Imprimir artigo
Teste do processador Core i7-5960X
por em Testes
Última atualização:
85.762 visualizações
Página 17 de 17

Conclusões

Nós podemos dizer que o Core i7-5960X é o processador para computadores pessoais mais “topo de linha” disponível no mercado atual, baseado em seu preço e suas especificações. Afinal, ele tem dezesseis núcleos (oito reais e oito virtuais através da tecnologia Hyper-Threding), o que é um recorde para processadores voltados a esse mercado, além de acessar memória DDR4 em quatro canais..

Porém, para responder à pergunta se ele é ou não é o processador mais rápido do mercado, você precisa especificar que tipo de tarefas você vai rodar nele.

Se você precisa de um processador rápido para rodar aplicativos que consigam realmente utilizar dezesseis núcleos, provavelmente o Core i7-5960X é o processador mais rápido disponível, como nos sugerem os resultados com o Cinebench R15.

Porém, se você rodar programas que não utilizem todos os núcleos disponíveis, o Core i7-5960X pode ser mais lento do que o Core i7-4770K, que usa uma arquitetura similar, porém com um clock mais alto. Isto ficou bem claro em vários programas que nós utilizamos.

Nós também precisamos ter em mente a questão de preço: o Core i7-5960X custa mais de mil dólares nos EUA, três vezes mais do que o Core i7-4770K (e seu sucessor, o Core i7-4790K) e mais do que quatro vezes o preço do FX-9590 da AMD.

Assim, nós só podemos recomendar o Core i7-5960X para usuários que trabalhem profissionalmente com edição de filmes, renderização em 3D e tarefas similares, onde a adição de mais núcleos de processamento influencia diretamente no desempenho, o que significa menos tempo gasto, e mais trabalho realizado.

Para todos os outros tipo de usuário (incluindo entusiastas por jogos), ele não vale a pena: é mais negócio comprar um processador mais barato e investir em uma placa de vídeo melhor ou em mais placas de vídeo. Você vai levar para casa mais desempenho, gastando menos.

AUTOR
Rafael Otto Coelho
Rafael Otto Coelho
Editor-Chefe

Técnico em Eletrônica, Licenciado em Física e Mestre em Educação, Rafael Coelho é apaixonado por hardware, e trabalha como professor de Física em uma instituição de ensino superior. É também comentarista do nosso podcast e moderador do nosso fórum. Tem como hobby aeromodelismo. Mora em Pelotas/RS.

ARTIGOS RELACIONADOS
ÚLTIMOS ARTIGOS
529.816 usuários cadastrados
1.080 usuários on-line