Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redes Locais: Placas e Cabos


     327.104 visualizações    Redes    0 comentários
Redes Locais: Placas e Cabos

Cabo Par Trançado

 

Cabo Par Trançado

Esse é o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado: sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair). A diferença óbvia é a existência de uma malha (blindagem) no cabo com blindagem, que ajuda a diminuir a interferência eletromagnética e, com isso, aumentar a taxa de transferência obtida na prática.

 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 6: Par Trançado sem Blindagem (UTP).


 Redes Locais: Placas e Cabos
Figura 7: Par Trançado com Blindagem (STP).

O par trançado, ao contrário do cabo coaxial, só permite a conexão de 2 pontos da rede. Por este motivo é obrigatório a utilização de um dispositivo concentrador (hub ou switch), o que dá uma maior flexibilidade e segurança à rede. A única exceção é na conexão direta de dois micros usando uma configuração chamada cross-over, utilizada para montar uma rede com apenas esses dois micros.

O par trançado é também chamado 10BaseT ou 100BaseT, dependendo da taxa de transferência da rede, se é de 10 Mbit/s ou 100 Mbit/s.

Vantagens:

  •  Fácil instalação
  •  Barato

  •  Instalação flexível
  • Desvantagens:

  •  Cabo curto (máximo de 90 metros)
  •  Interferência eletromagnética



  • Interferência eletromagnética

    Você deve ter sempre em mente a existência da interferência eletromagnética em cabos UTP, principalmente se o cabo tiver de passar por fortes campos eletromagnéticos, especialmente motores e quadros de luz.

    É muito problemático passar cabos UTP muito próximos a geladeiras, condicionadores de ar e quadros de luz. O campo eletromagnético impedirá um correto funcionamento daquele trecho da rede. Se a rede for ser instalada em um parque industrial - onde a interferência é inevitável - outro tipo de cabo deve ser escolhido para a instalação da rede, como o próprio cabo coaxial ou a fibra ótica.


    Categorias

    Ao comprar um cabo par trançado, é importantíssimo notar qual a sua categoria. Embora as categorias 3 e 4 trabalhem bem para redes de 10 Mbit/s, o ideal é trabalharmos somente com cabos de categoria 5, que conseguem atingir até 100 Mbit/s. Com isso já estaremos preparando o cabeamento para comportar uma rede de 100 Mbit/s: mesmo que atualmente a rede trabalhe a apenas 10 Mbit/s, ela já estará preparada para um futuro aumento da taxa de transferência.

  •  Categoria 3: até 10 Mbit/s
  •  Categoria 4: até 16 Mbit/s
  •  Categoria 5: até 100 Mbit/s


  • Pinagem

    Ao contrário do cabo coaxial que possui somente dois fios - um interno e uma malha metálica ao redor, que elimina a interferência eletromagnética -, o par trançado é composto de oito fios (4 pares), cada um com uma cor diferente.

    Cada trecho de cabo par trançado utiliza em suas pontas um conector do tipo RJ-45, que justamente possui 8 pinos, um para cada fio do cabo.

     Redes Locais: Placas e Cabos
    Figura 8: Conector RJ-45

    Teoricamente os cabos podem ser feitos de qualquer maneira, desde que o pino 1 de uma extremidade seja conectado ao pino 1 da outra extremidade e assim sucessivamente para todos os 8 pinos dos conectores, ou seja, se você conectar o fio marrom ao pino 1 de uma extremidade, deverá conectar o pino 1 ao fio marrom da outra extremidade do cabo.

    O problema desse procedimento é que você criará um padrão de cabos só seu e que só funcionará naquela determinada rede. No futuro, se um técnico precisar fazer a manutenção em um cabo, ele ficará simplesmente perdido.

    Nota: A modificação aleatória do ordem dos fios pode causar a "Paradiafonia", que é o vazamento de energia elétrica entre pares de fios do mesmo cabo, podendo causar problemas na rede. Nós observamos que, como o própio nome diz ao cabo, os fios formam pares trançados onde estas tranças protegem os sinais da interferência externa. Esta proteção só existe quando estes pares fazem parte do mesmo circuito. (Ricardo Rodrigues)

    Para evitar esses tipos de problemas, existem dois padrão internacionais amplamente utilizados: T568A e T568B.


    Artigos similares


    Comentários de usuários

    Respostas recomendadas

    Não há comentários para mostrar.



    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

    Criar uma conta

    Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

    Crie uma nova conta

    Entrar

    Já tem uma conta? Faça o login.

    Entrar agora

    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×
    ×
    • Criar novo...

     

    GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

    EBOOK GRÁTIS!

    CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!