Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com string em pascal.


Posts recomendados

Olá. Eu estava fazendo um programa que eleva um número real ao quadrado e depois pergunta se o usuário deseja elevar outro número. Porém, quando eu escrevo para ler a variável "a", do tipo string, em "read(a);" ela simplesmente não lê e continua o programa. Segue o programa completo:

Program potencia;

var
   num, q: real;
   a: string;
   r: boolean;
   
Begin
   r := true;
   while r = true do
   begin
      write('Insira o valor a ser elevado: ');
      read(num);
      q := num*num;
      writeln('O quadrado de ', num:0:4, ' é igual a ', q:0:4, '.');
      
      write('Você quer elevar outro número? (s - sim // n - não): ');
      read(a);
      if a = 'n' then
         r := false;
   end;      
End.

Dessa forma, a variável "r", do tipo boolean, sempre fica como true e o programa vira um loop infinito, onde o usuário consegue continuar elevando números, mas nunca pode digitar "n" para sair do programa. Alguém poderia me dizer o motivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso mesmo. Eu tinha até tentado colocar readln no "read(a);", mas não tinha funcionado, só depois vi que tinha que ser readln no "read(num);". Ontem quando estava procurando por soluções, achei esse mesmo post que você enviou, então entendi a diferença entre read e readln e deu certo o programa. Agora vou usar praticamente sempre o readln. Muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!