Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diagramas UML fazer 4 diagramas a partir de um enunciado


Posts recomendados

Sei que diagramas UML está relacionado/ligado com (a) base de dados e é assim tenho um enunciado e a partir dele tenho que criar um diagrama de casos de uso, diagrama de classes, diagrama de actividades, diagrama de sequência.  (peço desculpas a moderação se isto não tiver nada a ver com o assunto de banco de dados).

 

O de casos de uso e de classes já consegui fazer algo (mas acho que estão incompletos) mas os outros 2 não sei por onde começar.

 

O enunciado é este


Os animais do Jardim Zoológico são identificados por um número interno, e têm um nome, origem, data de nascimento, peso, dimensão e espécie (réptil, mamífero, ...).

 

O nome do animal é atribuído pelo tratador no momento de chegada. Cada animal está sob o cuidado de uma equipa de dois a quatro tratadores, que possuem um horário de trabalho. Diariamente os tratadores cuidam dos animais, sendo que no final do dia deverá ser realizada uma ficha de tratamento da qual deverá constar, data, diagnóstico (saudável, estado-alerta ou doente) e observações pertinentes a registar.


Tendo em conta que o tratamento dos animais é uma tarefa diária, os veterinários possuem um sistema periódico para consultarem os respetivos “pacientes”. Contudo em situações declaradas de cuidado, poderão ter que intervir com a realização de visitas não declaradas.

 

As denominadas situações de cuidado são declaradas no final do dia (às 20h00), quando o sistema elabora um relatório a ser entregue ao veterinário com a evolução clínica dos animais. No caso de haver alteração clínica de um animal deverá ser enviada uma carta às entidades que os apadrinham. Quer o tratador como o veterinário devem disponibilizar o seu nome, morada e telefone para serem contactados em situação de emergência. Contudo sobre o veterinário é importante saber a data de início de atividade.

 

O veterinário é responsável pela elaboração da Ficha Clínica do animal sempre que o visitar, onde mencionará a data, observações gerais e tipo de intervenção (rotina, preventiva, tratamento). Relativamente à intervenção preventiva importa registar a vacina que foi ministrada, em relação à de tratamento é importante registar o diagnóstico, bem como os medicamentos receitados e respetiva forma de os ministrar em termos de quantidade e periodicidade (1 vez/dia, 2 vezes/dia, 3 vezes/dia, ...). Os medicamentos são identificados por um código, e laboratório que os produziu. O conjunto das fichas clinicas de um animal constituem o respetivo Boletim de Saúde, identificado por um número interno. Um animal possui um único Boletim de Saúde que retrata a respetiva evolução clínica.

Uma entidade pode ser “Amiga” de vários animais. Apesar de na prática não ser possível conseguir financeiramente a exclusividade da “amizade”, uma entidade pode
ser “Amiga Exclusiva” ou simplesmente “Amiga” relativamente ao animal que apadrinha.
Os Amigos dos Animais são caracterizados por um número de identificação fiscal (NIF) e nome, devendo ser registado o montante da contribuição.


Os registos no sistema, quer de pessoas quer de outros elementos (entidades amigas, medicamentos,…) estão a cargo do administrador do sistema.
Todas as operações com o sistema carecem de autenticação prévia.

Diagrama de casos de uso.

 

593450a04fd3d_jardim_zoologico_usoUseCasediagram.thumb.jpg.2e25c85197fb31c7a00e6ef7f1397da8.jpg

 

Diagrama de Classes

5934509ec9aee_jardim_zoolgico_classeClassdiagram.thumb.jpg.ce4bcbbac233b8778fc520318321ba9a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!