Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Joseane W.

Exercício sobre matrizes

Recommended Posts

Joseane W.    1

Oiii :) a recém comecei em programação e por enquanto não sei nada além de arraylists, não aprendi matrizes e etc. Recebi esse exercício: 

 

A solução *NÃO* deve ter uma interface gráfica. A saída do programa deve ser apenas texto no console.

A solução *NÃO* deve conter bibliotecas externas. A única exceção é para frameworks de testes (JUnit, por exemplo).

 

Exercício:

EXPLORADOR DE MARTE

 

Um grupo de robôs viajantes da NASA está prestes a desembarcar em uma planície de Marte. Esta planície, a qual é curiosamente retangular, deve ser explorada por estes robôs para que suas câmeras on-board possam mapear a vista do terreno que os envolve e enviar as imagens de volta à Terra.

A posição do robô viajante e sua localização é representada pela combinação de coordenadas X e Y e de uma letra representando uma das quatro posições cardeais. A planície é dividida em uma matriz para facilitar a navegação. Um exemplo de posição poderia ser 0, 0, N, o que significa que o robô está no canto inferior esquerdo, virado para o Norte.

Como forma de controlar o robô viajante, a NASA envia uma simples String de letras. As letras possíveis são ‘L’, ‘R’ e ‘M’. ‘L’ e ‘R’ fazem o robô girar 90° para a esquerda ou para a direita, respectivamente, sem movê-lo de sua posição atual. ‘M’ significa que o robô deve se mover uma posição para frente mantendo a mesma direção original.

Assuma que o Norte da matriz de (x, y) é (x, y+1).

ENTRADA:

A primeira linha da entrada é o lado superior direito da planície, o lado inferior esquerdo é (0, 0).

O resto dos dados de entrada referem-se aos robôs viajantes que já estão preparados nas suas respectivas planícies em marte. Cada robô recebe duas linhas de entrada. A primeira linha revela a posição e a segunda linha é uma série de intruções que informa como o robô deve explorar a planície.

A posição consiste de dois números inteiros e de uma letra, separados por espaços em branco, correspondendo às coordenadas X e Y e a orientação robô.

Cada robô explorador finalizará a tarefa de forma sequencial, ou seja, o segundo robô só irá se mover após o primeiro já ter completado sua tarefa.

SAÍDA ESPERADA

A saída para cada robô deve ser sua coordenada final e a orientação para onde está apontado.

ENTRADA E SAÍDA

Teste de entrada:

5 5

1 2 N

LMLMLMLMM

3 3 E

MMRMMRMRRM

Expected Output:

1 3 N

5 1 E 

 

Vocês sabem se ele é resolvido através de matrizes mesmo ou se eu consigo, sem saber matriz, resolvê-lo?

 

Obrigada :)

Editado por Joseane W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
psykotico    48

Existe forma de resolvê-lo sem matriz sim, sempre tem ;) ... mas vai acabar sendo mais complexo para você compreender o que está fazendo e o que ele deve fazer ... vai da sua lógica ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×