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Nossa Reunião Mais Importante da CES: Huntkey


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Nossa Reunião Mais Importante da CES: Huntkey

Durante a CES 2012, nós tivemos a oportunidade de sentar e ter uma reunião privada com o presidente da Huntkey, Sr. Lewis, para clarificarmos todos os problemas que tivemos com a Huntkey no passado. Ficamos surpresos ao descobrirmos que o Sr. Lewis é uma pessoa muito humilde, sofisticada e de mente aberta, e todos os problemas que tivemos com esta empresa foram um grande mal-entendido – de ambas as partes, diga-se de passagem – e eu estou feliz em sabe que eles são águas passadas.

A Huntkey pensava que eu e os meus sites (Clube do Hardware no Brasil e Hardware Secrets nos EUA) éramos parciais por termos expostos o problema das fontes de alimentação Green Star (que não são capazes de entregar a potência rotulada), mas não falarmos nada sobre outras marcas que têm o mesmo tipo de problema. É claro que isto não é verdade, como vocês sabem. O que aconteceu foi o seguinte. Como eles não sabem ler português, eles leram os testes que eu publiquei em inglês no meu site Hardware Secrets. Só que lá eu não publico os testes de marcas “nacionais” e, com isso, eles não viram que nós testamos trocentas fontes “porcaria”. Eles também não estavam cientes da enorme lista de “Produtos Bomba”.

Nós temos orgulho de sermos famosos por expormos produtos que não funcionam como o esperado, e por sermos bastante ativos em defender que todas as publicações deveriam adotar a mesma política. No entanto, nós sabemos que há vários sites que simplesmente não postam testes negativos, pois pensam que fabricantes não vão anunciar com eles se eles fizerem isso. Alguns sites, inclusive, aceitam dinheiro para postarem testes, e alguns tiram testes do ar se o fabricante reclamar. Como usuários vão confiar em um site que só fala as mil maravilhas de todos os produtos que eles testam e tiram do ar testes negativos? O maior ativo que uma publicação possui é a sua reputação, e esta não tem como ser comprada. A partir do momento que uma publicação perde a sua reputação, é ladeira abaixo. Inclusive, pela nossa experiência, a maioria dos fabricantes entende que eles vão ter testes negativos sendo publicados de tempos em tempos e também entendem que se uma publicação encontrar alguma falha em um produto, em vez de culpar a publicação, o correto é entrar em contato com o departamento de pesquisa e desenvolvimento, verificar se realmente há um problema, e corrigi-lo. Por outro lado, redatores não podem simplesmente sair falando o que “der na telha”. Toda crítica deve ser fundamentada, provando que realmente há um problema. E redatores precisam ser humildes o suficiente para editarem seus textos quando o problema for do lado deles, e atualizar o teste assim que a falha tiver sido corrigida.

Nesses 15 anos que tenho o Clube do Hardware, apenas algumas poucas empresas resolveram nos culpar por testes negativos. A ASUS foi uma, com o seu representante no Brasil respondendo às nossas alegações em um determinado teste com “nosso produto não tem qualquer problema, pois nossos produtos são os melhores e todo mundo sabe disso”. Como é possível argumentar com um sujeito desses? Felizmente, eu não tenho mais que lidar com essa pessoa.

Teve também a C3Tech, que pegou uma fonte de 400 W da CWT, rotulou como sendo de 600 W, colocou um selo 80 Plus falso e ficou chateada conosco quando expusemos o problema, dizendo a seus clientes que estávamos errados e éramos parciais. Felizmente, os nossos leitores reclamaram tanto com eles que eles finalmente resolveram passar a rotular suas fontes com suas potências verdadeiras.

Teve também o caso daquela empresa chinesa desconhecida que estava fabricando as fontes da Casemall, que nos acusou de estarmos recebendo dinheiro dos concorrentes da Casemall para postarmos que a fonte não conseguia entregar a sua potência rotulada. Minha resposta para a Casemall foi simples: “eu tenho um vídeo aqui com a fonte explodindo. Peça a eles para mandarem um vídeo com a fonte entregando a potência rotulada.” Eles nunca mandaram. Em vez disso, mandaram uma foto do teste da proteção de sobrecarga de potência (OPP) feito no testador de carga deles, com o display da máquina mostrando a potência rotulada da fonte. Dá para acreditar? Eles rotularam a fonte com a potência de ativação da proteção da fonte, que é sempre um valor muito superior à potência real da fonte.

E teve o caso da Huntkey.

Conversando com o presidente da Huntkey, está claro para nós que essa confusão toda foi alimentada pelo distribuidor da Huntkey no Brasil. De acordo com o Sr. Lewis, o distribuidor disse a ele “como eu posso competir nesse marcado onde há fontes rotuladas com potências maiores sendo vendidas por menos?” Este tipo de mentalidade, infelizmente muito comum no Brasil, é que faz com que só tenha lixo sendo vendido no mercado nacional. Obviamente eu discordo veementemente. Só porque tem gente que vende lixo não significa que você tenha que concorrer nessa fatia de mercado. Ao vender produtos com especificações falsas, a reputação da empresa desce pelo cano. Infelizmente, ao confiar em um distribuidor com este tipo de mentalidade, a Huntkey queimou a sua imagem.

Para piorar as coisas, há outro problema comum no Brasil de vendedores empurrarem produtos de baixo desempenho como se fossem produtos topo de linha. Produtos “de entrada” não são necessariamente ruins, desde que você saiba quais são seus benefícios (baixo preço) e suas limitações (baixa eficiência, por exemplo). O problema é quando você compra um Fusca esperando o desempenho de uma Ferrari.

Eu fiquei surpreso ao saber que o Sr. Lewis concorda inteiramente com o meu ponto de vista e quis saber a minha opinião pessoal sobre como melhor atender o mercado brasileiro.

Teve ainda a situação em que eu acusei a Huntkey de tentar me subornar. Aqui o erro foi meu. Temos que colocar em perspectiva que eles não falam nem escrevem inglês muito bem, e eu misturei as coisas quando eles se perderam na tradução (a nossa reunião foi feita em chinês, com o auxílio de uma intérprete). Eles realmente queriam anunciar no Clube do Hardware, mas isso não tinha nada a ver com os testes negativos. Mas da maneira com que a mensagem foi escrita, eu assumi que eles estavam querendo que eu tirasse os testes do ar.

Tudo o que eles queriam era me conhecer melhor, conhecer um pouco mais da minha história e saber sobre os meus planos para os dois sites.

É por isso que é tão importante reuniões cara a cara, já que comunicações virtuais podem criar uma tempestade em copo d’água.

Por fim, quero agradecer o Sr. Lewis pela longa reunião de várias horas, e espero que este seja o início de uma longa e frutífera relação entre nós.

Clube do Hardware e Huntkey


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