Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lubuntu - firefox CPU 100%


Guidelazeri

Posts recomendados

Pessoal,
Adquiri um novo pc faz alguns meses e resolvi tentar aproveitar o pc antigo depois de ler um artigo na internet sobre sistemas leves baseados em Linux (Lubuntu).
http://www.expertreviews.co.uk/software/operating-systems/1404547/top-5-lightweight-linux-distros-for-older-pcs
Configuração: placa-mãe asus k8v-x se / 1gb+512mb ddr / processador AMD 1,6Ghz Sempron 2800+ / placa de vídeo Geforce FX5200 / hd Samsung 250gb)
Esse PC possuía Windows xp 32 bits e era muito chato utilizar os browsers de navegação de internet. Qualquer pequeno movimento (rolar a página, digitar campos de senha, abrir nova aba, etc) e ele já batia em 100% de CPU, não trabalhava liso, funcionava agarrando a todo momento.
Pelas pesquisas sobre as distribuições Lightweight Linux, achei que seria uma boa alternativa, mas após instalar o Lubuntu 16, atualizar os programas e drives, infelizmente o PC continua com a mesma performance ruim no Firefox. Testei também o navegador Chromium e se comportou da mesma forma.
Realizei esse procedimento do link abaixo, reiniciei o sistema e também não houve melhora.
http://meupinguim.com/como-firefox-mais-leve-rápido/

Testei também a utilização de um navegador lightweight (Midori) e nenhuma melhora também.
https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_lightweight_web_browsers
Sei que o micro é fraco, mas da forma como relatam nas matérias sobre os sistemas lightweight Linux, pensei que o meu velho PC teria fôlego de sobra para tocar o sistema, mas não foi o que aconteceu.
Li também alguma coisa sobre atualização de microcode do processador AMD, mas não sei se pode ser isso a causa do problema.
Alguém consegue me indicar mais alguma ação para tentar?
Gostaria muito de permanecer com esta outra máquina antiga em paralelo para poder usa-la para experiências com o sistema Linux.

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou no meu PC agora para conferir, mas a versão do Firefox é a última mais atualizada. Fiz a atualização de programas no Lubuntu após a instalação.
O que eu não consegui entender ainda é que encontrei em uns 5 sites diferentes informações dizendo que os sistemas lightweith (leves) baseados em Linux permitiriam uma navegação "lisa". Olha o texto extraído do link que postei anteriormente:
"a lightweight Linux-based operating system will let you have the latest web browser and office software, while running smooth as silk in as little as 256MB RAM".
Hoje fiz a análise dos componentes do hardware com a ferramenta PC Check (via boot por pendrive) e não encontrei problemas nos componentes. Não estou acreditando que essas distribuições lightweight sejam mesmo capazes de proporcionar uma navegação web sem travamentos e engasgos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AmarildoJr, desde já agradeço pela sua atenção e auxílio.

Conforme expus na primeira mensagem, testei também o navegador Chromium e Midori (pelo o que li, me pareceu ser um dos melhores navegadores com características lightwieight) e ambos se comportaram praticamente da mesma forma, basta rolar o scroll do mouse para rolar a página do navegador para baixo ou para cima que a CPU vai a 100% e permanece travado por uns 3 segundos. Deixando o PC quieto, após 2 a 3 segundos a CPU cai para 20-30% no gerenciador de tarefas e o sistema destrava novamente.
https://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_lightweight_web_browsers

Realizei esse procedimento do link abaixo no Firefox, reiniciei o sistema e também não houve melhora.
http://meupinguim.com/como-firefox-mais-leve-rápido/
 

Vou testar o Netsurf e retorno minhas impressões.
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AmarildoJr, instalei o Netsurf mas infelizmente não funcionou. A CPU continua batendo em 100% durante a navegação e carregamento de páginas. Além disso, em alguns sites, por exemplo facebook, ele não funciona bem devido à falta de suporte para Javascript. você conhece algum utilitário para testar a CPU em linux ou via pendrive de boot?
Imagino que talvez possa haver algum problema com a CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AmarildoJr, eu instalei o Lubuntu no PC usando um pendrive boot (baixei as .iso do próprio site Lubuntu). Eu havia experimentado o Lubuntu 32bits executando diretamente do pendrive (sem instalar) e percebi o problema no navegador, depois instalei o Lubuntu no HD e continuou o problema. Experimentei também a versão em 64 bits diretamente do pendrive e também instalado no HD e persistiu o problema. Não consigo experimentar com .iso gravada em CD pois a máquina está sem o drive leitor de DVD.

Manjaro
Estou um pouco receoso de ficar experimentando outras distribuições e perder muito tempo com essa máquina. Portanto, antes de prosseguir gostaria de perguntar aqui no fórum se alguém já conseguiu utilizar uma máquina com configuração similar ou inferior a esta que tenho para navegar em internet de forma lisa, como alguns sites comentam.
placa-mãe asus k8v-x se / 1gb ddr / processador AMD 1,6Ghz Sempron 2800+ compatível com 64bits / placa de vídeo Geforce FX5200 / HD Samsung HD250HJ Sata 3Gb/s 7200 rpm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quiser, eu tenho um Athlon II X2 250 (sem fan, mas tem dissipador) e uma placa-mãe ASRock N68 VS3 UCC pra vender, por 150 reais. Usava eles para jogar BF3 no ultra a 30 FPS, então vai rodar o Lubuntu de boa. Vem de brinde um Pentium 4 com 512 MB de memória, uma placa-mãe ASUS, um modem 56k, e uma GEForce 4 MX 440 hehehehehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!