Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

uso do OR no pascal?


Posts recomendados

Boa noite pessoal!

Sou estudante da UFSJ, estou fazendo um trabalho de programacao e tenho uma duvida quanto ao programa que estou fazendo:

preciso usar o repeat/until ate minha variavel N ser igual a 1,2,3 ou 4. mas nao sei como declarar para ela ser igual a essas 4 possibilidades.

alguem poderia me ajudar por gentileza!

Grato, Victor

 

print pascal.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá @Victor_Pereira_ufsj, por favor, poste o texto do código em vez da imagem, pois assim fica mais fácil para testarmos...

 

obs.: para postar o código, clique antes no botão "<>", cola o texto e insere.

 

 

Mas vamos lá: (vou fazer de cabeça, estou com preguiça de digitar para fazer os testes na prática, rs)

 

1) READLN X READ

Evite usar read, prefira readln.

Um pouco sobre aqui:

 

 

 

2) OPERADOR LÓGICO OR

No seu código, você não está utilizando o operador, daí não sei o que estava fazendo errado, mas a utilização de operadores lógicos são relativamente simples... O principal ponto aqui é que para cada comparação é necessário informar qual variável vai ser comparada com qual valor (ou variável), ex.:

 

until (NUM=1) or (NUM=2) or (NUM=3) or (NUM=4);

Não poderia ser:

until (NUM=1 or 2 or 3 or 4); //não vai funcionar (eu acho)

 

 

Ou seja, para o Pascal, a "expressão lógica" no until  verifica cada "operação lógica" de forma independente. Cada operação resulta em true (verdadeiro) ou false (falso) e o operador lógico (no caso o or) irá "calcular essa conta". Ex.;
 

Se NUM = 3, teremos algo assim:

(NUM=1)=false 
(NUM=2)=false 
(NUM=3)=true
(NUM=4)=false 

Segundo o operador lógico or, se uma das opções for true, a expressão resulta em true, logo teríamos um "until true"...

 

*until = até; true = verdadeiro, logo o repeat para!!!