Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos do hardware #09: overclock danifica o hardware?


Posts recomendados

Em 25/04/2017 às 14:22, Darkmana disse:

@Gabriel Torres, parabéns pelos vídeos da série Mitos do Hardware!

Gostaria de aproveitar o tema e perguntar se vocês já publicaram algum artigo que fale sobre como é atribuído o clock de um componente durante o seu processo de fabricação - mais especificamente processadores. Sempre tive a curiosidade em saber se há algum item do componente que determina a sua velocidade de clock ou se os componentes são fisicamente idênticos, porém alguns conseguem atingir clocks mais elevados do que outros.

Isto leva - e talvez responda - a minha segunda pergunta: um processador com clock mais elevado tem um custo de fabricação maior que o mesmo processador com um clock menor?

Abraço!

cara, sempre é o mesmo chip, por exemplo, um i3 3240 e o mesmo do 3200 e 3220, ai eles testam a qualidade que o wafle saiu, dependendo disso, é fixado um clock para ele baseado nos resultados do teste, assim eles classificam os que tiveram o melhor resultado como o mais poderoso, e os com menos fixam clocks mais baixos para garantir um funcionamento mais estável. a arquitetura e organização nunca muda em cpu da mesma série, assim podemos dizer que todo cpu e diferente em desempenho, mas eles não poderiam vender bem dessa forma, por isso, e necessário fixar clocks e atribuir os mesmos para os cpus que melhor irão funcionar com esses. por isso que em overclock  os resultados não são exatamente iguais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Possuo um Core i5 6400 overclockado para 4,2 Ghz (27 x 156) @ 1.3 V e não tenho do que reclamar, está estável e não aquece muito já que se trata de um processador de apenas 65W de TDP original (agora creio que está na casa dos 95W devido ao OC). Incrível como na plataforma Skylake temos a liberdade de mexer no BCLK dos processadores e RAM sem interferir nos PCI, conseguimos overclocks ótimos apenas no BCLK! Creio que esse meu OS esteja bem estável e seguro, se ele durar ao menos 5 anos comigo nesses parâmetros está ótimo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!