Ir ao conteúdo
Entre para seguir isso  

Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro

       
 43.033 Visualizações    Testes  
 0 comentários

Testes realizados com a Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro.

Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro
Gabriel Torres Editor executivo do Clube do Hardware

Introdução

Além de placas-mães topo de linha, a Gigabyte também produz excelentes placas de vídeo. O modelo Maya II R9500 Pro utiliza a versão 9500 Pro do badalado chip Radeon, da ATI. A grande vantagem desse chip é que ele é muito rápido, mas não é tão caro quanto o Radeon 9700 Pro.

Temos visto que não há muita diferença de desempenho entre duas placas de vídeo de fabricantes diferentes que usam o mesmo processador de vídeo, com isso possivelmente placas de vídeo de outros fabricantes usando esse mesmo chip devem obter desempenho similar ao modelo testado da Gigabyte servindo, portanto, de referência para avaliarmos o desempenho do chip Radeon 9500 Pro.

O Radeon 9500 Pro suporta o barramento AGP 8x e em nossos testes usamos uma placa-mãe com barramento AGP 8x. Assim, se você não tiver uma máquina com barramento AGP 8x, pode ser que você não consiga obter um desempenho tão alto quanto obtivemos em nossos testes.

Vamos falar um pouco da placa, depois passaremos à nossa bateria de testes e, por fim, nossas conclusões finais.

Nós vemos a placa na Figura 1. Como esta é uma placa de alto desempenho, ela consome mais corrente elétrica dos que as placas de vídeo convencionais. Por isso, ela vem com um plugue que deve ser ligado à fonte de alimentação do micro. Essa ligação deve ser feita através de um dos plugues de alimentação para unidades de 3 1/2" da fonte. Caso a sua fonte não tenha um plugue desse tipo disponível, a placa vem com um cabo Y que adapta um plugue de 5 1/4" em 3 1/2". Se você se esquecer de instalar esse plugue, não há problema: ao ligar o micro aparecerá uma mensagem de erro informando sobre esse problema.

Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro
Figura 1: Placa de vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro.

A placa tem 128 MB de memória DDR de 3,6 ns da Hynix, uma memória rápida e de boa qualidade.

Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro
Figura 2: Detalhe de um dos circuitos de memória da Gigabyte Maya II R9500 Pro.

Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem com um adaptador que transforma essa saída S-Video em vídeo composto (RCA). Ela também vem com um cabo S-Vídeo e um cabo RCA.

Placa de Vídeo Gigabyte Maya II R9500 Pro
Figura 3: Cabos que acompanham a Gigabyte Maya II R9500 Pro.

Um grande diferencial dessa placa é que ela vem com quatro jogos completos grátis: Serious Sam, Rune, On e 4x4 EVO.

Compartilhar



  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×