Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid 1entre SSD e HD


Posts recomendados

Bom dia

 

Alguem saberia dizer se, em uma situação de raid 1 para backup de um ssd, o sdd perde desempenho pelo fato de estar em raid 1 com um hd?

 

Exemplo

Vamos supor que use um M2 EVO desses novos que são bem rapidos para instalação de windows e jogos para ganhar desempenho, mas para ter uma segurança, fazer um raid 1 desse ssd com um hd normal para manter os dados... haveria perda de desempenho por causa do raid?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim... valerá a velocidade menor. 

 

Se você tiver 2 SSD de velocidades diferentes, valerá o do menor. 

 

Mas, mesmo assim, será um pouco maior... Confuso?!?! kkk vamos lá...

 

imagine que você use então esse seu array, então o hd mecânico leve 5 segundos para gravar uma ISO de 4Gb, e o SSD leve 2... então o mecanico vai "ler esse dado", repassar para o SSD, e o ssd vai gravar em 2 segundos. Então o hd mecânico vai "esperar" 2 segundos, para gravar... 

 

Se fosse dois mecânicos. o primeiro leria o dado em 4, repassa para o outro... o outro grava em 4... e o primeiro fica esperando. Temos? 8 segundos...

 

Então sim: ficará mais lento, determinado pela velocidade do menor. Contudo, ficará, por óbvio, mais rápido que 2 mecânicos. 

 

Tente deixar, nesse caso, o SSD em espelhamento, e o mecânico como principal. Daí tu tens a garantia que, apesar de ficar lento, os dados estarão gravados, plenamente, no SSD 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, haveria! 1º porque o RAID1, por si só já é mais lento que um disco sozinho. 2º, porque o SSD vai acompanhar a velocidade do SATA do HD. Isso sem contar, que: é possível RAID com NVMe? Digo, a controladora é a mesma, a placa-mãe suporta?

 

Num seria melhor esse SSD para sistema, jogos (dependendo do tamanho) e 2 HDs em RAID 1 p/ backup?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, muito obrigado pelas respostas! =D

É que não entendo nada de Raid, pensei que nesse caso de raid 1, ele funcionaria em segundo plano como um back (imaginava um dropbox)

E sim, ja imagino montar uma maquina com um m2 como sistema e 2 hds comum em raid1 para dados...

Mas dependendo da resposta do pessoal aqui, ia acrescentar mais 1 hr ou (pegar um hd antigo) e colocar em raid1 no m2 (se fosse possível e não perdesse desempenho), ja que meu hd atual ficaria sobrando...

Agora, esquecendo essa opção de raid (que não serve para o que eu quero)

 

Existe alguma coisa que não perca desempenho e funcionaria como se fosse um dropbox? alguma forma de backup em segundo plano em tempo real?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AlissonCP  Raid 1 é espelhamento... O que tem num hd, terá no outro... se um falhar, o outro mantém...

 

Raid 0 é divisão.... e metade de nada, é nada. Então, você terá uma velocidade grande, mas se um dos hds se for, tchau pra tudo.... então não é recomendável para dados críticos.

 

Raid 5 é uma evolução do raid 0. Ele tem um "checksum", que é uma soma, derivada dos dados... se os dados estiverem corretos, o checksum fechará, assim os dados estarão com uma integridade maior...

 

Raid 10 é a combinação de 1+0. Geralmente o Raid0 é usado para o sistema operacional e o raid 1 para os dados críticos.

 

E o JBOD (just a bunch of disk) a placa raid lê tudo aquilo como um hd só... é mais um menos você ter uma sapateira de 10 gavetas... "você tem uma sapateira"... vou guardar o dado na sapateira... mas pode ser na gaveta 1, na 2, um pouco nas duas... etc. JBOD será um disco só de X tamanho, e a placa que vai colocar isso em um, dois, ou mais discos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlissonCP , sobre isso daqui: 

 

45 minutos atrás, AlissonCP disse:

Existe alguma coisa que não perca desempenho e funcionaria como se fosse um dropbox? alguma forma de backup em segundo plano em tempo real?

 

Sugiro o seguinte, se você confiar: Mega Upload´s. São 50Gb´s no Plano Free, e você pode escolher diversas pastas para Upload, diferentemente do Dropbox, que fica normalmente em C:\Users\SEU_NOME\Dropbox.

 

Eu fiz, apesar de ainda estar com receio, mas, ta rodando, e fica assim:

 

No PC, chamaremos "01":

59395bb28997a_PrtScrcapture.jpg.7e216f762f1b3f26e42b71635b0d6145.jpg

 

Na web:

59395bf7bdab0_MEGA-GoogleChrome.jpg.1323ad405c65d9ccabeb38060180a33a.jpg

 

No Note "02":

MEGA.jpg.4a835b32ae00658afd5c42bf644b4c46.jpg

 

Se é 100% confiável, não sei, mas depois de perder 2Tb de arquivos, fotos desde 2002, vou arriscar dessa forma. Se o doido do Kim Dotcom ferrar tudo de novo, pelo menos eu tenho copia em 2 PC´s diferentes, alem de fazer backup num HD Externo que agora vai ficar só pra isso.

 

Era isso que você precisava/queria?

 

Abraço!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por nuvem eu tenho e gosto muito do Dropbox, uso para pequenos arquivos.

 

A ideia era ter algo que fizesse um espelho do HD com sistema em um outro HD em segundo plano sem consumir muito desempenho da maquina.

 

Tipo um Dropbox, mas a ideia é fugir da nuvem para não usar a internet! Terei que dar uma pesquisada em programas de backup, algo como o timecapsule da apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@AlissonCP  o raid fará isso o tempo inteiro. Então entre um mecanico e um SSD tu terás um desempenho total, geral, baixo... Tu não observarás, claro, intervalos de lentidão... mas no geral será lento, porque a placa raid fará na menor velocidade.

 

Por isso eu sugeriria tu pores o SSD como espelhamento... agora se tu vais usar em dados críticos, eu ainda não confio em SSD.

 

Ou, ainda, eu usaria a configuração raid10... deixando espelhamento para os arquivos, e raid 0 para o sistema operacional.

 

Ainda: talvez tu não sabes  mas no windows tu pode setar o teu usuário a salvar em outra partição...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Diego Secco disse:

Bom dia @AlissonCP !

 

Recebi isso aqui por email, e na hora lembrei no que você queria, ou pelo menos parecido: https://sharewareonsale.com/s/folderclone-giveaway-coupon-sale

 

Já baixei diversos programas desses site ai, me inscrevi por email.

 

Abraço!

 

Vou dar uma olhada com calma depois, valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!