Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho 2 HD`s um SO em cada, mas quando tiro 1 HD nao consigo iniciar o PC


Posts recomendados

Instalei dois sistemas operacionais idênticos em cada um (Windows 10). E o pior que o HD que não pode sair é emprestado do vizinho, que me cedeu para eu fazer um backup (pois o meu HD de 1T estava muito bagunçado com muitas partições e conflitos). Agora que formatei o meu completamente (tendo o dele inserido na maquina) estou preso à esse problema. 

Não gosto da ideia de refazer a formatação. 

Obrigado à todos. 

 

*Chp H61 Processador 3570K, 8G

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloque a imagem do Gerenciamento de Disco, é preciso saber se os discos estão no formato MBR ou GPT.


O que deve ter acontecido é que quando voce instalou o sistema no seu disco a instalação aproveitou a partição de boot do outro disco. No formato MBR esta partição tem o parâmetro Ativo, ou seja, ela é a responsável pelo boot.


Se os formatos forem MBR, voce pode tornar a sua partição C a responsável pelo boot, mas isso poderá tirar o parâmetro Ativo da partição do outro disco, terá que verificar isso depois.

 

Para tornar a sua partição C a responsável pelo boot:
Abra o Gerenciamento de Disco, clique com o botão direito na partição C e torne-a Ativa.
Abra o Prompt de Comando como Administrador e digite:
bcdboot c:\windows /s c:

Desligue o computador e retire o disco emprestado e inicie o computador.

 

Mas se o formato for GPT os procedimentos são outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estão em GPT. Fiquei inseguro em fazer a alteração com o AOMEI Partition Assistant Technician Edition 6.3, não tenho conhecimento se oferece risco aos arquivos. 

 

adicionado 4 minutos depois
4 horas atrás, Fernando Apratto disse:

Coloque a imagem do Gerenciamento de Disco, é preciso saber se os discos estão no formato MBR ou GPT.

..............................

Mas se o formato for GPT os procedimentos são outros.

estão em GPT. Fiquei inseguro em fazer a alteração com o AOMEI Partition Assistant Technician Edition 6.3, não tenho conhecimento se oferece risco aos arquivos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se estão em GPT a partição responsável pelo boot é a EFI, coloque a imagem do Gerenciamento de Disco para o pessoal do fórum ver como estão as partições nos dois discos.

Manipular partições sempre envolve riscos, por isso é importante fazer backup de seus arquivos pessoais.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na imagem do AOMEI podemos confirmar que realmente as partições responsáveis pelo boot (no formato GPT) estão somente no disco de 465GB (disco 0 no Windows e disco 1 no AOMEI).
São as seguintes:
- Partição de Sistema EFI (100MB), formatada em FAT32
- Partição MSR-Reservada (16MB), sem formatação e oculta, deveria ter 128MB.

Abaixo um exemplo de particionamento no formato GPT:

 

GPT.JPG

Fonte: Particionamento Padrão UEFI/GPT

 

Já que voce tem o backup de seus arquivos no disco menor o recomendável é reinstalar o sistema no disco maior, mas somente com ele conectado ao computador. E durante a instalação exclua todas as partições e Avance, não crie nenhuma partição, o Windows irá criar as partições necessárias. Depois de instalado voce poderá através do Gerenciamento de Disco diminuir a partição C e criar as outras no Espaço Não Alocado.

 

Se não quiser fazer a reinstalação do sistema poderá tentar copiar estas duas partições do disco menor para o disco maior, mas isto seria uma tentativa e não tem garantia que funcione:

Primeira coisa a fazer: Deletar a Partição de Recuperação (829MB) do disco maior, ela não serve para nada e vamos usar o espaço que ela está ocupando.


Tentativa com o AOMEI, se ele conseguir, pois são partições de sistema e talvez não tenha permissão com o Windows ativo:
- Copie primeiro a partição EFI (100MB) para o espaço que ficou após deletar a Partição de Recuperação (829MB)
- Após copie a partição MSR (16MB) para o espaço que ficou após deletar a Partição de Recuperação (829MB)

 

Se não conseguir com o AOMEI então terá que usar o CD Live do particionador Gparted, faça download da imagem ISO, grave em um CD/USB e inicie o computador pelo CD/USB, aguarde que o particionador irá abrir automaticamente. Com ele voce poderá fazer as operações acima com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!