Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que este chip faz?


Posts recomendados

Olá.

 

A um tempo meu teclado Korg ix300 caiu de cima da cadeira direto para o chão, como ele estava ligado, com o impacto o fusível da fonte interna queimou. Eu liguei um fio bem fino de uma ponta a outra do fusível e funcionou, porém ele agora está apresentando defeito em uma função.

Quando eu conecto o pedal sustain no teclado e o aciono ele simplesmente não funciona.

Fiz um teste te continuidade no caminho que a trilha a partir da entrada p10.

 

Foi aí que eu cheguei até este chip:20160822_163613.jpg

 

 

Será que é ele mesmo que está causando o problema ou é o fusível que precisa ser substituido?

Eu não faço ideia de qual seja a função deste componente e eu não encontrei no mercado livre apenas no ali express.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí é um microprocessador de 16 bits. Em outras palavras é a CPU do teclado.

Você mediu a continuidade e chegou em um pino dele, foi isso? Com a ajuda de uma lupa, verifique se esse pino está bem soldado, pois com a queda, pode ter soltado.

Faça isso com a fonte desligada da tomada.

E a continuidade do plug P10 até a pedaleira, você mediu.

PS. Substitua o fusível queimado por um igual sim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Isso aí é um microprocessador de 16 bits. Em outras palavras é a CPU do teclado.

Você mediu a continuidade e chegou em um pino dele, foi isso? Com a ajuda de uma lupa, verifique se esse pino está bem soldado, pois com a queda, pode ter soltado.

Faça isso com a fonte desligada da tomada.

E a continuidade do plug P10 até a pedaleira, você mediu.

PS. Substitua o fusível queimado por um igual sim.

 

 

Da entrada p10 até o pedal está normal. Eu fui fazendo continuidade até chegar em um desses pinos do microprocessador.

Dá pra ressoldar ele com um ferro de solda comum ou é necessário um soprador térmico ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver prática em solda, dá sim, mas muito cuidado com estática e superaquecimento.

Pode acontecer de, na hora da soldagem, colocar um ou mais pinos em curto, aí removê-los com a ajuda de uma malha de dessoldagem.

Trabalho muito arriscado se não tiver prática, podendo queimar o microprocessador definitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...