Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual ssd comprar?


Vitor Palermo

Posts recomendados

Fala pessoal. Estou com uma dúvida daquelas: quero investir em um SSD para meu notebook, e não sei qual modelo adquirir.

Estava lendo a respeito sobre SSD e me deparei com o fato das memórias sincrônicas e assincrônicas. O desempenho da sincrônica é altamente melhor, porém essa informação não está contida nas especificações da maioria dos SSDs que achei no google. 

Eu pretendo comprar um SSD de 240GB com memória sincrônica e queria investir até uns R$400,00,
vocês acham possível? 
Tem alguma outra característica que seja muito importante na hora de comprar um SSD?
Eu queria dica de modelos e marcas dentro do que procuro porque realmente está difícil... não quero investir em algo, me frustrar e culpar a tecnologia quando eu que não soube escolher direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Vitor, aí já estamos falando de uma informação mais específica. Uma maneira de descobrir se são ou não o ideal seria pegar o modelo desejado e consultar no site do fabricante (caso não conste no site da loja), e se não constar no site do fabricante pode verificar se algum fórum testou o produto e consta essa informação ou ainda entrar em contato através do SAC do fabricante e perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrianDias acabei de ver um modelo da Sandisk. Não consta a informação no site do fabricante e não encontrei nenhum tópico citando se ele é sincrônico ou assincrônico. Pelo que to sabendo as próprias empresas dificultam o acesso a essa informação. O que é triste pois é algo que conta bastante na hora de comprar um SSD. 

Alguém tem conhecimento de algum modelo sincrônico para me indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre fico na dúvida. Eu queria comprar um que houvesse 250GB de espaço, pois pretendo instalar nele o S.O e alguns jogos, e talvez uns dois programas de edição. Os de 120GB tem uma diferença boa no preço, mas tenho medo de acabar superlotando ele. 
Pelo que sei os da Samsung são os melhores, mas o mais barato que encontrei desta marca dentro do tamanho que procuro foi 500 reais - não rola porque além do SSD irei comprar um adaptador sata para plugar meu HD no lugar do drive de CD/DVD e ainda comprarei uma memória ram de 8GB. 

Eu não tenho muito conhecimento na área de SSD, fiz uma boa pesquisa na madrugada de ontem mas acabei entrando nessa questão da memória sincrônica ou assincrônica. Dei uma lida no review daqui e achei ótimo, mas ainda estou com receios de adquirir um produto que não tenho o desempenho que eu espero.

Este está dentro do que procuro. Valeria a pena?

https://www.sandisk.com.br/home/ssd/ultra-ii-ssd?capacity=240gb

Não consta informação sobre memória sincrônica ou assincrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Palermo Desculpa a demora aí pra responder brother mas na verdade embora eu goste bastante do tema, também não sei tudo a respeito e esse lance de memória Síncrona ou Assíncrona foi meu ponto fraco.

Lendo um pouco a respeito, diz-se que da Assíncrona para a Síncrona temos uma melhoria na casa dos 100% ou mais (falando grosseiramente) na velocidade de escrita e leitura de dados no disco. E quando falamos em melhoria de velocidade, tudo que puder ajudar é bem vindo, principalmente se o custo não for gritante de uma opção para outra; o que na teoria parece ser o caso do SSD, todavia na prática acredito que na gama de marcas e modelos disponíveis (atualmente) há uma variação grande SIM nos valores encontrados e isso também influencia bastante (para a maioria dos mortais, principalmente nós brasileiros que sofremos com preços de componentes) na escolha.

Mas "se for mais caro, compensa pagar a diferença?" (a resposta depende de cada pessoa e principalmente para que fim usará tal recurso).

 

Apenas para ajudar a ilustrar uma análise. No HD convencional de uso doméstico nós temos uma taxa de transferência na faixa dos 60 a 100 MB/s e ele normalmente leva de 10 a 15 milissegundos para acessar um arquivo aleatório. No SSD a taxa de transferência nos primeiros modelos era na casa dos 250 MB/s e hoje já temos modelos que chegam a 500 MB/s (como este que você mandou o link da SanDisk) e o tempo de acesso à um arquivo é em torno de 0,1 ou 0,2 milissegundos.

Uma vez colocados estes dados podemos entender que só na passagem do HD para o SSD a velocidade já aumentou pra caramba e isso foi perceptível, como em testes de tempo de boot do Windows e etc. Só que se pararmos para pensar, qualquer aumento de velocidade a partir dos primeiros modelos lançados de SSD já não são tão fáceis de perceber já que o tempo de acesso de arquivos é absurdamente pequeno (nem dá tempo de piscar e 1 milissegundo já passou faz tempo).

 

O que quero dizer não é que qualquer melhoria de velocidade não seja bem vinda, não é isso, porque em trabalhos com quantidades maiores de dados aí sim é possível observar a diferença. O que quero dizer é que para usuários convencionais, um dos modelos mais recentes de SSDs deve dar e sobrar em termos de desempenho.

 

Ah, mas daí temos a questão da tecnologia Síncrona e Assíncrona. Se de um para o outro temos uma melhoria de 100% ou mais não vale a pena ir atrás de um SSD com memória Síncrona? Pois bem, VALE RESSALTAR que o que acontece é que essa melhoria é observada quando trabalhamos com dados que não podem ser comprimidos como músicas, fotos e vídeos. E não é que o SSD tem taxa de transferência de 500 MB que ele vai ficar com 1 GB, não é isso. Na verdade, o que acontece é que o acesso a estes dados que não podem ser comprimidos é feito em velocidades diferentes por cada tipo de memória. Em teste realizados a Síncrona conseguiu alcançar a taxa de 500 MB/s enquanto que a Assíncrona alcançou a faixa dos 200 MB/s.

Certamente para pessoas que vão trabalhar com este tipo de dados de uma forma MASSIVA talvez seja um detalhe de peso cada tipo de memória, mas para o usuário convencional não vejo que deve ser motivo de stress.

 

Você perguntou de modelos que possuem essa tecnologia de memória síncrona, numa publicação falaram de dois modelos que são "OCZ Vertex 3 e o Corsair Force GT", mas esse texto onde ví esses nomes é de 3 anos e meio atrás, então certamente se essa é uma tecnologia que faz muita diferença, no decorrer do tempo tornou-se mais usual na fabricação dos modelos que saíram de lá pra cá e quem sabe seja até difícil encontrar um que não seja (estou supondo). O problema é que realmente essa informação sobre o tipo de memória não se encontra com facilidade nos dados técnicos dos produtos, algo que deveria mudar.

Numa consulta à preços que fiz há alguns meses, no quesito custo x benefício a SanDisk realmente se destacou porque ela tem preços bem agressivos.

 

Enfim, como você disse que pretende pegar um SSD com espaço suficiente para colocar um S.O., alguns programas e até alguns jogos. No meu caso isso não daria certo, porque só de jogos já estourava o limite, afinal os atuais costumam ser bem grandinhos (kkkkk).

Se você está certo de que eles caberão nos 250 Gb ok! Mas se não estiver certo disso, talvez uma boa opção seria pegar um SSD (quem sabe até o de 120 Gb, causando impacto no preço), colocar nele o S.O. e os programas principais e colocar os jogos e os dados (fotos, músicas e vídeos) num HD. É claro, se o acesso "mais lento" à esses dados não for te causar problemas. Mas pelo menos o S.O. e teus programas deverão responder numa velocidade boa de se ver!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para agregar, eu estava lendo outro tópico aqui do fórum sobre SSDs e num dos comentários um colega disse o seguinte:

"Algo interessante sobre o Sandisk é que ele não pede nota fiscal da compra para poder te dar garantia, você consegue pedir RMA registrando o produto apenas com o numero de série.

...

Este review mostra que o desempenho dele é semelhante ao do Samsung 840 EVO. Eu estou tentado a comprar ele agora, pois mesmo que ele seja um pouco mais lento ele também é mais barato e me da 3 anos de garantia."

 

Parece que esse Samsung 840 EVO é um dos queridinhos da galera. E o SanDisk (exatamente o modelo que você mandou o link anteriormente) teria desempenho semelhante à ele.

Já que você pretende adquirir um SSD, acho válido dar uma olhada nesse tópico onde o colega passa informações e dá várias dicas legais, como algumas coisas que é bom alterar ou até desativar no S.O. para aumentar o desempenho e tempo de vida:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BrianDias cara, MUITÍSSIMO obrigado por essa análise. Me ajudou muito com as dúvidas que tenho. Já havia ouvido falar em SSD, mas não sabia muito sobre, então quando decidi comprar me encontrei cheio de dúvidas e aquela insegurança.
Irei optar pelo Sandisk mesmo - cheguei a pensar em comprar um da Samsung com apenas 120GB, mas pelo que to vendo vale a pena comprar um Sandisk e ninguém tem muitas reclamações sobre ele. 
Eu pretendo, na realidade, instalar apenas o S.O e um jogo em específico que tem muitas telas de carregamento que já até são otimizadas e levam torno de 30 segundos, mas pelo que vi em um SSD não passa de 5. 

Fico super agradecido pois agora me sinto mais confiante em adquirir um SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Palermo que bacana que foi útil pelo menos não gastei os dedos digitando à toa... hehehe, se bem que na verdade esse tema foi bom pra eu melhorar um pouco mais meu conhecimento a respeito.

Bom, nesse caso que você pretende instalar um jogo específico (se ele não for muito grande) certamente vais gostar do desempenho.

É claro que em termo de marca de SSD vai ter gente que vai dizer: "SSD bom é só Samsung e Intel". Só que é um produto que já está no mercado há alguns anos e certamente outras empresas já adquiriram know how pra fazer os seus também.

Boa sorte aí, qualquer coisa compartilhe conosco a sua experiência quando tiver com o SSD em mãos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!