Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ARABESNIPER

Tenho 2 HD`s um SO em cada, mas quando tiro 1 HD nao consigo iniciar o PC

Recommended Posts

ARABESNIPER    0

Instalei dois sistemas operacionais idênticos em cada um (Windows 10). E o pior que o HD que não pode sair é emprestado do vizinho, que me cedeu para eu fazer um backup (pois o meu HD de 1T estava muito bagunçado com muitas partições e conflitos). Agora que formatei o meu completamente (tendo o dele inserido na maquina) estou preso à esse problema. 

Não gosto da ideia de refazer a formatação. 

Obrigado à todos. 

*Chp H61 Processador 3570K, 8G

Editado por NascarBR

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque a imagem do Gerenciamento de Disco, é preciso saber se os discos estão no formato MBR ou GPT.

O que deve ter acontecido é que quando voce instalou o sistema no seu disco a instalação aproveitou a partição de boot do outro disco. No formato MBR esta partição tem o parâmetro Ativo, ou seja, ela é a responsável pelo boot.

Se os formatos forem MBR, voce pode tornar a sua partição C a responsável pelo boot, mas isso poderá tirar o parâmetro Ativo da partição do outro disco, terá que verificar isso depois.

Para tornar a sua partição C a responsável pelo boot:
Abra o Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição C e torne-a Ativa.
Abra o Prompt de Comando como Administrador e digite:
bcdboot c:\windows /s c:

Desligue o computador e retire o disco emprestado e inicie o computador.

Mas se o formato for GPT os procedimentos são outros.

Editado por Fernando Apratto
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
ARABESNIPER    0
  • Autor do tópico
  • estão em GPT. Fiquei inseguro em fazer a alteração com o AOMEI Partition Assistant Technician Edition 6.3, não tenho conhecimento se oferece risco aos arquivos. 

adicionado 4 minutos depois
    4 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Coloque a imagem do Gerenciamento de Disco, é preciso saber se os discos estão no formato MBR ou GPT.

..............................

Mas se o formato for GPT os procedimentos são outros.

estão em GPT. Fiquei inseguro em fazer a alteração com o AOMEI Partition Assistant Technician Edition 6.3, não tenho conhecimento se oferece risco aos arquivos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Se estão em GPT a partição responsável pelo boot é a EFI, coloque a imagem do Gerenciamento de Disco para o pessoal do fórum ver como estão as partições nos dois discos.

Manipular partições sempre envolve riscos, por isso é importante fazer backup de seus arquivos pessoais.

Compartilhar este post

Link para o post
    ARABESNIPER    0
  • Autor do tópico
  • Em 28/06/2017 às 03:05, Fernando Apratto disse:

Se estão em GPT a partição responsável pelo boot é a EFI, coloque a imagem do Gerenciamento de Disco para o pessoal do fórum ver como estão as partições nos dois discos.........

CH2.jpg

CH1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Na imagem do AOMEI podemos confirmar que realmente as partições responsáveis pelo boot (no formato GPT) estão somente no disco de 465GB (disco 0 no Windows e disco 1 no AOMEI).
    São as seguintes:
    - Partição de Sistema EFI (100MB), formatada em FAT32
    - Partição MSR-Reservada (16MB), sem formatação e oculta, deveria ter 128MB.

Abaixo um exemplo de particionamento no formato GPT:

GPT.JPG

Fonte: Particionamento Padrão UEFI/GPT

Já que voce tem o backup de seus arquivos no disco menor o recomendável é reinstalar o sistema no disco maior, mas somente com ele conectado ao computador. E durante a instalação exclua todas as partições e Avance, não crie nenhuma partição, o Windows irá criar as partições necessárias. Depois de instalado voce poderá através do Gerenciamento de Disco diminuir a partição C e criar as outras no Espaço Não Alocado.

Se não quiser fazer a reinstalação do sistema poderá tentar copiar estas duas partições do disco menor para o disco maior, mas isto seria uma tentativa e não tem garantia que funcione:

Primeira coisa a fazer: Deletar a Partição de Recuperação (829MB) do disco maior, ela não serve para nada e vamos usar o espaço que ela está ocupando.

Tentativa com o AOMEI, se ele conseguir, pois são partições de sistema e talvez não tenha permissão com o Windows ativo:
    - Copie primeiro a partição EFI (100MB) para o espaço que ficou após deletar a Partição de Recuperação (829MB)
    - Após copie a partição MSR (16MB) para o espaço que ficou após deletar a Partição de Recuperação (829MB)

Se não conseguir com o AOMEI então terá que usar o CD Live do particionador Gparted, faça download da imagem ISO, grave em um CD/USB e inicie o computador pelo CD/USB, aguarde que o particionador irá abrir automaticamente. Com ele voce poderá fazer as operações acima com certeza.

Editado por Fernando Apratto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais