Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Falha Nossa!

       
 20.097 Visualizações    Editoriais  
 0 comentários

Gabriel Torres publica errata sobre testes de placas de vídeo 3D.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Na pressa de colocar no ar vários testes de placas de vídeo 3D, acabei cometendo um terrível equívoco nos testes que acabaram sendo publicados na segunda quinzena de outubro.

Os fabricantes das placas ficaram tiriticas da vida e os nossos leitores, críticos como sempre, começaram a mandar e-mails reclamando dos resultados publicados.

No início, pensamos em se tratar de reclamações sem sentido. Ocorre que muitos leitores reclamam de nossos testes na base do "achômetro", isto é, não tem o material em casa para testar e ficar reclamando sobre qual o resultado que eles acham que deveriam ser o correto. Sempre ignoramos esse tipo de comentário, pois em geral trata-se de comentários vindo de pessoas defensoras de um produto ou fabricante e são cegas quanto ao que os números estão claramente mostrando. Um exemplo para você entender: em nossos testes do Athlon XP vs. Pentium 4, o processador da AMD foi mais rápido, e recebemos uma chuva de e-mails de defensores do processador da Intel reclamando que os testes estavam errados e que os resultados não deveriam ser aqueles. Se os resultados tivessem favorecido o processador da Intel, com certeza receberíamos a mesma chuva de e-mails só que dos defensores dos produtos AMD.

No caso específico dos testes com as placas de vídeo 3D, o problema foi outro. Foi realmente um vacilo meu, que não usei os drivers mais adequados, fazendo com que algumas placas de vídeo apresentassem um desempenho inferior ao real. Com isso, durante essa semana estarei corrigindo teste por teste.

Esse episódio serviu para nos alertar da importância de se usar o driver mais atualizado possível e também, por conta do ocorrido, alteramos os nossos procedimentos de testes em todos os testes publicados a partir de hoje.

A principal mudança é que entre um teste e outro reformataremos o disco rígido e reinstalaremos tudo. Antes, nós não fazíamos isso, fazendo com que ao longo do tempo existissem várias versões diferentes de drivers instaladas no Windows, muitas vezes fazendo com que mesmo que instalássemos um driver mais atualizado, ele acabava usando um arquivo antigo já instalado (do driver antigo), comprometendo o desempenho da placa testada.

Outra mudança em nosso procedimento de testes é que passaremos a discriminar a versão dos drivers que acompanham a placa, além da versão dos drivers que usamos em nossos testes e que era a mais atualizada na ocasião.

Realmente espero que esse tipo de erro não ocorra mais e com o uso desse novo procedimento com certeza isso será evitado. Assim como você, eu também sou humano e, portanto, suscetível a falhas. O mais importante é a lição que aprendemos com esse episódio.

Os testes que serão reescritos por conterem erros são os seguintes:

 

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×