Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Guia de Compras de Placas de TV, FM e Captura de Vídeo

       
 96.781 Visualizações    Artigos  
 1 comentário

Conheça os termos técnicos mais usados quando se fala em Placas de Captura e não se perca na hora de fazer a sua escolha.

Guia de Compras de Placas de TV, FM e Captura de Vídeo
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Entendo as Placas de Captura de video e FM/TV

As placas com funções de sintonia de TV, sintonia de rádio e captura de vídeo estão cada vez mais populares. Entretanto, para o usuário não iniciado no assunto, torna-se um pouco difícil entender qual é a diferença entre os vários modelos oferecidos no mercado. Para facilitar, elaboramos um pequeno glossário para que você entenda o que significa os recursos e termos mais comuns desse tipo de periférico.

  • PVR: Significa Personal Digital Video Recorder, ou Gravador de Vídeo Digital Pessoal. É o nome pelo o qual placas com recurso de sintonia e gravação de programas de TV e captura de vídeo estão sendo chamadas. Placas classificadas como PVR permitem a programação da gravação de TV por data e hora, da mesma forma com que você grava pode programar a gravação de programas de TV em seu videocassete.
  • PIP: Significa Picture in Picture, é um recurso comum em televisões mais caras. No caso de placas de TV este recurso permite mostrar ao mesmo tempo o que está passando na TV e tocar um vídeo já gravado. Você escolhe qual dos dois será mostrado em tela cheia e qual será mostrado em uma janela menor.
  • Compressão MPEG: A compressão MPEG é usada em DVDs. Se o chip da sua placa de captura tiver este recurso, significa que ele é capaz de codificar vídeos para gravação em DVD. Quando este recurso não está presente na placa, é o processador da máquina que efetua a codificação do vídeo. A vantagem da placa já ter este recurso é que o processo de codificação de vídeo para a gravação em DVD será mais rápido, pois o processador do micro não será usado neste processo.
  • Time shifting ou live pause: Permite que você pause um programa de TV que você esteja assistindo ao vivo (para ir ao banheiro ou atender ao telefone, por exemplo). Quando você clicar na tecla pause novamente ou na tecla play, o programa continuará tocando da onde ele parou, até encontrar novamente com a programação ao vivo. Este recurso funciona removendo alguns quadros da exibição, fazendo com que a exibição do trecho entre você ter pressionado pause e a programação que está tocando ao vivo seja efetuada de uma maneira um pouco mais acelerada, porém quase imperceptível.
  • CC: Close Caption, sistema de legenda transmitido pela emissora de TV. Para funcionar a transmissão tem que incluir este sistema.
  • Teletext: Sistema que transmite informações tais como notícias, previsão meteorológica, programação de cinema etc pelo sistema de TV. Este serviço não existe no Brasil.
  • Direct Burn: Permite a gravação diretamente em DVD de programas de TV e vídeo que esteja sendo capturado, em tempo real. Com isso o arquivo gerado, em vez de ser gravado no disco rígido, é gravado diretamente em DVD, fazendo com que você economize tempo e espaço no seu disco rígido. Para este recurso funcionar você precisa ter um gravador de DVD, naturalmente.
  • De-interlacing: A televisão usa um esquema de varredura entrelaçada e os monitores de vídeo usam um esquema de varredura não-entrelaçada. Como conseqüência, se você olhar bem de perto imagens capturadas da TV você verá uma série de linhas. O esquema de desentrelaçamento consiste em remover estas linhas típicas de imagens capturadas de TV, aumentando consideravelmente a qualidade da imagem capturada.
  • Streaming: técnica de se transmitir um vídeo ou som sem a necessidade de se ter o arquivo completo para iniciar a reprodução. No caso de placas de FM, TV e captura, este recurso permite que um vídeo ou áudio que esteja sendo capturado possa ser transmitido ao vivo pela Internet ou rede, ao mesmo tempo. Algumas placas permitem o streaming somente de arquivos já capturados, não permitindo o streaming ao mesmo tempo em que você captura a TV, rádio ou vídeo.
  • RGB: Melhor sistema de cabos para a transmissão de imagens, onde cada componente de cor (vermelho, verde e azul) é transmitido em um cabo individual. Infelizmente este sistema não é encontrado em sistemas caseiros, somente em sistemas profissionais.
  • Video componente: Sistema de cabeamento de alta qualidade, porém inferior ao RGB. Neste padrão são usados três conectores, chamados Y (conector verde), Pb (ou Cb ou ainda B-Y, conector azul) e Pr (ou Cr ou ainda R-Y, conector vermelho). No conector Y são transmitidas as informações de vídeo (imagem preto-e-branco) enquanto nos outros dois conectores são transmitidas as informações de cor.
  • S-Video: Sistema de cabeamento inferior ao vídeo componente, que usa um conector contendo três fios, um para a transmissão das informações de luminância (imagem preto-e-branco), outro para transmissão das informações de crominância (informações de cor) e um fio terra.
  • Vídeo composto: Sistema de cabeamento inferior ao S-Vídeo que usa um conector com dois fios – um terra e outro para a transmissão do sinal de vídeo em si. É o sistema usado por videocassetes, sendo o sinal usado nos plugues chamados video in e video out. É o sistema que oferece pior qualidade de vídeo.
  • CVBS: Outro nome para vídeo composto, a sigla significa Color, Video, Blanking e Sync.
  • RF: Abreviatura de radiofreqüência. É o sistema de transmissão de sinal usado pela televisão.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Este glosário está excelente :palmas:

Agora só falta um artigo fazendo comparação entre as placas mais comuns do mercado :bandeira:

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×