Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee

       
 51.453 Visualizações    Testes  
 1 comentário

Testes realizados com a Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee.

Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Desde que nós vimos esta placa de vídeo durante o evento Chaintech Reloaded 2003 estávamos loucos para testá-la. Seguindo a tradição da Chaintech na fabricação de placas de alta qualidade e desempenho, a sua GeForce FX 5600 – que faz parte da sua série Apogee – traz recursos inéditos para uma placa de vídeo.

O modelo que testamos é conhecido internamente na Chaintech por A-FX61 e é baseado no chip GeForce FX 5600, que é o chip intermediário da série GeForce FX. Acima dele temos hoje o GeForce FX 5900 e, abaixo, o GeForce FX 5200.

É difícil descrever esta placa de vídeo em poucas palavras, pois tudo nela é diferente de tudo que já vimos. Então, vamos por partes. Sua parte superior é protegida por uma caixa de acrílico transparente, com a inscrição Apogee. Abaixo desta caixa de acrílico há uma proteção de metal, dourada. Veja na Figura 1.

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee
Figura 1: Placa de vídeo GeForce FX 5600 Apogee da Chaintech.

Continuando nossa inspeção externa, vamos dar uma olhada na parte traseira da placa. Nela há um dissipador de calor dourado muito bem instalado sobre os chips de memória, como você pode ver na Figura 2.

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee
Figura 2: Placa de vídeo GeForce FX 5600 Apogee da Chaintech, vista de costas.

O dissipador de calor do processador de vídeo merece uma atenção especial, pois não se trata de um cooler convencional. Para que você consiga ver e entender o cooler do processador de vídeo, nós desmontamos a placa, removendo a caixa de acrílico. Veja na Figura 3.

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee
Figura 3: Cooler do processador.

Veja que sobre o processador de vídeo está instalado um cooler passivo, sem ventoinha, e a ventoinha está ao lado. O interessante é que os chips de memória também estão dotados de bons dissipadores de calor, e os chips ao lado do processador também recebem a ventilação da ventoinha.

Mas o grande barato dessa placa de vídeo é ter dois LEDs azuis, que acendem quando o micro é ligado. Um LED está soldado sobre a placa de circuito impresso e outro está preso na lateral da caixa de acrílico, ambos iluminando as palavras "Apogee" que existem gravadas no acrílico, veja nas Figuras 4 e 5.

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee
Figura 4: LEDs azuis da GeForce FX 5600 da Chaintech.

Placa de Vídeo Chaintech GeForce FX 5600 Apogee
Figura 5: Detalhe da iluminação.

Realmente dá um bonito efeito visual, principalmente se você usar um gabinete todo de acrílico ou pelo menos com a lateral de acrílico.

Em ambas as fotos você confere dois detalhes sobre esta placa. Primeiro, por seu tamanho, ela obrigatoriamente ocupa o slot PCI ao lado do slot AGP (mas como o dissipador de calor do lado de trás dela é fino, ela não encosta em nenhum componente da placa-mãe). Segundo, assim como ocorre com demais placas de vídeo de alto desempenho (Radeon 9800, Radeon 9700, GeForce FX 5900), ela usa um conector de alimentação extra (plugue padrão usado na alimentação de discos rígidos).

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


ola galera eu sou novo aqui

sei que não tem nada a ver com a placa de video

mas gostaria de uma orientação de como faço para postar minhas duvidas

aqui no clube ja fuxei na net mas não entendi muito bem como fazer uma pergunta...-_-

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário







Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×