athlon 64 3000+

AM2 Athlon 64 3200+

AM2 Athlon 64 3500+

AM2 Athlon 64 3800+

AM2 Athlon 64 4000+

AM2 Sempron 2800+

AM2 Sempron 3000+

AM2 Sempron 3200+

AM2 Sempron 3400+

AM2 Sempron 3500+

AM2 Sempron 3600+

AM2 Sempron 3800+

AM2 Sempron LE1200

Processadores testados:

Phenom X3 Triple-core 8400 (NÃO FUNCIONA)

Phenom X3 Triple-core 8450 (NÃO FUNCIONA)

Phenom X4 Quad-core 9550 (NÃO FUNCIONA)

Amigo Henrique, e o Sempron 140 (2.7GHz/1MB L2/ 45nm) será que funciona nessa placa-mãe?

A proposito, foi você mesmo que testou esses Phenom's nela?

Estou no aguardo...

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou consertando o PC de um cliente que tem essa placa, estava reiniciando seguidamente e a fonte tinha queimado (ele tinha uma Coletek LC-8220BTX S2 de 200 W - Produto Bomba). Orientei ele comprar uma 3R System de 500W (Produto Recomendado) e formatei o PC, o problema parou. Mas segundo o filho dele, algum tempo após eu sair da casa deles (pra variar né...), a placa começou a apitar. O que poderia ser isso? Memória (ele tem 2GB DDR2 667 - um pente da Markivision e outro da Elpida)? Ou superaquecimento do processador (Athlon 4600+) ou é a placa que realmente não é de boa qualidade (sempre tive o pé atrás com ECS). Obrigado pela ajuda.

Editado por Roberto91

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×