Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
etcho

Resistor para queda de tensão

Recommended Posts

Boa noite.

Fiz um aparato para descarregar baterias LiPo. Atualmente uso apenas baterias 3s, que possuem tensão em torno de 12v. Isso é feito para preservar a vida útil das LiPos, que não devem ser armazenadas com sua carga completa. Para ter um gargalo interessante estou utilizando lâmpadas de farol de carro, de 55w em 12v, o que me dá 4.5A, que juntamente com o restante do circuito deve chegar a 5A. Com isso consigo descarregar uma bateria de 2200mah em 12 minutos. Está funcionando perfeitamente, porém em breve começarei a usar baterias 4s, que possuem tensão máxima de 16.8v. Para o circuito em si não seria um problema já que o regulador de tensão para 5v que alimenta o arduino trabalha com tensões de até 20v, porém não acredito que a lâmpada de 12v aguente os 16.8v, por isso pensei em utilizar resistor para quebrar a tensão e poder utilizar normalmente como se fosse 12v.

Não sei se isso é possível. Não encontrei uma forma de calcular a resistência para esse caso. A corrente alta pode ser um problema, pois não sei se resistores convencionais suportariam toda essa tensão sendo passada por ele.

Alguém saberia como contornar esse problema utilizando resistores?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se as lâmpadas são realmente de 12v... então a diferença na tensão que vai ter é 16,8-12= 4,8v que tem que ser "dissipados". Como P=Ui  ; 55w=12*i ; i = 4,58A.

r=U/i

r=4,8/4,58

r= 1,048 ohm

Potencia dissipada pelo resistor

P=U²/R = 4,8*4,8/1,2 = 19,2w

Então um resistor a ser utilizado seria uma de 1,2 e com mais de 20W > 40w.

Vamos esquecer isso ok ^^ uhahuauhauh

Faz um regulador de tensão

com saída 3A e ele fala que dá para colocar até 5A se fazer uma modificação.

Regulador Saída 12v

--------

OFF

Meu português está horrível como sempre huahuauhahua

adicionado 6 minutos depois

ADICIONANDO

você também pode usar um zener

AQUI

Editado por Bommu Perneta

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Agora entendi como usar a lei de ohm nesse caso. Boa explicação.

Pela falta de espaço no meu projeto vou tentar a abordagem do resistor primeiro pra ver o que acontece. Em último caso faço o regulador.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais