Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Clebes

RESOLVIDO Validação de dados

Recommended Posts

Bom dia

 

Tenho um documento em excel, e neste, várias planilhas (abinhas ou guia ou orelhas ) como cada um entende.

Plan1

Plan2

Plan3

Plan4

Plan5

Plan6

Plan7

Plan8

Plan9

Plan10

PlanilhaIndice

 

 

Eu gostaria de na "PlanilhaIndice"   ter uma validação de dados com um conjunto de validação de textos, em uma lista suspensa.

 

Depois em todas as outras planilhas   "plan1" ....até... a "Plan10"    todas elas em determinadas células, usasse a mesma validação dos dados,  sem eu precisar fazer isto célula a célula ...planilha ........a planilha

 

Seria com um Indice.

 

A ideia de ter um validação (como indice para todas planilhas) seria que ....  vamos supor que neste indice eu tenha 10 opções de escolha como texto .........como validação de dados........ e eu queira acrescentar mais duas opções, eu acrescentaria estas 2 opções a mais, apenas na planilha de indice e nao ....em cada planilha

 

 

 

Espero ter explicado  bem

 

Obrigado

Clébes

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente:

1. faça a lista para a Validação, por exemplo, na coluna "A" da Plan1
2. nomeie a lista e atribua a ela a fórmula abaixo adaptada (a fórmula formará um intervalo dinâmico.
3. aplique a Validação no intervalo desejado em uma das planilhas, atribuindo o nome antes dado
4. faça um copiar (Ctrl+C) do intervalo recém formatado com a Validação
5. selecione todas as demais planilhas nas quais queira aplicar a Validação (selecione a primeira, mantenha apertada Shift e selecione a última)
6. selecione o intervalo em que deseja aplicar a Validação e cole (Ctrl+V)

=DESLOC(Plan1!$A$1;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A);1)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  •  

    Experimente:

    1. faça a lista para a Validação, por exemplo, na coluna "A" da Plan1

    2. nomeie a lista e atribua a ela a fórmula abaixo adaptada (a fórmula formará um intervalo dinâmico.

    3. aplique a Validação no intervalo desejado em uma das planilhas, atribuindo o nome antes dado

    4. faça um copiar (Ctrl+C) do intervalo recém formatado com a Validação

    5. selecione todas as demais planilhas nas quais queira aplicar a Validação (selecione a primeira, mantenha apertada Shift e selecione a última)

    6. selecione o intervalo em que deseja aplicar a Validação e cole (Ctrl+V)

    =DESLOC(Plan1!$A$1;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A);1)

    Oswaldo,

    bom dia, primeiro lugar te agradeço a dica.

    Mas eu nao entendo bem alguns recursos

    a lista eu até criei , mas fiquei em duvida de como fazer passo 2, 3 (aplicar eu sei mas como atribuir o nome dado ja nao sei), dai em diante me perdi

     

    teria com dar um passo a passo ? se nao for pedir muito ?

    Obrigado

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Oswaldo 

    de novo ... parece brincadeira mas mesmo com teu exemplo eu nao consegui

     

    Eu até entendi e, criei a lista

    fui no gerenciador , fiz o novo ....coloquei o nome , copie a formula e colei , dei ok , fechar

     

    fui na planilha que eu queria fazer a validação de dados

     

    selecionei o intervalo aonde eu queria aplicar

     

    fui no menu validação de dados / Permitir / Lista / dei o nome da lista (exatamente como dei nome acima)

     

    porém quando eu clica na fórmula ela abre a lista suspensa mas o unico nome que aparece é o próprio da lsita e nao o conteudo criado nas celulas do intervalo 

     

    o que pode ser ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Verifique como está escrito o nome do intervalo na caixa da VD: o correto é =NomeDoIntervalo, com sinal de igual e sem aspas; se estiver "NomeDoIntervalo" ou "=NomeDoIntervalo" ou NomeDoIntervalo não funciona.

    Editado por osvaldomp

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá

    Osvaldomp

     

    Desculpe a demora para dar o retorno mas andei meio enrolado no serviço aqui

     

    testei Hoje e Show , deu certinho para o que eu queria...  eu estava errando no passo 5 teu : 

    5. no menu >> Validação de Dados >> na caixa Permitir selecione Lista e colocar na fonte o nome com sinal de igual (no meu caso eu esqueci o sinal de =) 

     

    agora testei e deu certo 

     

    Um unico porém que nao deu certo (agora nao é estão importante para mim, é o lance de auto ajuste da lista) o que eu entendo que se eu tivesse na lista 10 opções e fosse la mais adiante e colocasse mais 2 opções a lista teria então 12..opções e estas duas opções a mais apareceriam em todas as planilhas automáticas

    mas nao apareceu

     

     

    Mas o principal deu certo

     

    Obrigado 

    Abraço

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Um unico porém que nao deu certo (agora nao é estão importante para mim, é o lance de auto ajuste da lista) o que eu entendo que se eu tivesse na lista 10 opções e fosse la mais adiante e colocasse mais 2 opções a lista teria então 12..opções e estas duas opções a mais apareceriam em todas as planilhas automáticas

    mas nao apareceu

     

     

    Fala, Clebes. Beleza?

    Provavelmente você não colocou as duas opções que você acrescentou logo abaixo da lista de opções, ou seja, deixou células vazias no interior da lista. Algum impedimento para colocar mais opções sem deixar células vazias?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ola, Osvaldo tudo bem !!

     

    de repente pode ser ai o erro, no teu exemplo eu entendi e eu fiz assim,

     

    Na coluna "A"  eu coloquei opções de validação iniciando com textos na linha 2....deixando a linha 1 EM BRANCO , como opção da limpar o filtro então assim:

     

    A1 = ""

    A2 = Opção1

    A3 = Opção2

    A4 = Opção4

    A5 = Opção5

     

    digamos que estes seriam os "textos"  que apareceriam na caixa de listagem para ser escolhida

    porém ao criar a lista eu selecionei toda a coluna "A"  de A1 até A30m eu tinha entendido que por exemplo se ei fosse ali na A6 e inclui-se um novo texto como A6 = Opção6, isto já iria aparecer automaticamente na caixa de filtro, mas, porém não aconteceu isto.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Boa  tarde !

     

    Osvaldo !!!

    você entendeu ou sabe me dizer porque em partes o que coloquei acima na ultima resposta ......o que nao funcionou ? quando acrescento uma nova opção de validação na planilha indice ...e nao vai para as demais ?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Fala, Clebes.

    Beleza?

    Se acrescentar uma opção ao final da lista sem deixar célula vazia essa nova opção com certeza aparecerá na lista de Validação.

    Sugiro que você disponibilize aqui uma amostra do seu arquivo com a Validação aplicada e os intervalos nomeados, ou seja, se for conveniente, altere/exclua dados confidenciais, porém não altere a estrutura do arquivo antes de colocá-lo aqui.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Osvaldo
     
    Segue o anexo o Indice de validação está na planilha "Plan1"
    coluna "A" da linha 1 ate 19
     
     
    esta validação tem que funcionar entre as planilhas "L02"  até "L30"
    na coluna "w"
    das linhas W3 até W34
     
     
    a minha duvida é quando eu querer ir la na PLAN1  na coluna A  e após a linha 19 ...acrescentar mais um tipo de filtro e que isto reflita para todas as demais planilhas L02 ate L30 ...automaticamente 
     
     
    Clebes
     

     


     

    Osvaldo
     
    Segue o anexo o Indice de validação está na planilha "Plan1"
    coluna "A" da linha 1 ate 19
     
     
    esta validação tem que funcionar entre as planilhas "L02"  até "L30"
    na coluna "w"
    das linhas W3 até W34
     
     
    a minha duvida é quando eu querer ir la na PLAN1  na coluna A  e após a linha 19 ...acrescentar mais um tipo de filtro e que isto reflita para todas as demais planilhas L02 ate L30 ...automaticamente 
     
     
    Clebes
     

     

     

    estou tentando achar como anexar um modelo por aqui mas nao estou conseguindo .....junto a barra de ferramentas nao tem um botao para inserir anexo 


    Osvaldo
     
    Segue o anexo o Indice de validação está na planilha "Plan1"
    coluna "A" da linha 1 ate 19
     
     
    esta validação tem que funcionar entre as planilhas "L02"  até "L30"
    na coluna "w"
    das linhas W3 até W34
     
     
    a minha duvida é quando eu querer ir la na PLAN1  na coluna A  e após a linha 19 ...acrescentar mais um tipo de filtro e que isto reflita para todas as demais planilhas L02 ate L30 ...automaticamente 
     
     
    Clebes
     

    teste.xlsx

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    estou tentando achar como anexar um modelo por aqui mas nao estou conseguindo .....junto a barra de ferramentas nao tem um botao para inserir anexo 

    1. clique com o direito no nome do arquivo e escolha comprimir/compactar

    2. no rodapé do tópico clique em "Mais Opções"

    3. abaixo da caixa pata texto clique em "Escolha os arquivos..."

    4. após carregar clique em "Responder"

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Fala Clebes.
    O problema é que a célula "A1" da lista utilizada para a Validação está vazia.
    Daí, se houver por exemplo 17 itens na lista, de A2 até A18 como você colocou, a Validação irá exibir 17 linhas a partir de "A1", ou seja, irá exibir de A1 até A17, então a linha A18 não será exibida.

    Para contornar acrescente +1 na fórmula utilizada para nomear o intervalo:

     

    =DESLOC(Plan1!$A$1;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$A:$A)+1;1)

    Editado por osvaldomp

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • bom dia, Osvaldo

     

    com este +1......consigo sempre ir adicionando mais opções de filtro caso apareça necessidades ? mais de uma ou fica limitado apenas a mais uma ?

     

     

    A intenção de a primeira celula "A1"  ter ficado vazia é que  a gente possa limpar o conteúdo no futuro

    ou seja de inicio irá ser apontado uma medida a ser tomada de inicio ........apos a medida ter sido solucionado....então temos que tirar este apontamento do filtro e então a solução que achei seria ....limpar o conteúdo 

     

    Aproveitando o ganho aqui.....2 perguntas :

     

    1) dentro desta lista que irá aparecer os valores tem como aparecerem por ordem alfabetica ...dentro da caixa de listagem ou eu tenho que por em ordem ......quando no momento que monto a lista......?  (porque se eu acrescentar mais opções ficam fora de ordem alfabetica ...facilitaria se tivesse como por em ordem alfabetica)

     

    2) como posso fazer um filtro por exemplo em uma célula qualquer se for em "branco "   para que limpe o conteúdo da célula (que tinha um filtro de opção) 

     

    Exemplo na célula do filtro .....tinha algo la como um filtro definido como 

     

    Cpu em conserto

     

    daí, se o valor de uma outra célula for branco eu queria que ele limpasse o conteudo ou seja o texto CPU EM CONSERTO para branco ?

     

    Se você me entendeu 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

     

    com este +1......consigo sempre ir adicionando mais opções de filtro caso apareça necessidades ? mais de uma ou fica limitado apenas a mais uma ?

    Da forma que foi nomeado, o intervalo tornou-se dinâmico, isto é, pode incluir/excluir itens na lista.

     

    A intenção de a primeira celula "A1"  ter ficado vazia é que  a gente possa limpar o conteúdo no futuro

    ou seja de inicio irá ser apontado uma medida a ser tomada de inicio ........apos a medida ter sido solucionado....então temos que tirar este apontamento do filtro e então a solução que achei seria ....limpar o conteúdo 

    Sugiro que, ao invés dessa manobra, selecione a célula e aperte Delete que é mais prático e mais rápido. E ainda trará um benefício: não precisará manter A1 vazia.

     

    Aproveitando o ganho aqui.....2 perguntas :

    1) dentro desta lista que irá aparecer os valores tem como aparecerem por ordem alfabetica ...dentro da caixa de listagem ou eu tenho que por em ordem ......quando no momento que monto a lista......?  (porque se eu acrescentar mais opções ficam fora de ordem alfabetica ...facilitaria se tivesse como por em ordem alfabetica)

    A lista aparece na Validação da mesma forma que está no intervalo de origem. Sugiro que você ordene a lista na origem após cada alteração.

     

    2) como posso fazer um filtro por exemplo em uma célula qualquer se for em "branco "   para que limpe o conteúdo da célula (que tinha um filtro de opção) 

    Exemplo na célula do filtro .....tinha algo la como um filtro definido como 

    Cpu em conserto

    daí, se o valor de uma outra célula for branco eu queria que ele limpasse o conteudo ou seja o texto CPU EM CONSERTO para branco ?

    Se a célula a ser limpada está no intervalo com Validação é possível fazer isso por macro. Nesse caso você precisa informar quais as células envolvidas pra montar o código.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×