Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Supercomputadores Caseiros: Construindo Clusters com o Linux

       
 119.019 Visualizações    Tutoriais  
 3 comentários

Aprenda a construir cluters com o Linux.


Introdução

A constante demanda de poder computacional vem gerando a necessidade de processadores cada vez mais rápidos. Na computação de alto desempenho, utilizada para programação científica, multimídia, gerenciamento de grandes volumes de dados etc., a solução passa por máquinas com múltiplos processadores ou ainda clusters proprietários fornecidos por grandes empresas. Ambas soluções são custosas e de pouca escalabilidade. O projeto Multipingüim viabiliza a computação de alto desempenho e a criação de novos cursos, como os de programação paralela, utilizando microcomputadores ligados em rede, e sistema operacional Linux, que possui distribuição gratuita. As bibliotecas de programação também são distribuídas sem ônus e são perfeitamente compatíveis com as de solução proprietária.

Compartilhar



Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Comentários de usuários


Olá! Li e achei muito interessante seu artigo, mas... Vou ter que sair um pouco do objetivo do seu artigo pra perguntar: é possível um cluster com Windows? Sei que o pessoal do linux tem essa rixa com o windows, mas já procurei tanto na net e ninguém fala nada... Agradeço pela atenção desde já.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí galera gostaria de saber as melhores distros para criacao de um cluster com máquina antigas, por exemplo Pentium 166, ou 486 mesmo! tentei usar o ClusterKnoppix na maquina mestre e o CHAOS 1.5 nas escravas, mas não reconhece, gostaria da opiniao de alguem que já conseguiu montar o tal cluster,

um abraço, Diego Santos

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos Pitanga...

 

Me interessei pelo assunto...  Você teria alguma atualização sobre o tema? E/ou mais material para alguém que deseje agora ou no futuro se aventurar (mesmo não tendo muita experiência?)

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora