Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Crashes em RX 460


Nihal

Posts recomendados

@Rafael Abel Eles testaram antes de te enviar? Ok, esse é o seu ângulo então. O que eu faria:

 

Se a tela congela você pode abrir o HWMonitor ou HWiNFO64 e o gerenciador de tarefas, deixando esse na aba de performance ou até no monitor de recursos. O gerenciador é para mostrar o consumo de recursos do computador na hora do crash, o outro programa será temperaturas e dados adicionais. Os crashs são aleatórios, mas provavelmente ocorrem dentro de uma janela de tempo específica. A daqui atualmente é 5min-48h, por exemplo. Desligue a fonte e ligue novamente, até resete o CMOS se o case não for selado para fazer com que a placa pelo menos ligue. Ligue o computador, deixe tudo maximizado e aguarde.

 

Quando o crash ocorrer filme a tela do computador. Mostre que o Windows não está responsivo, que a hora não mudou e os dados já não são atualizados. Aí já tem como entrar em contato com a Pichau.

 

Explique resumidamente no início do e-mail o tipo de crash que está tendo, e levante a questão de o computador ter sido presumidamente testado e ninguém ver isso. Deixe clara a sua frustração em o pedido ter levado 48h adicionais para isto e que agora, se tiver que mandar a placa de volta, terá que ficar sem computador por até 30 dias por conta da limitação do hardware, pois um problema tão grave que o deixa inutilizável de alguma forma não foi notado nestes testes. Pergunte quais as opções de resolução a Pichau oferece.

 

No final do e-mail inclua uma lista de todos os procedimentos que fez para referência deles. Updates do windows, reinstalações, drivers testados, update da bios, tudo. Mencione também se tratar de um problema que outros usuários também estão tendo com a linha RX (sim, vi gente com RX 480 tendo) com estes drivers. Anexe o vídeo se o formulário permitir, do contrário mencione que possui um vídeo do crash que gostaria de enviar caso achem necessário.

 

Se não responderem em um dia útil entre no site da Pichau, entre na fila daquele chat e quando conseguir falar com um atendente explique que está com um problema sério em um computador recém adquirido, mandou e-mail e ainda não teve retorno da Pichau. Ah, e tente manter toda a comunicação importante com a Pichau em e-mails, que servem como registros. Boa sorte e boas festas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uns testes ontem.

 

A minha placa (RX 460) não liga mais nem a ventoinha de jeito alguma e o teclado também não da sinal de vida.

 

Peguei um computador emprestado, que tem uma GTX550TI, e liguei ela no meu computador, deu sinal de vida, porém o teclado continuou não funcionando (mas também testei ele em um outro notebook e funcionou). Não consegui testar o vídeo porque a GTX550TI tem uma saída de vídeo mini hdmi e eu não tenho esse cabo comigo (peguei SÓ o pc emprestado, nada de cabos :D:D), vou ver se consigo o cabo e testo de novo hoje.

 

Liguei a minha placa no computador que peguei emprestado e ela não deu sinal de vida alguma (e o teclado também não funcionou).

 

O que me deprime intriga é que depois eu coloquei a placa do computador emprestado devolta no PC e, ao ligar, vi que o teclado não funcionava lá também. Isso pode ser (e espero que seja) muita paranoia minha por estar se preocupando com o teclado, até porque eu não consegui testar o video ainda, mas sei lá, se eu consegui causar o mesmo erro no computador que peguei emprestado eu vou ficar muito depressivo irritado.

 

@Nihal @Dvid, algum avanço na situação de vocês?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Abel Minha Rx 460 foi comprada na pichal e tentei devolver e eles queriam provas do problema e ainda queria semanas para verificar o problema, como eu testei a placa de video em outro pc e não deu problema, fiquei sem o que fazer. Não consegui resolver meu problema e ela ta aqui na caixa, por enquanto estou usando uma gt420 até eu resolver o que fazer com a rx, gostaria de ter meu dinheiro de volta e comprar outra placa da Nvidia. Realmente muito triste essa situação, comprar algo e não poder utilizar... 

Estou aguardando solução pro drive ou alguém aqui apareça com uma.

 

@Nihal Uma pena ter voltado seus crashes, meus pêsames.

 

A amd deveria recolher essa placa e pedir desculpas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Abel Nem todos os teclados funcionam na tela de POST,  e a ordem dos USBs influencia. Tenho um teclado wireless que deixa de funcionar na BIOS se houverem HDs externos conectados em determinadas portas. Tente portas diferentes.

 

Minha situação está na mesma, crash entre 5min-48h. Atualizei do 16.8 para o 16.12.1 e estou aguardando para ver se melhora. Preciso fazer um (outro) reset de CMOS, pois o computador às vezes falha em entrar em sleep ou deixa de detectar o teclado já no Windows se eu trocar de porta, mas estou com preguiça de abrir, pois é pequeno e o jumper e bateria ficam inacessíveis com a fonte no lugar.

 

Uma coisa curiosa que aconteceu é que eu não estava por perto da última vez que a GPU crashou, então ela pode ter permanecido 10, 15min fora. Neste meio tempo os coolers dela foram à 100%. Entrei no cômodo assustada com o ruído, já que são tão altos quanto um secador de cabelos nesta carga. Sei que ela não tinha motivos para rodar os coolers nessa carga, já que idle fica à 35ºC com 45% de velocidade, em em load 60ºC com 80%.

 

@Dvid O problema é que não é só essa placa. Se der uma olhada nos fóruns da AMD verá que muita gente com outras placas da linha RX e até das R9 estão tendo problemas com o Crimson. Fizeram alguma besteira séria nestes drivers:

 

Random black screen on RX480, Witcher 3 flicker/stutter with new driver, Random black screens on my RX460, Screen goes blank after installing AMD Radeon Software Versions 16.12.1 and 16.12.2 Edition Crimson ReLive

 

Quanto à lojas, tem que ser firme com elas. Da última vez que fui compreensiva com uma empresa (não era a Pichau) fiquei 3 meses sem meu laptop e quando voltou da assistência ainda tinha problemas. No final só resolvi quando entrei com uma ação judicial, foram super ágeis e solícitos. Documente tudo. Tire fotos da placa antes de mandar, registre videos e imagens do que der, e se a empresa não resolver em 30 dias (prazo do CDC) peça outra ou dinheiro de volta. Se disserem que não há problemas parta para outros canais de atendimento (Procon, etc).


Essas empresas, infelizmente, não tem seu melhor interesse em mente. Se você não correr trás ninguém o fará por você.

 

P.s.: Outra coisa que fiz foi desabilitar o ULPS, conforme um dos links acima. Antes de atualizar a BIOS não chegou a ajudar, mas agora... veremos.

 

P.s.2: Parece que saiu uma nova versão do DDU para o ReLive: https://community.amd.com/thread/198539

 

Lá no final desse post um cara postou um comentário detalhado sobre o que fez e resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Abel Update: Yup. Continua crashando. Fora isso ela adquiriu um novo bug, onde o driver e o MSI Afterburner aleatoriamente não se dão bem e o fan speed dela sobe para 100% por motivo algum.

 

Vou ver se testo o novo DDU ou espero driver novo para testar. Sinceramente não tenho esperanças de que apenas a limpeza eficiente de driver funcione, uma vez que os últimos são ruins de qualquer forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer mais uns testes hoje, mas estou bem confiante que o problema ta na minha placa. Como eu disse, sou muito paranoico as vezes, esse teclado me deixou assim mas deve ser nada.. espero :(

 

O que provavelmente vou fazer na minha situação é realmente mostrar como minha placa não ta funcionando, fazer vídeos dela não funcionando no meu PC, nem no que peguei emprestado e também mostrar a placa que eu peguei emprestada funcionando em ambos. Entrar na garantia com a pichau e ver o que resolvem. Se eles definirem que realmente a placa está com defeito, eu peço meu dinheiro de volta. Se não me responderem nos 30 dias, entro no procon. Se definirem que ela ta realmente funcionando (duvido demais), eu vendo no ML. E nesse meio tempo que vou ficar sem placa, já compro uma GTX 1050 TI e fico com ela, já que de qualquer maneira vou ter meu dinheiro de volta depois.

 

@Dvid Realmente estranha a tua situação. Já passou dos 7 dias desde o recebimento pra ti? Da pra tentar o arrependimento. Qualquer coisa vende ela no ML mesmo e compra uma outra placa.

 

@Nihal Pois é, vi muitas pessoas com esses mesmos problemas também. O problema é que cada um resolveu de uma maneira (que eu já tentei todas e nenhuma funcionou no meu caso) ou não arrumaram. Você não tem como testar a placa em outro computador, correto? Pode ser que a sua placa esteja defeituosa mesmo, como a minha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnm Já verificou se está usando a placa correta na BIOS? Sei que é uma pergunta óbvia, mas às vezes na bagunça de tentar solucionar um problema detalhes como este podem passar batidos.

 

Também se certifique que o cabo e o monitor onde está testando funcionem, e conecte o cabo na placa antes de ligar o computador. Minha RX só é inicializada se já estiver conectada à um monitor antes do boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Rafael Abel disse:

@TheSnm

 

Você disse que a tua placa funciona em outro computador sem problemas. Como você já tentou formatar e resetar a bios, pode ser um problema de energia. Tenta ligar a placa no teu computador com o gabinete aberto, vê se ela recebe energia pelo menos.

Recebe sim, os coolers giram e o led da placa acende, não sei mais o que fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnm Eu testei minha placa em um monitor VGA com o adaptador e não pegou também, lembro que testei assim porque achava que os crashes eram no meu monitor HDMI.

 

@Nihal @Rafael Abel Tem como pegar o dinheiro de volta depois dos 7 dias??? o que faço?? sei q se eu mandar a placa, eles vão testar e vai ta funcionando normal.

 

@Nihal Sim, a placa funciona normal mesmo sem os drives até instalar eles e começar o inferno, infelizmente sem o drive ela vira só uma vga simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, boas notícias, consegui fazer a RX460 Funcionar, não sei se foi um milagre divino, mas coloquei ela no pc em uma última tentativa e esperei carregar, e demorou um certo tempo na verdade, mas consegui ir pra aréa de trabalho,

não deu tempo de baixar nenhum driver, estou usando o Windows 10 e ele já instalou automaticamente o driver, agora não sei se eu baixo o do site oficial ou se deixo assim mesmo, gostaria de saber se esse que estou usando já está atualizado.

 

Driver Packaging Version
16.40.2311-160916a-307259E

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheSnm Boa :D

 

 

Pessoal.. fiz mais uns testes aqui. A minha placa não da sinal de vida algum no slot PCIe x16, nem mexeu a ventoinha. Mas ao ligar ela no outro slot PCIe x16 (x4 mode), a ventoinha gira mas ainda sem sinal de vídeo. (Minha placa não está morta :D:D:D )  

 

Não acredito que seja problema do slot 1 porque uma GTX 550 ti que testei nela, funcionou.

 

Ideias? Já resetei a bios mudando o jumper de lugar e tirando a bateria, não adiantou. Não escuto nenhum beep também, em qualquer hora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Abel A minha sempre dá uma mexida no cooler ao ligar, só depois pára.

 

@Dvid Dá para trocar em caso de defeito. Eu classificaria uma placa com um driver inutilizável como defeito, uma vez que a placa não terá o desempenho prometido, fora arriscar os outros componentes do seu PC com restarts constantes. A Pichau pode até discordar, mas qualquer bom advogado os faria concordar.

 

Se quiser trocar se prepare, pois será chato, mas se correr atrás até o final creio que consegue sim. Tente o SAC primeiro, depois Procon. Se não conseguir, aí creio que é caso de advogado. Se conhecer um advogado pode até pular o Procon. Não se assuste, a Justiça demora mas muitas empresas não querem ser processadas, ainda mais nestes casos nos quais têm grande chance de perder. Se acabar indo parar na Justiça provavelmente tentarão um acordo antes da audiência de reconciliação.

 

Lembre-se de recolher o máximo de provas, até mesmo se achar desnecessário. Fotos  e vídeos do computador travando, dos outros componentes com temperatura normal, Windows atualizado, driver na versão correta, até da placa em si, com serial e tudo. Se o mal funcionamento da placa te prejudicar academicamente ou profissionalmente tenha registros disso na forma de emails ou algo escrito também.

 

@TheSnm É sempre bom instalar o driver você mesmo, o Windows gosta de fazer algumas besteiras. Quando tentei usar o 10 a primeira coisa que ele fez foi instalar esse driver aleatório e crashar, haha.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal

@Dvid

@Rafael Abel

 

Galera, diante desses relatos de crashes da rx460 quis dar o relato da minha, meu modelo é o da XFX Dual Fan 4GB de vram,  nessas últimas 24hrs joguei jogos como CS GO, Euro Truck Simulador, Insurgency, GRID e BF4, e em nenhum momento notei algo anormal, como tela preta, congelamento ou alguma coisa do tipo, estou usando o Windows 10 x64 Education build 1607, o driver da rx460 é o mais atualizado que consta no site da AMD, até então tenho gostado bastante do desempenho da placa, todos esses jogos estou jogando em full HD a maioria no médio/alto.

 

A única coisa que alterei foi esse sistema que em idlle deixa as fans paradas, como aqui no RJ está um calor insuportável fiz uma curva de temperatura/rotação com o MSI Afterburner, assim que liga o PC a placa já fica automaticamente em 30% de rotação, conforme a temperatura vai aumentando a rotação vai junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nihal Você encontrou solução para o problema? Acabei de comprar uma RX 460 e ela costuma crashar um bocado no CS:GO. Já diminui o clock e continua crashando, eu sou meio leigo na parte de hardware ainda, mas se tiver solucionado o problema em questão, por favor, queria muito saber como =D.

EDIT: Meu crash é igual o de vocês certo? Um tempo aleatório jogando, pode ser 5min ou 1h, o jogo trava/congela e o processo consta como "Não respondendo" no gerenciador de tarefas. A única solução é finalizar a tarefa no próprio gerenciador de tarefas.

EDIT 2: Não sei se é importante esse detalhe, mas quando crasha, além de congelar a tela, o som fica travado também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dvid Enviar para a garantia :(

 

Realmente não queria fazer isso, to muito irritado por que vou ficar sem computador até março provavelmente.

 

@PedroG7 Meu crash é parecido. O computador inteiro morre. Vídeo trava, som trava, teclado nem muda mais as luzes de NumLock etc. Não consigo mais mexer em nada, me forçando a reiniciar e quando vou tentar ligar o computador de novo, não liga. Mas atualmente a placa nem liga mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroG7 Meu crash é diferente. É fora de jogos, o monitor conectado à placa de vídeo apaga, a placa de vídeo deixa de ser controlada propriamente pela placa-mãe, fazendo o Windows congelar. Consigo ver que o Windows congelou quando uso dual com a placa integrada—o segundo monitor conectado à ela permanece ativo. Não encontrei solução fora utilizar a placa de vídeo integrada ao processador quando preciso de estabilidade enquanto aguardo novos drivers ou BIOS.

 

@Dvid Garantia mesmo. No meu caso estou começando a suspeitar que minha placa-mãe não está funcionando adequadamente, agravando a situação. Instalei um cooler novo e a primeira coisa que o computador faz ao ligar após ser removido completamente da energia é não ligar. É outra coisa que preciso testar, mas apenas quando tiver tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!