Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas de boot no HDD - Dell Inspiron 15SE


malarauco

Posts recomendados

Oi gente, tudo bom? É o seguinte: há alguns dias o meu notebook tá dando um baralho estranho ao ligar depois de algum tempo hibernado, e às vezes ele falha em dar boot (tenho que ficar reiniciando até ir). Isso é um sinal de que o HDD tá começando a falhar? Pode ser algum problema de cabeamento ou encaixe dele? E se sim, se vocês já recomendam efetuar a troca. Obrigado

 

Vídeo do problema: https://www.youtube.com/watch?v=K13kx-d44jE (notar o som depois do som do drive do blu-ray. Quando não dá boot ele é mais longo e o logo da Dell demora bem mais pra aparecer)

 

A imagem demostra o estado do PC quando não é possível fazer o boot no HDD

 

 

boot.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não está encontrando o HD, então procura outro forma de boot (CD e PXE).

 

O ideal seria testar esse HD, pode possuir badblocks mas aparenta ser falha de I/O. É difícil cabos internos em notebooks soltarem, mas não se pode descartar sem ver. Como faz barulho, o mais provável é falha física.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta. Esqueci de comentar: depois de algumas tentativas (normalmente uma, hoje foram mais) ele dá boot normal e funciona direto por horas sem nenhum problema, inclusive não cheguei a observar nenhuma diminuição de performance nele. É possível realizar esse teste nessas condições?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde !!!

 

Amigo trabalho no suporte da dell, faz o seguinte execute o diagsnotico pressionando a tecla "F12" no logo da DELL e selecione Diagnostic assim ele vai rodar o teste "EPSA" ou "PSA" verifique se ira apresentar erro caso apresente poste aqui para orienta-lo...

 

espero ter ajudado

 

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, bngomes disse:

O notebook não tem um system check na BIOS?  se tiver na garantia, ligue pra dell que eles te auxiliam a testar o HD ou processo de substituição

 

Esse sistema acusa simplesmente que o HDD não está instalado quando eu o rodo. Infelizmente a garantia já se esgotou há um tempo já

adicionado 1 minuto depois
agora, UnknownGhost FX disse:

Amigo trabalho no suporte da dell, faz o seguinte execute o diagsnotico pressionando a tecla "F12" e selcione Diagnostic assim ele vai rodar o teste "EPSA" ou "PSA" verifique se ira apresentar erro caso apresente poste aqui para orienta-lo...

 

 

 

Foi o que eu disse na resposta acima, o diagnóstico entende que o HDD não existe, aparentemente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde !!!

 

então faca um reset de Hard driver (tirar e colocar)...

Teste o equipamento com outro hard driver...

Se o hard driver na for ligado direto na placa-mãe e tiver um cabo faca o reset do mesmo...

Teste o hard driver em outro equipamento...

 

faca todos estes testes e poste aqui com os resultados para que eu possa ajuda-lo...

 

espero ter ajudado

 

ATT@malarauco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não reconhece, provável ser I/O. Geralmente, testo disco subindo a máquina por um linux bootavel e verificando o smart e testando por badblocks leitura. Se for I/O, o sistema pode não reconhecer como ocorre quando você tenta iniciar a maquina. Ai teria que ficar reiniciando e insistindo até reconhecer.

 

Uso o SystemRescue para os testes. Porém todos sistemas linus que utilizei possuiam os recursos para testes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, UnknownGhost FX disse:

Boa Tarde !!!

 

então faca um reset de Hard driver (tirar e colocar)...

Teste o equipamento com outro hard driver...

Se o hard driver na for ligado direto na placa-mãe e tiver um cabo faca o reset do mesmo...

Teste o hard driver em outro equipamento...

 

faca todos estes testes e poste aqui com os resultados para que eu possa ajuda-lo...

 

espero ter ajudado

 

ATT@malarauco

 

Infelizmente não tenho outros HDD's aqui pra testar, só esse mesmo. Tirar e colocar ele de volta pode ter algum efeito?

12 minutos atrás, Caique Portela disse:

Se não reconhece, provável ser I/O. Geralmente, testo disco subindo a máquina por um linux bootavel e verificando o smart e testando por badblocks leitura. Se for I/O, o sistema pode não reconhecer como ocorre quando você tenta iniciar a maquina. Ai teria que ficar reiniciando e insistindo até reconhecer.

 

Uso o SystemRescue para os testes. Porém todos sistemas linus que utilizei possuiam os recursos para testes. 

 

Será que é possível utilizar o HD Tune, como sugerido acima, pra esse teste de badblock? Esse erro de I/O é sanável ou também demanda a troca do HDD?

23 minutos atrás, Manjaro disse:

Assim que obtiver êxito no carregamento do sistema:

 

http://denilsonmarcos.com.br/hd-tune-como-testar-hd/

 

 

Deu isso aqui no teste básico, ainda não fiz o de badblock

 

 

hdtune.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Erro de I/O (Leitura e Escrita) = Lixo!

 

Nunca utilizei de programas no windows para testes, apenas sistemas bootaveis. O ideal seri fazer o badblocks e verificar o smart. 

 

Pesquisei e vi que tem um software que o TuneHD na aba Info mostra as informações do Smart do disco, nele pode estar constanto o motivo dos erros. Em Error Scan teoricamente sera feito o teste de badblocks, porém nunca utilizei. Não custa nada tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde !!!

 

Este procedimento tem como objetivo trabalhar na solução de casos onde o modelo Inspiron 7520 não inicia normalmente com o Windows 8 pré-instalado de fábrica (No Boot) e questões relacionadas a desempenho.
COMPORTAMENTO SOLUÇÃO
Configuração mSata definida de fábrica (Travamento no Logo da Dell)
• Executar o ePSA e certificar-se de que não há problemas de Hardware • Seguir os procedimentos do e garantir que a atualização está instalada

• Seguir os passos da documentação para resolução.
Configuração mSata definida de fábrica (Travamento no Logo da Dell)
*Aplicável para Equipamentos Faturados entre 17 de Dezembro de 2012 e 7 Fevereiro de 2013
Passo 1: Verifique se a data da nota fiscal do equipamento é entre 17 de Dezembro de 2012 e 7 Fevereiro de 2013. Se sim, siga o próximo passo indicado


Passo 2: Desabilite o SecureBoot na BIOS no menu de BOOT. Se o equipamento iniciar no Sistema Operacional, siga o para o Passo 4, caso contrário, continue com o Passo 3
Passo 3: Desabilite iRST no menu da BIOS
 Selecione SATA Operation e altere-a para AHCI
 Salve as alterações
 Reinicie o Windows
 Habilite o SecureBoot na BIOS
Passo 4: Inicie o Sistema Operacional e siga os passos abaixo:
 Na Tela de Início, digite “cmd.exe” e selecione “Executar como administrador”
 Digite o comando “BCDBOOT C:\Windows” e pressione a tecla Enter (o comando levará alguns segundos para ser completado)
 Reinicie o equipamento
 Instale todas as atualizações do Windows (Windows Updates)
 Habilite o SecureBoot na BIOS
NOTA: Para mais informações consulte os seguintes artigos:
– “Windows 8 hangs at Dell or Alienware logo after shutdown, restart or hibernation”
– “No Boot (Stuck at Dell Logo) for System with Invoice Date Between Dec 17 2012 and February 7 2013”

 

Peguei direto dos procedimentos da Dell, tente fazer estes passos acima caso nao resolva eu aconselho entrar no suporte mesmo que esteja sem garantia assim você sabera o que pode ser o problema...

 

espero ter ajudado...

 

ATT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito obrigado pela ajuda, mas o meu é Windows 7. Ele também não fica travado no logo da Dell, passa pra tela da primeira imagem que eu postei. O mais peculiar desse meu caso é que ele não dá boot de primeira, se eu ficar tentando eventualmente o boot ocorre o computador funciona normal. Eu praticamente só não posso hiberná-lo ou desligá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!