Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador desligando sozinho, mesmo depois de formatar e trocar placa de vídeo


Posts recomendados

Pessoal, tudo bem?

 

Desde Abril meu computador vinha desligando sozinho,  aleatoriamente. As vezes acontecia jogando algum jogo, depois acontecia só usando o Chrome, as vezes com ninguém mexendo, etc. Depois de um tempo, ele passou a desligar instantaneamente caso eu abrisse qualquer jogo, logo nos 2 ou 3 primeiros segundos de jogo, por mais leve ou pesado que fosse. Instalei programas para monitorar as temperaturas, mas as peças nunca passaram de 70 graus Celsius (Processador da AMD), e as reinicializações aconteciam mesmo com temperaturas super baixas, como 40 graus.

 

Dado isso, pensei que o problema poderia vir de 3 coisas: Software, Fonte ou Placa de Vídeo. Levei o computador para um técnico, e ele confirmou que a placa de vídeo estava com problema, pois ele testou com outra e os jogos funcionavam tranquilamente. Além disso, ele também abriu a fonte e confirmou que não havia nada queimado, então teoricamente ela deve estar funcionando 100%.

 

Como fui viajar pros EUA, aproveitei e comprei uma GTX 1060 6GB da EVGA por lá e um Windows 10, para eliminar o problema de vez.

 

Acontece que acabei de formatar o computador, instalei a placa e estou com tudo novo, mas o maldito computador reiniciou novamente, e dessa vez não tenho nem jogo instalado para dizer que foi software ou algo do tipo. Basicamente estava usando o Microsoft Edge para baixar os programas principais, como antivirus e etc, e ele simplesmente desligou novamente.

 

Vocês tem alguma ideia do que pode estar acontecendo? Até onde sei só restam 3 possíveis peças para causar o problema: placa-mãe, Processador ou Memória RAM. Certo?

 

Entretanto, se fosse memória RAM acho que o computador mostraria uma tela azul logo depois de desligar, mas o computador simplesmente reinicia, como se a luz tivesse caído. Nenhum aviso aparece ou nada. 

 

Meu setup atual é o seguinte: 

placa-mãe: Gigabyte GA-78LMT-USB3

Processador: AMD FX 8350 (octa core)

Memória: 1x HyperX Kingston 8GB DDR3 1600Mhz

Placa de Vídeo: EVGA GeForce GTX 1060 6GB SSC 6GB GDDR5

Fonte: Zalman ZM700-GLX (700W)

 

Desculpem o textão, e muito obrigado desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. Os processadores da AMD a temperatura de 70 graus é mais do que ele pode suportar.. a recomendação é de no máximo 62 e se você ta com 70 graus em Idle isso é um problema

 

Sobre a RAM, ela pode causar sim a reinicialização em qualquer momento..inclusive sem mostrar a tela azul..

 

Leve em conta que pode também ser um driver problemático.. ou ate mesmo um problema na HD causando isso.

 

No mais, quando reiniciar, olhe no visualizador de eventos, se tem alguma entrada que possa indicar onde esta o problema... 

 

E tente rodar um teste de memoria.. por desencargo de consciência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes acabei de olhar o visualizador de eventos, e tive um problema crítico, chamado Kernel Power.

 

Pelo que pesquisei parece ser problema de fonte, mas to achando bem esquisito, pois o técnico chegou a abrir minha fonte e não havia nada queimado.

 

Sobre o MsChed, não consegui achar a ferramenta, parece que meu windows não tem ou algo. Vou dar uma pesquisada em algum programa que possa fazer a mesma coisa.

 

Não sei se isso adianta, mas o log do problema é esse:

 

Kernel Power 

O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.

 

O log é esse:

 

Nome do Log:   System
Fonte:         Microsoft-Windows-Kernel-Power
Data:          12/06/2017 01:58:56
Identificação do Evento:41
Categoria da Tarefa:(63)
Nível:         Nível Crítico
Palavras-chave:(70368744177664),(2)
Usuário:       SYSTEM
Computador:    DESKTOP-RMLQTTA
Descrição:
O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente.
XML de Evento:
<Event xmlns="http://schemas.microsoft.com/win/2004/08/events/event">
  <System>
    <Provider Name="Microsoft-Windows-Kernel-Power" Guid="{331C3B3A-2005-44C2-AC5E-77220C37D6B4}" />
    <EventID>41</EventID>
    <Version>5</Version>
    <Level>1</Level>
    <Task>63</Task>
    <Opcode>0</Opcode>
    <Keywords>0x8000400000000002</Keywords>
    <TimeCreated SystemTime="2017-06-12T04:58:56.004529800Z" />
    <EventRecordID>606</EventRecordID>
    <Correlation />
    <Execution ProcessID="4" ThreadID="8" />
    <Channel>System</Channel>
    <Computer>DESKTOP-RMLQTTA</Computer>
    <Security UserID="S-1-5-18" />
  </System>
  <EventData>
    <Data Name="BugcheckCode">0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter1">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter2">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter3">0x0</Data>
    <Data Name="BugcheckParameter4">0x0</Data>
    <Data Name="SleepInProgress">0</Data>
    <Data Name="PowerButtonTimestamp">0</Data>
    <Data Name="BootAppStatus">0</Data>
    <Data Name="Checkpoint">0</Data>
    <Data Name="ConnectedStandbyInProgress">false</Data>
    <Data Name="SystemSleepTransitionsToOn">0</Data>
    <Data Name="CsEntryScenarioInstanceId">0</Data>
    <Data Name="BugcheckInfoFromEFI">true</Data>
  </EventData>
</Event>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A explicação da MS para o erro: https://support.microsoft.com/pt-br/help/2028504/windows-kernel-event-id-41-error-the-system-has-rebooted-without-cleanly-shutting-down-first-in-windows-8.1,-windows-8,-windows-server-2012-r2,-windows-server-2012,-windows-7,-or-windows-server-2008-r2

 

Pode ser um problema relacionado a energia.. sua fonte é boa, mas não é imune a problemas né?

 

Sobre o teste de memoria, tem outras ferramentas.. uma se não me engando se chama memtest+, acho que uma busca no google pode te ajudar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!