Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando reparar computador desligando sozinho, cada hora fica pior.


Posts recomendados

A historia e um pouco longa e estou sem acentos nesse notebook, mas por favor peço que alguem leia por completo porque preciso de ajuda.

 

A uns meses atras, uma placa de video pifou - queimou mesmo, visivelmente - em um desktop que montei em 2010+-.

 

Foi trocada por outra placa de video similar, usada, mas supostamente em ordem.

 

O computador começou a travar e/ou desligar sozinho, e foi ficando mais frequente conforme o tempo passava.

Acontecia um dos seguintes comportamentos:

  • Computador congela e nada acontece. Se reiniciado a força, ele boota na BIOS acusando de super aquecimento do processador. Se forçar ele a continuar mesmo assim, ele liga normalmente e a temperatura da CPU volta ao normal (45 a 50 graus). ( https://imgur.com/a/MbopL )
  • Computador reinicia na sua cara como se nada tivesse acontecido, no maximo pergunta se deve iniciar windows normalmente.
  • Computador reinicia na sua cara, liga com a seguinte mensagem de erro: ( https://imgur.com/a/wH7Pv )
  • Computador reinicia na sua cara, liga com aviso "unable to start" e pede pra fazer recovery. Ignorando isso e reiniciando ele liga normal (duas fotos https://imgur.com/a/wH7Pv )

 

Foi trocada a pasta termica.

 

Nada mudou. Como ele tinha pedido para fazer recuperacao, resolvi formatar o windows por completo e colocar uma instalação limpa do W7 64bits.

 

Primeira coisa estranha, ao bootar o CD do windows, ele parou de reconhecer qualquer coisa USB (mouse e teclado). Tive que conectar um teclado Ps2 e seguir com ele.

Segue a fomataçao, a luz acaba, tudo corrompido no HD.

 

Recomeça formataçao.

 

Computador formatado completo, liga sem absolutamente nenhum driver. Tive que instalar via CD so com o teclado porque nem as portas USB estavam funcionando (a nao ser na bios. Na bios o teclado e mouse USB funcionaram. Sem contar que os drives eram so pra USB 3.0 mas de alguma forma ativou o USB comum tambem).

 

Computador formatado, e com drivers, e volta a desligar sozinho e dar os mesmos erros de antes. E mais um problema surgiu:

 

  • Aleatoriamente todos os perifericos "desligam" (caixa de som, mouse usb, teclado usb, leitor de cd... todos que estavam ligados direto na placa-mãe), como se tivessem sido desconectados por completo, exceto monitor e teclado PS/2. Nao sobra nem nenhum LED indicando força. Unico jeito de funcionarem de novo e reiniciando tudo.

 

Se eu so ligar na BIOS parece que isso nao acontece, mas nao deixei tanto tempo ligado na BIOS assim.... Se fossem so as saidas USB da placa, eu poderia culpar a placa-mãe de estar com algum defeito... Mas a entrada de energia no leitor de DVD e direto na fonte, e ele tambem desliga como se puxado da tomada.

 

Com o windows formatado do 0, descarto a ideia de que seja software.

Seria problema no HD ao acessar os programas?

Seria a fonte dando problemas de energia, sendo a culpada tambem de ter queimado a placa de video antiga?

Seria a placa-mãe morrendo?

Seria bobeira na BIOS?

Seria problema na RAM (codigo da tela azul acusa RAM ou software)

Seria o processador que ate agora fingiu que era a unica peça em ordem?

 

Precisava arrumar este pc, de preferência trocando o minimo de peças possiveis.

Seguem os specs:

 

Windows 7 ultimate 64-bit

MOBO asus m5a97 EVO (AM3r2)

CPU AMD Phenom II X6 1100T

RAM 8gb ddr3 kingston naolembroqualmodelo, 2 pentes de 4

Placa de Video 2gb NVIDIA gefoce gt 440 - Zotac

HD seagate ST3100052AS 1tb

Fonte Seventeam 550w St 550 Pnl

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Carol.

O ideal é você trocar 1 peça de cada vez e testar.

Eu começaria pela fonte.

Já tentou entrar com cd do Hiren´s? Ele vai carregar um XP básico e tem alguns programas pra você testar o hardware todo... RAM, HD, etc.

É um trabalho de paciência, mas é o melhor jeito de descobrir o que está havendo, não adianta tentar adivinhar.

Troca uma peça... testa. Troca outra peça... testa.

É muito problema para um simples PC.

Qualquer novidade estamos aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Molina Vou procurar esse Hiren's. Obrigada

 

@Michel0595 Eu fiz uma nova operação no PC, troquei a pasta termica novamente por outra (parecia ter ficado mal aplicada), movi os pentes de RAM para outros slots e troquei todos os conectores da fonte que davam pelos que não estavam sendo usados. Não sabia dessa dos capacitores, vou abrir e olhar. A temperatura estava nos 40 graus com pico acima de 90, e o computador desligava. Desde essa minha nova mexida ele fica na média dos 50 graus, mas pico máximo até agora foi 75 e nenhuma ameaça de desligar. Minimo de 35/40 em idle completo. Como o computador não tem nenhum cooler especial além do de fábrica, não me parecem temperaturas ruins.

 

Não julgo meu problema resolvido. Ele já me enganou antes ficando estavel por alguns dias antes de voltar a ficar besta. Vou conferir os capacitores e ver como segue.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!