Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual faculdade para trabalhar com Hardware?


Posts recomendados

Tenho 16 anos, e estou cursando o 3º (Terceiro) ano do ensino médio.
Estou com bastante dúvida em qual curso superior irei fazer.
Eu amo computadores em relação a parte física do mesmo. porém não gosto muito de programar.
Sou bem fascinado por placas e suas criações. eu tenho consciência de que para criar um hardware, eu necessito aprender a programar (software).
Então gostaria de saber uma recomendação de vocês para qual curso fazer.
" Ciência da Computação " ?

Atenciosamente.
Ruan Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, GGCL disse:

Ciência da Computação = Software

Engenharia da Computação = Hardware + Software

Sistemas de Informação = Software + Administração


Não é bem assim.

Ele pode cursar Ciências, Sistemas ou mesmo Análise e Desenvolvimento de sistemas, e após isso, cursar uma pós em um Redes, Segurança e assim também trabalhará com hardware (topologia de redes, firewalls ...). 

Ou mesmo sem cursar nada de superior, pegar uma certificação em Cisco (exemplo) e trabalhar com roteadores e switchs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RDel disse:


Não é bem assim.

Ele pode cursar Ciências, Sistemas ou mesmo Análise e Desenvolvimento de sistemas, e após isso, cursar uma pós em um Redes, Segurança e assim também trabalhará com hardware (topologia de redes, firewalls ...). 

Ou mesmo sem cursar nada de superior, pegar uma certificação em Cisco (exemplo) e trabalhar com roteadores e switchs.

A pergunta foi sobre qual curso superior fazer, e não sobre qual pós graduação, curso complementar, certificado ou mestrado fazer.

Se quiser ver hardware em um curso de graduação, é Engenharia da Computação. Claro que há optativas nas grades de ambos os outros cursos mas nada que te certifique como um profissional da área, não adiantar formar em Ciência e colocar no seu currículo "Fiz optativa em Arquitetura de Processadores".

 

51 minutos atrás, RuanCarlosCS disse:

@RDel então se eu cursar ciência da computação, eu posso focar em hardware depois de terminar?

Pode. Assim como o amigo de cima falou, há cursos específicos que você pode fazer após a faculdade, mas nenhum tão completo quanto uma graduação em si. A engenharia faz o software e o hardware andarem de mãos dadas desde o começo do curso, te capacitando profissionalmente a criar sistemas embarcados inteiros, e não somente uma placa de rede avulsa ou um hardware específico. Há disciplinas separadas voltadas para cada componente de um computador, indo desde o processador e memórias a redes e outros periféricos. Consequentemente utiliza-se muito Cálculo e Física, sendo obrigatórias todas as disciplinas de cálculo e, dependendo da faculdade, apenas física moderna será optativa.

 

Mas em compensação, não se vê tanto software como quem faz ciência da computação, que acabam tendo um conhecimento superior como em computação gráfica, compiladores, inteligência artificial, otimização e projeto de programas, etc.

 

Mas independente de qual curso você escolher, espero que esteja certo do que quer, pois o índice de evasão, especialmente em Ciência e Engenharia, é muito alto, ambos os cursos são muito difíceis, dependendo também do nível de exigência da faculdade que você ingressar. Atualmente estou no Sétimo Período de Engenharia da Computação e dos inciais 44 alunos da minha sala no primeiro período, apenas 9 permaneceram no curso, e há uma média de apenas 4 a 5 formandos por semestre.

 

Já vou avisando que gostar da área não é o suficiente para obter sucesso, aprender a programar é apenas 1% do que ambos os cursos exigem. A não ser que você vá pra uma faculdade meia boca, ai fica mais fácil de formar, mas depois fica difícil de arrumar emprego.

 

Caso você queria um hardware específico, melhor seguir a ideia do amigo de cima e fazer um curso específico após a faculdade, ou um curso técnico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RuanCarlosCS disse:

@GGCL esta fazendo curso presencial ou á distancia? 

 

qual a univercidade?

Curso presencial, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais ( CEFET-MG ).

Curso de Engenharia a distância é muito ruim, é de extrema importância as aulas de laboratório, você encostar e programar as placas de verdade, você mexer com fontes, capacitores, resistores, placas de rede, processadores, memórias, etc... a não ser que você disponha de toda a estrutura dos laboratórios no conforto da sua casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, GGCL disse:

A pergunta foi sobre qual curso superior fazer, e não sobre qual pós graduação, curso complementar, certificado ou mestrado fazer.

Se quiser ver hardware em um curso de graduação, é Engenharia da Computação. Claro que há optativas nas grades de ambos os outros cursos mas nada que te certifique como um profissional da área, não adiantar formar em Ciência e colocar no seu currículo "Fiz optativa em Arquitetura de Processadores".

 

Pode. Assim como o amigo de cima falou, há cursos específicos que você pode fazer após a faculdade, mas nenhum tão completo quanto uma graduação em si. A engenharia faz o software e o hardware andarem de mãos dadas desde o começo do curso, te capacitando profissionalmente a criar sistemas embarcados inteiros, e não somente uma placa de rede avulsa ou um hardware específico. Há disciplinas separadas voltadas para cada componente de um computador, indo desde o processador e memórias a redes e outros periféricos. Consequentemente utiliza-se muito Cálculo e Física, sendo obrigatórias todas as disciplinas de cálculo e, dependendo da faculdade, apenas física moderna será optativa.

 

Mas em compensação, não se vê tanto software como quem faz ciência da computação, que acabam tendo um conhecimento superior como em computação gráfica, compiladores, inteligência artificial, otimização e projeto de programas, etc.

 

Mas independente de qual curso você escolher, espero que esteja certo do que quer, pois o índice de evasão, especialmente em Ciência e Engenharia, é muito alto, ambos os cursos são muito difíceis, dependendo também do nível de exigência da faculdade que você ingressar. Atualmente estou no Sétimo Período de Engenharia da Computação e dos inciais 44 alunos da minha sala no primeiro período, apenas 9 permaneceram no curso, e há uma média de apenas 4 a 5 formandos por semestre.

 

Já vou avisando que gostar da área não é o suficiente para obter sucesso, aprender a programar é apenas 1% do que ambos os cursos exigem. A não ser que você vá pra uma faculdade meia boca, ai fica mais fácil de formar, mas depois fica difícil de arrumar emprego.

 

Caso você queria um hardware específico, melhor seguir a ideia do amigo de cima e fazer um curso específico após a faculdade, ou um curso técnico.


Eu sei qual pergunta foi, só estou dando uma explicação melhor.

Cansado desses que marcam os três cursos como você marcou, até porque se ele parar apenas na graduação ele vai no máximo abrir uma loja pra instalar sistemas operacionais.

 

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, RuanCarlosCS disse:

@RDel então se eu cursar ciência da computação, eu posso focar em hardware depois de terminar?


Lógico que sim, foi como eu disse.

Você é novo, pesquise MUITO BEM a grade do curso que vai prestar vestibular. Não erre assim como eu errei, pois com sua idade chegando nos 25 você conseguiria uma graduação e duas pós tranquilamente e alguns certificados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RDel ok...obrigadão mesmo parceiro <3 

 

eu moro no acre, e aqui não possui engenharia da computação, somente em manaus. tecnicamente tem uma faculdade que possui, porém é um lixo: unopar.

 

então eu estava pensando em fazer um curso a distancia na "UNITER", pois como você falou " Curso de Engenharia a distância é muito ruim, é de extrema importância as aulas de laboratório, você encostar e programar as placas de verdade, você mexer com fontes, capacitores, resistores, placas de rede, processadores, memórias, etc... a não ser que você disponha de toda a estrutura dos laboratórios no conforto da sua casa. " porque eu tenho a capacidade de ir comprando os materiais necessários para o meu uso.

 

porém existe também a possibilidade de fazer " ciencia da computação " na UNINORTE junto com a minha irmã que esta cursando direito...

 

o que acha? o que eu deveria fazer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RuanCarlosCS disse:

@RDel ok...obrigadão mesmo parceiro <3 

 

eu moro no acre, e aqui não possui engenharia da computação, somente em manaus. tecnicamente tem uma faculdade que possui, porém é um lixo: unopar.

 

então eu estava pensando em fazer um curso a distancia na "UNITER", pois como você falou " Curso de Engenharia a distância é muito ruim, é de extrema importância as aulas de laboratório, você encostar e programar as placas de verdade, você mexer com fontes, capacitores, resistores, placas de rede, processadores, memórias, etc... a não ser que você disponha de toda a estrutura dos laboratórios no conforto da sua casa. " porque eu tenho a capacidade de ir comprando os materiais necessários para o meu uso.

 

porém existe também a possibilidade de fazer " ciencia da computação " na UNINORTE junto com a minha irmã que esta cursando direito...

 

o que acha? o que eu deveria fazer? 


Unopar é uma boa e não é lixo, mas pra quem já tem conhecimento, eu mesmo me formei por lá (apenas pra ter o diploma, pois o conhecimento da área que formei ja tinha). 

No seu caso que é um cara jovem, eu iria de presencial na UNINORTE de Ciências da Computação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Em 03/06/2017 às 22:44, GGCL disse:

A pergunta foi sobre qual curso superior fazer, e não sobre qual pós graduação, curso complementar, certificado ou mestrado fazer.

Se quiser ver hardware em um curso de graduação, é Engenharia da Computação. Claro que há optativas nas grades de ambos os outros cursos mas nada que te certifique como um profissional da área, não adiantar formar em Ciência e colocar no seu currículo "Fiz optativa em Arquitetura de Processadores".

 

Pode. Assim como o amigo de cima falou, há cursos específicos que você pode fazer após a faculdade, mas nenhum tão completo quanto uma graduação em si. A engenharia faz o software e o hardware andarem de mãos dadas desde o começo do curso, te capacitando profissionalmente a criar sistemas embarcados inteiros, e não somente uma placa de rede avulsa ou um hardware específico. Há disciplinas separadas voltadas para cada componente de um computador, indo desde o processador e memórias a redes e outros periféricos. Consequentemente utiliza-se muito Cálculo e Física, sendo obrigatórias todas as disciplinas de cálculo e, dependendo da faculdade, apenas física moderna será optativa.

 

Mas em compensação, não se vê tanto software como quem faz ciência da computação, que acabam tendo um conhecimento superior como em computação gráfica, compiladores, inteligência artificial, otimização e projeto de programas, etc.

 

Mas independente de qual curso você escolher, espero que esteja certo do que quer, pois o índice de evasão, especialmente em Ciência e Engenharia, é muito alto, ambos os cursos são muito difíceis, dependendo também do nível de exigência da faculdade que você ingressar. Atualmente estou no Sétimo Período de Engenharia da Computação e dos inciais 44 alunos da minha sala no primeiro período, apenas 9 permaneceram no curso, e há uma média de apenas 4 a 5 formandos por semestre.

 

Já vou avisando que gostar da área não é o suficiente para obter sucesso, aprender a programar é apenas 1% do que ambos os cursos exigem. A não ser que você vá pra uma faculdade meia boca, ai fica mais fácil de formar, mas depois fica difícil de arrumar emprego.

 

Caso você queria um hardware específico, melhor seguir a ideia do amigo de cima e fazer um curso específico após a faculdade, ou um curso técnico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá :D

Glr, vllw por tudo ai.

atualmente estou cursando Engenharia Elétrica, nos 45 do segundo tempo eu troquei sistemas por engenharia porque decidi que não seria uma boa começar a ter foco em programação, mas mesmo assim estou tendo aulas de programação no curso e estou gostando bastante.
 

na universidade que estou estudando o curso tem foco em Eletrônica, alem de telecomunicação e automação. então estou bem confortável.

já estou no 3 semestre, e com bastante dor de cabeça não tenho nenhuma matéria pendente, e daqui pra frente começa a aparecer aquelas matérias praticas que faz a gente realmente saber que está no lugar certo!

mas uma vez obrigado por quem tirou um pouco de tempo pra me tirar umas dúvidas!
'-'

 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!